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QFD: Desdobramento da Função Qualidade

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Apresentação em tema: "QFD: Desdobramento da Função Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 QFD: Desdobramento da Função Qualidade
Bruna Guelere e Jessica Gripa

2 INTRODUÇÃO O QFD teve início há mais de 20 anos no Japão com um sistema da qualidade voltado para a entrega de produtos e serviços que satisfaçam o cliente; QFD é mais que uma metodologia da qualidade baseada em matrizes, é uma importante ferramenta de planejamento, comunicação e documentação do desenvolvimento de novos produtos e melhoria dos já existentes, reduzindo custos; O QFD é um método específico de ouvir os clientes, descobrir o que eles querem para, em seguida, utilizar um sistema lógico para determinar a melhor forma de satisfaze-los;

3 PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES
ATRATIVA: conduzem a uma satisfação plena, porém, imperceptíveis se ausentes (não causa insatisfação); LINEAR: quanto mais presentes, maior o grau de satisfação e a ausência leva à insatisfação; OBRIGATÓRIA: requisitos com presença óbvia e a ausência provoca insatisfação;

4 PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES
INDIFERENTE: requisitos que, mesmo presente, resultam em indiferença; REVERSA: requisitos que, ao serem incorporados provocam insatisfação ao invés de satisfação; QUESTIONÁVEL: o cliente não é bem claro sobre a presença ou ausência do requisito;

5 PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES
Requisitos que devem ser incorporados - obrigatórios; Nível mínimo de desempenho; Requisitos que podem ser incorporados ao produto – diferencial; Requisitos que devem ser retirados do produto – insatisfação; Avaliação da pertinência –indiferença;

6 PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES

7 PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES

8 PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES

9 PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES

10 TIPOS DE QFD QFD das Quatro Fases; QFD Estendido;
QFD das Quatro Ênfases; A Matriz das Matrizes; Desdobramento da qualidade – QD Casa da Qualidade

11 QFD DAS QUATRO FASES Define uma sequência rígida de desdobramento da qualidade: Planejamento do produto; Componentes; Planejamento do Processo; Planejamento da produção;

12 QFD ESTENDIDO É uma evolução do anterior;
Propõe uma aplicação integrada do QFD ao processo de desenvolvimento de produtos; Suas matrizes representando o desdobramento de características de qualidade de sistemas, subsistemas, componentes e processos;

13 QFD ESTENDIDO

14 QFD DAS QUATRO ÊNFASES Foi adicionado ao conceito de qualidade total a necessidade de se considerar a qualidade durante o desenvolvimento de produtos. 1ª casa - A casa da qualidade: transformação dos requisitos do cliente em requisitos do produto. 2ª casa – Planejamento dos componentes: transformados em requisitos dos componentes. 3ª casa – Planejamento dos processos: transformados em requisitos dos parâmetros > requisitos dos padrões de operação. Garante-se que toda a especificação do produto esteja orientada às necessidades do cliente.

15 QFD DAS QUATRO ÊNFASES

16 DESDOBRAMENTO DA QUALIDADE (QD)
MATRIZ DAS MATRIZES Trata-se de uma extensão da versão anterior. Até então, todas as versões não possuíam o modelo conceitual e, por isso, não funcionavam. Mais flexível e pragmático. O modelo conceitual mostra qual a melhor correlação entre as matrizes, focando no que é essencial. DESDOBRAMENTO DA QUALIDADE (QD)

17 CASA DA QUALIDADE Objetivo: auxiliar no calculo do grau de importância de um requisito do cliente (qualidade exigida) a partir de: Análise da natureza do requisito segundo o grau de percepção do cliente (requisito óbvio, excitante etc.); Avaliação comparativa com os principais concorrentes (benchmarking); Fator que mede o impacto deste requisito na venda (argumento de venda).

18 CASA DA QUALIDADE

19 CASA DA QUALIDADE Aplicação: Cafézinho
1.  Requisitos do cliente: são as expectativas, necessidades e grau de importância de cada requisito, explicitados pelo cliente e obtidos através de pesquisas.

20 CASA DA QUALIDADE 2.  Requisitos do projeto: são as ações ou propriedades que agregam valor ao produto, sendo definidas pelos técnicos da organização que servem o cafezinho.

21 CASA DA QUALIDADE 3.  Relacionamento dos “o que” e “como”: verificar a intensidade do relacionamento dos “o que” e os “como”.

22 CASA DA QUALIDADE 4.  Relacionamento dos “como”: verificar a intensidade do relacionamento entre si dos “como”.

23 CASA DA QUALIDADE 5.  Benchmarking Externo: verificar o desempenho dos concorrentes na visão dos clientes.

24 CASA DA QUALIDADE 6.  Benchmarking Interno: verificar o desempenho dos concorrentes na visão dos técnicos da empresa.

25 CASA DA QUALIDADE 7.  Quantificação dos “como” – “quanto”: establecer as metas para cada “como”.

26 CASA DA QUALIDADE 8. Casa da Qualidade: final da análise.

27 CONCLUSÃO Com o uso das matrizes do QFD, características genéricas são traduzidas nas necessidades do cliente por meio de uma ordem prioritária e transcrevidas em requisitos do produto. Tem-se como resultado um processo de comunicação eficiente sobre o que o consumidor espera do produto e a todos os que afetam a qualidade do produto.

28 REFERÊNCIAS KANO, N. A Qualidade Atrativa e a Qualidade Obrigatória. Business Management Total, São Paulo, 1991. CHENG,L.C. et al. QFD - Planejamento da Qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995. qualidade-qfd/


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