A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico 2015-2022 Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico 2015-2022 Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014."— Transcrição da apresentação:

1

2 XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico 2015-2022 Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014

3 Metodologia de trabalho Cenários Cadeia de valor Ambiente interno Ambiente externo Caracterização do negócio Objetivos estratégicos Projetos estratégicos Agenda

4 Instituição de grupo de trabalho – CGE/SEPLAG Cronograma de atividades Objetivos: Avaliar o estágio de implementação dos projetos e ações Validar a caracterização do negócio Analisar os ambientes interno e externos Formular a estratégia Definir os indicadores de desempenho Planejamento Estratégico 2015-2022 Metodologia de trabalho

5 Construção participativa Trabalhos em grupo Discussão e validação em plenária Planejamento Estratégico 2015-2022 Metodologia de trabalho

6 Planejamento Estratégico 2015-2022 Metodologia de trabalho

7 Planejamento Estratégico 2015-2022 Cenários

8 Planejamento Estratégico 2015-2022 Cenários

9 Planejamento Estratégico 2015-2022 Cenários

10 Planejamento Estratégico 2015-2022 Cenários

11 Cadeia de valor Planejamento Estratégico 2015-2022 É uma abordagem sistêmica que permite visualizar o conjunto de atores que integram seus conhecimentos e competências para desenvolver produtos e serviços, interagindo para “coproduzir” uma oferta. Ao analisar a sequência de atividades envolvidas na transformação de matérias-primas em produtos finais, consegue-se identificar oportunidades e ameaças. (Fonte: Adaptado de Krucken - 2009)

12 Cadeia de valor

13 Planejamento Estratégico 2015-2022 Ambiente interno Composto pelas características internas, do âmbito de controle da organização. PONTOS FORTES: características positivas da entidade que favorecem atingir os objetivos estratégicos. PONTOS FRACOS: características negativas da entidade que prejudicam no cumprimento dos objetivos estratégicos.

14 Planejamento Estratégico 2015-2022 Ambiente interno

15 Planejamento Estratégico 2015-2022 Ambiente externo Conjunto de fatores que se encontram no meio exterior à organização e que influenciam e são influenciados por ela OPORTUNIDADES: forças ambientais, as quais a organização não detém controle, que podem favorecer o cumprimento dos objetivos estratégicos. AMEAÇAS: forças ambientais, as quais a organização não detém controle, que criam obstáculos ao cumprimento dos objetivos estratégicos.

16 Ambiente externo

17 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio  NEGÓCIO é a atividade principal de uma organização.  Define-se pelos desejos ou necessidades que ela satisfaz quando o usuário ou o consumidor compra seus produtos ou utiliza seus serviços.  O negócio deve ser definido em termos do benefício que irá oferecer para seus clientes e não apenas do produto que fornece.

18 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio Controle Interno do Poder Executivo e Fomento ao Controle Social.

19 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio  MISSÃO - Significa dizer qual a razão de ser da instituição, para quê ela existe.  o que fazer +  porque fazer +  para quem fazer  A missão tem como foco o produto/serviço e os clientes/público beneficiários.

20 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio Controle Interno do Poder Executivo e Fomento ao Controle Social. Assegurar a adequada aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma gestão ética e transparente e para a oferta dos serviços públicos com qualidade.

21 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio  CLIENTES - Organização ou pessoa que recebe um produto. (NBR ISO 9000:2005).  Um cliente pode ser interno ou externo à organização.

22 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio

23 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio  VALORES - Servem de guia e estabelecem critérios para os comportamentos e atitudes das pessoas responsáveis por tomar decisões e implementar ações na organização.  Os valores são, em outros termos, os limites éticos pelos quais se pautam todos que constituem o Órgão.

24 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio Cooperação; Ética; Excelência; Transparência;

25 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio  VISÃO - É uma imagem mental, uma descrição daquela situação futura e desejada, que todos os envolvidos almejam.  Descreve o futuro desejado, a partir dos esforços individuais, dos esforços das equipes e da alocação de recursos. Embora desafiadora, a visão precisa ser prática, realista e visível.

26 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio Visão (2015-2022) Ser reconhecida pela sociedade cearense como instituição que assegura a adequada aplicação dos recursos e contribui para a entrega dos serviços públicos com qualidade.

27 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio  PROPOSIÇÃO DE VALOR AOS CLIENTES –  É uma agregação de benefícios que uma organização oferece aos clientes.  Algumas proposições de valor podem ser inovadoras representando uma oferta nova ou diferenciada.

28 Planejamento Estratégico 2015-2022 Caracterização do negócio Proposição de valor aos clientes (2015-2022) Qualidade; Confiabilidade; Objetividade; Tempestividade; Utilidade; Acessibilidade; Sustentabilidade.

29 Planejamento Estratégico 2015-2022 Objetivos estratégicos  Intenções assertivas e factíveis na busca por algo de valor, de resultados de progresso, vantagens e melhorias, onde a situação futura almejada seja melhor que a presente. Devem ser globais e amplos, definidos com foco no longo prazo, com o propósito de cumprir a Missão e alcançar a Visão da organização.

30 Objetivos estratégicos

31 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos PROJETO - Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. A maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro. (Fonte: PMBOK 4ª edição)

32 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

33 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

34 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

35 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

36 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

37 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

38 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

39 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

40 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

41 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

42 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

43 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

44 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

45 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

46 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

47 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

48 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

49 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

50 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

51 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

52 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

53 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

54 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

55 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

56 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

57 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

58 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

59 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

60 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

61 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

62 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

63 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

64 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

65 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

66 Planejamento Estratégico 2015-2022 Projetos estratégicos

67 Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado. Abranham Lincoln

68 Planejamento Estratégico CGE 2015-2022 Disponível em: http://www.cge.ce.gov.br/index.php/planejamento-estrategico Encaminhar sugestões para adins@cge.ce.gov.br Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico 2015-2022 Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google