A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnojovem 2016 - Gestão de Empreendimentos Solidários Dinâmica de grupo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnojovem 2016 - Gestão de Empreendimentos Solidários Dinâmica de grupo."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnojovem 2016 - Gestão de Empreendimentos Solidários Dinâmica de grupo

2 Etapas da dinâmica Formar os Grupos (5min) Formar grupos de até 5 pessoas Escolher o negócio (15min) Cada integrante do grupo pensa sozinho em uma proposta de negócio (2min) Cada integrante apresenta/defend e a sua proposta para o grupo (2 min) Votação/Escolha do negócio pelo grupo (3 min) Gerar uma oportunidade de negócio (15min) Gerar ideias de oportunidades de negócio (brainstorming) Agrupar Oportunidades de Negócio Priorizar Oportunidades de Negócio Criar Tela de Modelo de Negócio em papel (60min) Utilizar a oportunidade escolhida na etapa anterior. Segmento Cliente Selecionar as pessoas/organizaç ões para criação de valor Proposta de Valor Mapear as propostas em relação ao segmento cliente Canais Descrever os pontos de contato com cliente onde entregará valor Relacionamento Definir que tipo de relação você estabelece com clientes Fontes de receitas como e que mecanismo de preço o modelo captará receitas. Recursos Chave descrever a infraestrutura para criar, entregar e captar valor Atividades chave definir o que realmente precisa para poder ter bom desempenho Parceiros Chave levantar quem pode lhe ajudar a alavancar o seu modelo de negócio Estrutura de Custo baseado nos recursos chave, ter uma idéia dos custos

3 Negócio x Agrupamento (área) x Oportunidade Negócio de Alimentação Alimentação saudável Valorização da origem Customização Serviços sob medida Alimentação móvel Alimentação saudável Alimentos funcionais, orgânicos e sem modificações genéticas estão inclusos nesta área. Valorização da origem Mostrar onde o produto foi feito, com quais ingredientes e pessoas, e qual o impacto disso para a Região Customização A grande sacada da customização é tornar todos os desejos do consumidor possíveis. Ex. criar um bolo com formato de desenho animado, em três sabores. Serviços sob medida Tendência no exterior é customizar até mesmo os serviços. Ex: É possível organizar um evento no restaurante com um dos chefs do espaço, incluindo aula de culinária e um cardápio sob medida Alimentação móvel Atende o desejo de ter acesso a uma alimentação diferenciada sem ter que ir a um restaurante chique. Ex: food trucks, carrinho de cachorro-quente, etc.

4 Escolher Negócio Escolher Negócio - Pensar sozinho em uma proposta de negócio Cada integrante do grupo pensa em uma proposta, pode ser o negócio de um parente ou conhecido que está dando certo, ou qualquer outra coisa.

5 Gerar uma oportunidade de negócio - Gerar uma oportunidade de negócio - Gerar ideias de oportunidades de negócio Dividir a turma em grupos de 5 alunos. Entregar um bloco de Post It para cada grupo. Deixar o bloco de Post It livre sobre a mesa. Cada um retira a folha para escrever. O objetivo é quantidade, e não qualidade. Em silêncio, escrever oportunidades de negócio nos Post It e colar na parede. Ler os Post It’s já colados antes de escrever o seu. Não criticar.

6 Gerar uma oportunidade de negócio - Gerar uma oportunidade de negócio - Agrupar oportunidades de negócio Mudar a posição dos Post It’s de maneira a agrupar os parecidos. Escolher uma oportunidade de negócio para representar o agrupamento.

7 Gerar uma oportunidade de negócio - Gerar uma oportunidade de negócio - Priorizar Oportunidades de Negócio A eleição da oportunidade acontecerá em 2 turnos. O primeiro turno escolhe-se o agrupamento, no segundo turno escolhe-se a oportunidade dentro do agrupamento vencedor. Cada integrante do grupo tem direito a 2 votos em cada turno. É permitido votar mais de uma vez em uma mesma oportunidade ou grupo de oportunidades.


Carregar ppt "Tecnojovem 2016 - Gestão de Empreendimentos Solidários Dinâmica de grupo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google