A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO RURAL ● AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico (10.000 a 4.000 a.C.); ● Primeiras comunidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO RURAL ● AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico (10.000 a 4.000 a.C.); ● Primeiras comunidades."— Transcrição da apresentação:

1 Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson

2 ESPAÇO RURAL ● AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico (10.000 a 4.000 a.C.); ● Primeiras comunidades se desenvolvem perto de rios (Egito, Mesopotâmia, Ganges, Indo e Yang-tsé- Kiang); ● Criação de excedentes incentiva o comércio; ● Crescimento populacional e queda de fertilidade do solo no continente europeu incentiva a rotação de culturas, associação com pecuária – Primeira revolução agrícola (XV a XIX).

3

4 ESPAÇO RURAL ● Na Segunda Revolução Industrial, (a partir de 1890 até 1950) uma série de descobertas científicas e tecnólogicas, tais como fertilizantes químicos, melhoramento genético, máquinas, equipamentos e motores a explosão incentiva a especialização agrícola e pecuária

5 ESPAÇO RURAL ● Após a Segunda Guerra Mundial, em especial nas décadas de 1960 e 1970, ocorreu a chamada Revolução Verde, com o uso intensivo de defensivos agrícolas, melhoramento genético alcançando grande produtividade, suficiente para alimentar toda a humanidade. ● As multinacionais passam a investir nos países subdesenvolvidos, adquirindo terras e investindo para exportação, o que gerou grande concentração de terras e de capital.

6 ESPAÇO RURAL ● Atualmente com a biotecnologia, nanotecnologia e principalmente os OGM (transgênicos) o mundo dá um novo salto em produtividade, sem contudo, resolver o problema da fome planetária. ● Os trangênicos entram na pauta das discussões no mundo e Brasil sobre modificação genética e suas consequências para o ser humano, expansão deste organismos, o domínio de multinacionais (ramo químico) sobre as sementes e pagamentos de royalties. ● Aplicações: alimentos, remédios e nutrientes, locais de difícil produção. Resolver a fome no mundo? ● Você consome transgênicos?

7

8 Sistemas Agrícolas Extensivo - Agricultura e pecuária tradicionais, emprego de técnicas e instrumentos arcaicos, intenso trabalho braçal e baixa produtividade. Intensivo - Utilização de modernas técnicas no preparo do solo, no cultivo e na colheita alcançando elevados índices de produtividade. (tecnologia, biotecnologia, insumos químicos e maquinário moderno)

9 AGRICULTURA PAÍSES DO SUL ● Agricultura de subsistência – produção com mão-de-obra familiar, técnicas tradicionais e rudimentares, voltada para a sobrevivência da família. Ausência de conservação do solo, assistência técnica ou seleção de sementes, baixa produtividade (queimadas).

10 AGRICULTURA PAÍSES DO SUL ● Agricultura de Jardinagem – Típica de solos inundáveis do leste, sul e do sudeste asiático é praticada em pequenas e médias propriedades, mão-de-obra familiar e técnicas aprimoradas por milênios. Melhores cuidados com o solo e cultivo, seleção de sementes, adubação e irrigação. (terraceamento).

11 AGRICULTURA PAÍSES DO SUL ● Plantation – Remota aos tempos coloniais introduzida pelos europeus em colônias tropicais (América Latina, África e Ásia). Utiliza latifúndios monocultores para exportação. Responsável por grande concentração fundiária.

12 CONTRADIÇÕES DO ESPAÇO AGRÁRIO SUBDESENVOLVIDO ● Agricultura moderna de exportação versus agricultura de subsistência. ● Melhores terras para agricultura de exportação. Incentivos governamentais, domínio de multinacionais; ● Populações com problemas de desnutrição e subnutrição. ● Nos países subdesenvolvidos existe um número maior de pessoas nas atividades primárias pela falta de tecnologia. ● Pecuária extensiva, ocupando grandes extensões de terras.

13 AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE ● Agricultura e pecuária no sistema intensivo. ● Tecnologias como maquinário, sementes melhoradas, adubos, defensivos, sementes transgênicas. ● Grandes consumidores e exportadores de produtos agropecuários.

14 AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE ● Empresas Agrícolas – São propriedades de médio e grande porte que funcionam como empresas, com alta produtividade graças as mais modernas tecnologias.

15 CONTRADIÇÕES DO ESPAÇO AGRÁRIO DESENVOLVIDO ● Para poder competir com países subdesenvolvidos, os países ricos que possuem custos mais altos para produzir utilizam; ● Subsídios – incentivos fiscais, pagamento de safra com preço fixo – independente do mercado, pagamento para o agricultor não produzir, empréstimos com juros abaixo do mercado e de longa duração. ● Proibição ou aumento extorsivo das tarifas agrícolas de importação (impostos).

16 Pecuária Mundial Pecuária extensiva: A pecuária extensiva é realizada em imensas explorações de milhares de hectares e com dezenas de milhares de cabeças de gado. Não há utilização de fertilizantes para regenerar o solo, o que faz com que os rendimentos sejam muito baixos. Apesar disso, constitui a maior reserva de carne do mundo. Abarca extensas zonas do oeste dos Estados Unidos, o norte do México, a área mais seca dos pampas argentinos, diversas regiões do Brasil e os espaços mais secos da Austrália e da República da África do Sul. É uma pecuária de ovelhas e gado bovino, dedicada basicamente à produção de carne, lã e couro. O leite não pode ser aproveitado, por falta de uma rede de transporte adequada para sua distribuição. As crias e parte do rebanho são vendidas no início da estação seca, quando os pastos começam a se tornar escassos.

17 Pecuária intensiva: A diferença fundamental com o sistema extensivo é que o período de déficit dos pastos é compensado pela produção de forragens, o que permite completar a alimentação do gado nos períodos de frio mais intenso. A pecuária intensiva localiza-se na zona de clima temperado oceânico do oeste da Europa (Alemanha, Países Baixos, Dinamarca, Escandinávia, Reino Unido e França), na Nova Zelândia, no nordeste dos Estados Unidos e no sudeste do Canadá. As precipitações, regulares e pouco intensas, e a suavidade do clima permitem a existência de pradarias permanentes onde o gado pode pastar ao ar livre em grande parte do ano. Essas condições naturais são especialmente adequadas para o desenvolvimento do gado bovino leiteiro. Com esse tipo de pecuária são obtidos altos rendimentos, devido à utilização de técnicas mais modernas de criação e seleção do gado.


Carregar ppt "Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO RURAL ● AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico (10.000 a 4.000 a.C.); ● Primeiras comunidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google