A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS E DOS SERES VIVOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS E DOS SERES VIVOS."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS E DOS SERES VIVOS

2  Importante  Relembrando alguns conceitos: Aeróbios e Anaeróbios

3  Aeróbio – Ser vivo que depende do gás oxigênio para obter energia do alimento pelo processo de respiração celular.  Anaeróbio – Ser vivo que não depende do gás oxigênio para obter energia. Realizam fermentação. Podem ser divididos em dois grupos: → Seres anaeróbios obrigatórios - utilizam a fermentação como único processo de obtenção de energia. Ex: Algumas espécies de bactérias. → Seres anaeróbios facultativos - utilizam normalmente a respiração aeróbia como processo de obtenção de energia mas, na ausência de oxigênio, podem usar a fermentação como via energética alternativa. Ex: Algumas espécies de fungos.

4 Procariontes e eucariontes

5 Procariontes – Organismos que não apresentam célula com o núcleo individualizado.

6 Eucariontes – Organismos que apresentam células com núcleo individualizado, isto é, com o material nuclear envolto por uma membrana, a carioteca.

7 Autótrofos e Heterótrofos

8 Autótrofos – Seres capazes de sintetizar seus próprios alimentos a partir de substâncias inorgânicas simples. Ex: plantas clorofiladas, algas e algumas bactérias.

9 Heterótrofos – Organismos que não são capazes de sintetizar seus próprios alimentos a partir de compostos inorgânicos, obtendo-os prontos do meio ambiente.

10 Níveis de organização dos seres vivos:

11 Substâncias inorgânicas que forma as células:
Estão representadas pela água e pelos sais minerais

12 Água Componente químico mais abundante da matéria viva. Funções:
- Solvente de líquidos corpóreos, Meio de transporte de moléculas (sangue), Regulação térmica (suor) e ação lubrificante .

13 Sais minerais Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde. 

14 Substâncias orgânicas que forma as células:
Estão representadas pelas vitaminas, os Lipídios, Carboidratos, Proteínas, Enzimas e Ácidos Nucléicos

15 Vitaminas Carência e excesso de vitaminas podem causar danos ao organismo.

16 Carboidratos Também chamados de Glicídios ou hidratos de carbono, são constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São as funções dos açucares: -Fornecem energia: glicose, frutose, galactose, maltose, sacarose, lactose. -Constituem reserva energética: amido(reserva vegetal), glicogênio(reserva animal). -Servem de sustentação, revestimento e proteção: celulose, quitina, pectina.

17 Eles podem ser divididos em três grupos:
Monossacarídeos: açucares simples; Dissacarídeos: açucares formados pela combinação de duas moléculas de monossacarídeos; Polissacarídeos: Carboidratos formados por pela combinação de muitas moléculas de monossacarídeos.

18 Lipídios Do grego “lipos”= gordura. Resultam da associação entre ácidos graxos e álcool, fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona. Fornecem mais energia que os carboidratos, porém estes são preferencialmente utilizados pela célula. Toda vez que a célula eucarionte necessita de uma substância energética, ela vai optar pelo uso imediato de uma glicose, para depois consumir os lipídeos. Funções: isolante térmico, reserva energética. Ex: óleos, gorduras, ceras, hormônios esteróides...

19 Classificação: *Glicerídeos (ésteres de glicerol): óleos e gorduras. *Cerídios ou ceras: Compreende as ceras animais e vegetais, sendo mais frequente no reino vegetal. *Fosfolipídios ou fosfatídios: Formam a camada dupla da membrana celular. *Esteróides: derivados do colesterol.

20 Proteínas São os compostos orgânicos mais abundantes da matéria viva. São constituídas por unidades menores denominadas aminoácidos, ligados entre si por ligações peptídicas. Funções: -Estrutural- participam da estrutura dos tecidos -Hormonal- muitos hormônios são de natureza protéica. Ex.: insulina. -Nutritiva- as proteínas servem como fontes de aminoácidos. Ex.: carne, leite e ovos. -Enzimática- toda a enzima é uma proteína. Ex.: enzimas que digerem os alimentos. -Defesa- são proteínas de defesa do organismo (anticorpos).

21 Os Aminoácidos podem ser:
Naturais: São aqueles a.a que produzimos a partir de outras substâncias. Essenciais: São aqueles a.a que não produzimos, portanto ingerimos através da alimentação. A desnaturação das proteínas ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, a proteína perca sua atividade biológica característica. Os fatores que causam a desnaturação, são: Aumento de temperatura (cada proteína suporta um certo calor, se isso é ultrapassado ela desnatura); Extremos de pH; Solventes orgânicos miscíveis com a água (etanol e acetona).

22 Enzimas São proteínas que catalisam ou aceleram uma reação química do organismo. Ex.: enzimas digestivas que realizam a digestão. Amilase: digere amido; protease: digere proteína...

23 Ácidos nucleicos Os ácidos nucleicos são macromoléculas encontradas em todas as células vivas, que constituem os genes, responsáveis pelo armazenamento, transmissão e tradução das informações genéticas. Tais moléculas recebem esse nome devido ao seu caráter ácido e também por terem sido descobertos no núcleo celular, em meados do século XIX. Existem dois tipos de ácido nucleico: o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido pela sigla DNA e o ácido ribonucleico, conhecido como RNA.

24 Os ácidos nucleicos são constituídos por três diferentes componentes:
- Pentoses: são carboidratos  cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico). - Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio. As bases nitrogenadas são cinco: adenina, citosina, guanina, timina e uracila; e destas somente as três primeiras são encontradas tanto no DNA quanto no RNA. A base nitrogenada timina ocorre somente no DNA, enquanto a uracila é uma base exclusiva do RNA. - Fosfato: um radical derivado da molécula do ácido fosfórico, composto químico responsável pelo caráter ácido dos ácidos nucleicos.

25 A união das pentoses às bases nitrogenadas e aos fosfatos forma um trio molecular que recebe o nome de nucleotídeo. Ambos os tipos de ácidos nucleicos são compostos por uma sequência de nucleotídeos, que são ligados entre si por meio dos radicais fosfatos, formando longas cadeias polinucleotídicas. Os nucleotídeos detêm grandes quantidades de energia, o que contribui para a realização de diversos processos metabólicos.


Carregar ppt "Aula 2 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS E DOS SERES VIVOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google