A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti

2 Apresentação Curso Objetivos da disciplina (como vcs chegaram até aqui / trilhas futuras) Programa/Cronograma Método de Trabalho – Estudos de caso – Projeto da disciplina Critérios de Avaliação …

3 Programa da Disciplina O foco da disciplina é tratar as questões pertinentes ao conteúdo, formulação e implantação da Estratégia de Operações Estudos de casos Provinhas 2 Provas (sendo uma unificada) Método de avaliação Projeto da disciplina

4 Método de ensino Aula expositiva Estudos de casos Apresentação dos casos Apresentação breve dos principais tópicos ou questões referentes ao conteúdo da disciplina Resolução de estudos de casos em grupo Os alunos deverão apresentar os resultados dos casos

5 Referência bibliográfica principal do curso

6 O que é Estratégia de Operações? Filme – “Penny’s Blossoms” – O que aconteceu de errado? – O que vocês sugeririam para que o negócio de penny pudesse prosperar?

7 Estratégia de operações é uma das razões que explica o sucesso até surpreendemente duradouro.

8 Indo além do senso comum Estratégia de Negócio Estratégia de Operações Estratégia de Negócio Estratégia de Operações As operações permitem a efetiva implementação da estratégia de negócio

9 Determinar os objetivos gerais Planejar o caminho E que é estratégia? Abordagem tradicional de estratégia Problemas: objetivos do negócio nem sempre são claros; mercados são instáveis; e decisões são menos formais Enfatizar os objetivos de longo prazo Não se deixar levar pelas questões da rotina

10 Conceito de estratégia Decisões estratégicas são aquelas que estabelecem objetivos globais que direcionam uma empresa para o seu objetivo global, planejam o caminho (meios) que alcançará esses objetivos, dão ênfase aos objetivos de longo prazo e lidam com o quadro geral (não com atividades individuais). (SLACK; LEWIS, 2009) Por onde devo seguir?

11 Nos anos 80 e 90, os autores focaram em abordagens de negócio visando a obtenção de uma vantagem competitiva sustentável Michael Porter (planejamento estratégico) David Teece É possível alcançar e sutentar uma vantagem competitiva Ajuda a posicionar a firma no setor Mudar incrementalmente Abordagem tradicional Estratégia

12 A partir de meados da década de 90 até os dias de hoje, vários autores passaram a ressaltar a importância de se organizar para investir e desenvolver projetos de inovação mais radical. Gina O’Connor Visão mais atual Estratégia Clayton Christensen Rita MacGrath O dilema do inovador Abordagem do DNA Vantagem competitiva transitória Indepedente do setor, toda vantagem competitiva é transitória

13 Os três níveis da estratégia empresarial (Nível 3 – Estratégias Funcionais) Finanças RH Operações P&D Marketing Estratégia de Negócio Estratégia Corporativa Estratégias Funcionais Visão, Missão, Atributos e Valores Stakeholders

14 Processo de análise, formulação e implementação da estratégia empresarial ANÁLISE DO AMBIENTE Macro -Econômico -Político -Jurídico -Tecnológico -Social Setorial -Forças competitivas -Ciclo de vida -Fatores de sucesso AMBIENTE vs ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO -Stakeholders -Competências e recursos organizacionais - Possibilidades estratégicas Ameaças e oportunidades Pontos fortes e pontos fracos Missão Visão Atributos Valores Objetivos e metas da organização Estratégias da organização Estratégias funcionais Finanças Operações RH P&D Marketing FORMULAÇÃO ANÁLISE IMPLEMENTAÇÃO FEEDBACK APRENDIZAGEM Baseado em Porter (1980; 1985), Slack e Lewis (2009) e Wright, et al. (2000)

15 Estratégia de Operações Perspectiva Top -Down O que a empresa deseja que as operações façam Perspectiva Bottom-Up O que a experiência diária sugere que as operações devam fazer Perspectiva dos Recursos da Operação O que os recursos de operações podem fazer Perspectiva do Mercado O que o posicionamento do mercado requer O que é Estratégia de Operações?

16 Estratégia de Operações Perspectiva Top -Down O que a empresa deseja que as operações façam Perspectiva Bottom-Up O que a experiência diária sugere que as operações devam fazer Perspectiva dos Recursos da Operação O que os recursos de operações podem fazer Perspectiva do Mercado O que o posicionamento do mercado requer O que é Estratégia de Operações? Estratégia corporativa Experiência Operacional -Capacidade -Redes de Suprimentos -Tecnologia de Processo -DNP e Organização -Capacidade -Redes de Suprimentos -Tecnologia de Processo -DNP e Organização -- Qualidade -Velocidade -Confiabilidade -Flexibilidade -Custo -- Qualidade -Velocidade -Confiabilidade -Flexibilidade -Custo

17 Estratégia de Operações É a reconciliação estratégica de requisitos de mercado com recursos de operações Recursos tangíveis e intangíveis Competências Processos Áreas de Decisão Estratégica Necessidade s Clientes Objetivos de Desempenho Concorrência Posicionamen to mercadológic o -Capacidade -Rede Suprimentos -Tecnologia -Desenvolvimento Objetivos de Desempenho

18 Matriz de Estratégia de Operações Decisões Estratégicas de Operação – Capacidade, Rede, Tecnologia, Desenvolvimento e Organização Uso de Recursos Competitividade do mercado


Carregar ppt "O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google