Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRafaela Peres Rico Alterado mais de 8 anos atrás
1
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
2
Professor Irapuan Medeiros IFRN - Câmpus Natal Zona Norte/RN IFRN – Câmpus Parnamirim/RN Disciplina: Educação Física
3
A Educação Física no IFRN Câmpus Natal Zona Norte se caracteriza por aulas regulares com as turmas de Ensino Médio Integrado, com ênfase no conhecimento referente cultura corporal de movimento. Aulas com as turmas da EJA e treinamento de modalidades ( equipes esportivas ) para iniciação aos esportes, jogos locais, regionais e nacionais também fazem parte do projeto pedagógico na nossa Instituição. Disciplina: Educação Física
4
Durante as aulas de Educação Física são orientadas práticas corporais, envolvendo os jogos e suas dinâmicas culturais; a diversas formas de ginásticas; as variações da danças; os tipos de lutas; as modalidades esportivas : numa perspectiva de esporte-participação e esporte escolar, em que se valoriza a vivência e a democratização do esporte, priorizando a transmissão de valores; o corpo no mundo do trabalho; Aulas de campo com trilhas ecológicas que valorizam a integração e o respeito ao meio ambiente. Disciplina: Educação Física
5
As aulas de campo dialogam com outras disciplinas do currículo como por exemplo: Biologia, Geografia, Artes, Química, Historia, língua portuguesa entre outras. Disciplina: Educação Física
6
Curso: Técnico de Nível Médio Integrado Área Profissional: Período Letivo: 1º ano Disciplina:Educação Física Carga- Horária: 2 aulas semanais (80 aulas/ano )
7
Disciplina: Educação Física Objetivos Integrar o aluno nas dimensões da cultura corporal de movimento como um conjunto de valores relativos ao corpo que envolve o cuidado pessoal, a prática esportiva, as formas de ginástica, ocupações e atividades de lazer, ergonomia da atividade física, linguagem e expressão corporal, e bases do conhecimento científico referente ao corpo e ao movimento.
8
Disciplina: Educação Física Objetivos Refletir sobre as informações específicas da cultura corporal de movimento sendo capaz de compreendê-las e desenvolvê-las em bases educacionais e cientificas adotando uma postura autônoma, na seleção de atividades e procedimentos para a aquisição e manutenção da saúde, da auto estima, do lazer e do entretenimento, do cuidado com o meio ambiente e o planeta terra durante e após a vida escolar.
9
Disciplina: Educação Física Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) – 1º Ano A Cultura do Movimento 1.1 Conceitos e definições do movimento humano 1.2 Contexto atual da Educação Física escolar no ensino médio O jogo 2.1. Conceitos 2.2 Tipos e aplicações. 2.3 Criações e ressignificação dos jogos 2.4 Brinquedos e brincadeiras populares Ginástica 3.1 Origem e evolução do exercício físico 3.2 Conceito e tipos de exercícios físicos 3.3 Exercícios físicos e saúde 3.4 Aspectos biológicos, culturais e sociais do corpo
10
Disciplina: Educação Física Procedimentos Metodológicos e Recursos Didáticos Aulas práticas e vivências corporais Aulas expositivas Atividades ecovivênciais e ecopedagogicas Pesquisas/atividade de grupo Seminários temáticos Exposições de painéis, arte e informações
11
EDUCAÇÃO FÍSICA Avaliação O processo de Avaliação em Educação Física no ensino médio integrado do IFRN/Campus Natal Zona Norte têm como objetivo a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes relativos à cultura corporal do movimento dentro das dimensões cognitivas ( conhecimento ), motora ( qualidades físicas ) e atitudinal ( valores e significados ).
12
EDUCAÇÃO FÍSICA Avaliação A verificação da aprendizagem será através da frequência, assiduidade, participação nas aulas, pesquisas, trabalhos, relatórios, apresentações temáticas, provas, seminários, criatividade, iniciativas individuais e de grupo, consciência ecopedagogica e auto-avaliação.
13
EDUCAÇÃO FÍSICA Esportes Os treinamentos das equipes visam à participação dos alunos na SEMADEC, nos Jogos Escolares do RN (JERN´S), nos Jogos Intercâmpus e em outros campeonatos - Local, Estadual (EDEFENE), Regional e Nacional, na esfera dos Institutos Federais ou em Confederações diversas.
14
EDUCAÇÃO FÍSICA Esportes Modalidades nos JERNS 2011 - 2012 Basquetebol Juvenil Masculino; Futsal Juvenil Masculino e Feminino; Futebol Masculino; Nataçao Juvenil Masculino e Feminino; Taekwondô Juvenil Masculino, Karatê Juvenil Masculino, Voleibol de Duplas Juvenil Masculino e Feminino e Xadrez Infantil e Juvenil – Masculino e Feminino.
15
Disciplina: Educação Física Bibliografia Boff, Leonardo. Saber cuidar. Compaixão pela terra. Vozes Dubos, R. Um animal tão humano. Editora Melhoramentos Well, Pierre. O corpo fala. Vozes Carvalho, Isabel Cristina Moura. Educação Ambiental: Sujeito ecologico. Cortez Moraes, Maria Candida. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Vozes
16
Aulas de Ed. Física: Integração com a natureza Disciplina: Educação Física
17
Aulas de Ed. Física e transversalidade: respeito pela natureza. Disciplina: Educação Física
18
Aulas de Ed. Física: jogos cooperativos Disciplina: Educação Física
19
Aula de campo: dialogando com outras disciplinas Disciplina: Educação Física
20
Aulas de Educação Física: cafés aromáticos, caminhada da alvorada, rangões vegetarianos. Disciplina: Educação Física
21
Aulas de Educação Física: Conhecendo regiões – trilhas e caminhadas culturais Disciplina: Educação Física
22
SEMADEC -Campus Natal Zona Norte Disciplina: Educação Física
23
Jogos Intercâmpus Câmpus Natal Zona Norte (Mossoró/2011) Disciplina: Educação Física
24
Esportes no IFRN Câmpus Natal Zona Norte Disciplina: Educação Física
26
Outros Eventos: Participação do IFRN Câmpus Natal Zona Norte Disciplina: Educação Física
27
Incentivo às modalidades entre os alunos: festivais internos Disciplina: Educação Física
28
Incentivo à prática do Esporte no IFRN Disciplina: Educação Física
29
Sensibilidade dos educandos: Amizade Disciplina: Educação Física
30
Sensibilidade dos educandos: Amizade Disciplina: Educação Física
31
Por uma Educação Física de qualidade Disciplina: Educação Física
32
Melhorar ainda mais os espaço de aulas (ginásio, piscinas, sala de dança, de jogos, campo de futebol, material didático) Disciplina: Educação Física
33
“Quer ver o mundo mudar? Comece por você” “Se você começar a amar o que faz, naturalmente acabará fazendo o que ama” (Sônia Café) Disciplina: Educação Física
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.