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PublicouMalu Monteiro Almeida Alterado mais de 8 anos atrás
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A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO INFANTIL: UM ESTUDO NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Por Frederico Gadelha e Raimundo Fredson
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BREVE HISTÓRICO DOS CONSELHOS JUNTO A POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL 1. 1ª tentativa de criação, se deu em 1842 no estado da Bahia, onde foi proposta a criação do conselho geral de instrução publica. 2. Tendo em vista a necessidade de aproximação entre homens públicos e a sociedade tense várias tentativas de aproximação das decisões políticas publicas a população. 3.No Brasil, até a década de setenta, existiram mecanismos participatórios institucionalizados na área de educação e previdenciária. Os primeiros conselhos municipais de educação foram criados durante o Império no Brasil (WERLE, 1998)
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O ANALFABETISMO NO BRASIL 1. Segundo a Unesco, em 2014 o Brasil foi o 8 º colocado em relação ao analfabetismo entre adultos, cerca de 8,7% da população. 2. A constituição de 1988 diz em seu art. 6º que são direitos sociais a educação, a moradia, a saúde, a moradia o trabalho, dentre outros direitos. Obrigando o estado brasileiro a criar políticas públicas que venham contemplar a constituição. 3. Vários planos estratégias foram criados para combater a o analfabetismo no Brasil. Com em 1915 a Liga brasileira contra o analfabetismo, em 1934 plano nacional de educação, em 1950 campanha nacional de educação de adultos, em 1960 movimento brasileiro de alfabetização e por fim a lei de diretrizes básicas da educação.
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POLITICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE BRASILEIRA - A QUESTÃO DA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO NO BRASIL 1.Goldenberg afirma que em 1950 o Brasil somente 36,2% das crianças entre 7 e 14 anos tinham acesso a educação, com a evolução da do ensino e o aprimoramento e desenvolvimento chega-se a 1990 com 88% da população entre 7 e 14 anos com 88% delas alfabetizadas. 2. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, (Inep) é responsável por aplicar as avaliações que servem de base para o levantamento da qualidade da educação. 3. Saebe (Sistema de Avaliação da Educação Básica)
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POLITICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE BRASILEIRA - A QUESTÃO DA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO NO BRASIL 1. Saebe (Sistema de Avaliação da Educação Básica) http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc(2013)
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A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM 1. Por meio do Artigo 211 da Constituição Federal, Artigo 279 da Constituição do Estado do Pará e Lei Orgânica 211 do Município de Belém o Sistema próprio de Educação do Belém. Estabelecer procedimentos normativos necessários ao bom gerenciamento do Sistema próprio Municipal de Educação, principalmente relativos a planejamento, informação e avalição; Aprovar em primeira instância, o plano de Educação do Município elaborado pelo Poder Executivo, bem como a aplicação de recursos públicos destinados a manutenção de desenvolvimento da educação pública; Fiscalizar e supervisionar o cumprimento dos dispositivos legais em matéria de educação, em particular as aplicações financeiras orçamentárias nos mínimos previstos em lei; Ser a referência normativa básica dos Conselhos Escolares e analisar e decidir sobre pleitos deles originados; Estabelecer normas para a instalação e funcionamento de entidades e iniciativas educacionais, em qualquer nível e tipo, em área de jurisdição do Município de Belém, observando a legislação vigente; Acompanhar o levantamento anual da população escolar e fiscalizar o cumprimento do preceito constitucional de universalização quantitativa e qualitativa da educação.
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O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE BELÉM NO COMBATE AO ANALFABETISMO NO MUNICÍPIO 1. Regulamentar e normatizar o plano de ensino a ser implementado no município 2. Aplicação dos recursos que são disponibilizados pelo poder público. 3. Manutenção da rede de educação infantil no município de Belém.
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CONCLUSÃO Tendo em vista o que foi relatado pelas técnicas do Conselho Municipal de Educação pode-se perceber que a avaliação anual é uma maneira tardia de diagnóstico para a manutenção da qualidade do ensino, em uma etapa estratégica, que é alfabetização infantil, neste caso a erradicação do analfabetismo. Pois hoje se há jovens e adultos em níveis tão alarmantes em relação ao domínio da leitura e da escrita de qualidade, é necessário investir na educação básica, pois quanto mais crianças sejam alcançadas por escolas com um ensino de qualidade, menos adultos estarão fora no universo das letras. Defende-se também uma atuação mais participativa do Conselho Municipal de Educação junto às escolas que lhes cabe o monitoramento estudantil, não apenas esperar que índices sejam publicados para que mudanças em métodos e implementação de recursos sejam direcionados as escolas. É sabido pelo povo brasileiro das várias lutas pra conquistar, os tão sonhados direitos sociais que hoje colocam o Brasil como um marco da democracia. Acima de tudo, é necessário que esses direitos sejam valorizados e também busquem valorizar e inserir todos aqueles que estão às margens da sociedade. Os conselhos de forma geral vêm com esse propósito de democratizar, aproximar e conscientizar a população, como peça fundamental desse enredo. É de suma importância que o cidadão seja esse elo que constrói e tenho esse compromisso. Mais, além disso, os conselheiros precisam estar focados em exercerem os cargos com seriedade, pois precisam estar dispostos a passarem por cima de seus interesses particulares.
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