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Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico 15 e 16/03/2016.

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Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico 15 e 16/03/2016."— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico 15 e 16/03/2016

2 OBJETIVOS  Informar as ações do Núcleo Pedagógico para 2016;  Informar procedimentos e encaminhamentos em relação a materiais pedagógicos;

3 Resolução SE Nº 75/2014 DOE - 31/12/2014 Artigo 6º - As atribuições dos Professores Coordenadores integrantes dos Núcleos Pedagógicos - PCNPs das Diretorias de Ensino são as estabelecidas no Decreto 57.141, de 18-07-2011, em seu artigo 73, cujo detalhamento, previsto no inciso I do artigo 122 do mesmo decreto, encontra-se nas disposições do artigo 5º desta resolução, genericamente para todo Professor Coordenador, e nas seguintes especificações: I - do compromisso de: a) identificar e valorizar os saberes do Professor Coordenador - PC da unidade escolar; b) fortalecer o papel do PC como formador de professores; c) oferecer subsídios teóricos e operacionais de sustentação da prática do PC; d) organizar e promover Orientações Técnicas visando a esclarecer e orientar os PCs quanto à observância: d.1 - dos princípios que fundamentam o currículo e os conceitos de competências e habilidades; d.2 - dos procedimentos que otimizam o desenvolvimento das habilidades e competências avaliadas pelo SARESP (observar, realizar e compreender);

4 c) acompanhar o processo de ensino e aprendizagem nas unidades escolares, bem como o desempenho de gestores, professores e alunos; d) verificar os registros de observação realizados pelo PC da unidade escolar sobre a Gestão da Sala de Aula, para análise e monitoramento de ações de formação; e) realizar ações de formação para os professores visando à implementação do currículo e colaborando na construção e no desenvolvimento de situações de aprendizagem; f) analisar as metas definidas na proposta pedagógica das escolas e os resultados educacionais atingidos, a fim de indicar estratégias que visem à superação das fragilidades detectadas na verificação: f.1 - dos resultados atingidos, identificando quais as habilidades a serem priorizadas; d.3 - das concepções de avaliação que norteiam o currículo e a aprendizagem no processo - AAP e SARESP, articuladas com as avaliações internas das escolas; II - das atribuições de: a) proporcionar aos PCs a reflexão sobre a metodologia da observação de sala e os princípios que a efetivam na prática; b) promover a construção de instrumentos colaborativos e de indicadores imprescindíveis ao planejamento, à efetivação da observação, ao feedback e à avaliação;

5 h.1 - verificar o Plano de Formação Continuada do PC, bem como os registros das reuniões nos horários de trabalho pedagógico coletivo, para identificação das formas de implementação do currículo; h.2 - verificar o cumprimento das ações de formação contempladas no Plano de Formação Continuada do PC, em sua participação nas reuniões nos horários de trabalho pedagógico coletivo; h.3 - realizar intervenções pedagógicas, oferecendo contribuições teóricas e/ou metodológicas que visem à construção do espaço dialógico de formação; h.4 - analisar os materiais didáticos e paradidáticos, identificando sua relação e pertinência com o currículo e seu efetivo uso; g) promover orientações técnicas com a finalidade precípua de divulgar e orientar o planejamento, a organização e a correta utilização de materiais didáticos, impressos ou em DVDs, e recursos tecnológicos disponibilizados nas escolas; h) acompanhar os processos formativos desenvolvidos pelo PC da unidade escolar, a fim de: f.2 - dos Planos de Ensino/Aula dos professores, identificando a relação existente entre as habilidades/competências pretendidas e os conteúdos relacionados nos Planos de Ensino/Aula;

6 EQUIPE – NUCLEO PEDAGÓGICO – DER CARAPICUÍBA AFONSO APARECIDO PORTOPCNP BIOLOGIA ANA PAULA GONÇALVES DA SILVAANALISTA SOCIOCULTURAL ANTONIA ZULMIRA DA SILVAPCNP MATEMÁTICA ANTONIO COSTA ANDRADE FILHOPCNP ARTE CRISTINA MEDUNECKASPCNP FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DEBORA SILVA BATISTAPCNP LINGUA PORTUGUESA DOUGLAS BARBOSA QUEIROZESTAGIÁRIO UNIVERSITÁRIO EDILSON FERNANDES PEREIRA DA SILVAPCNP QUIMICA E FISICA ERALDO FIRMINOPCNP EDUCAÇÃO FISICA FABIANA VIEIRA PECA ARAUJOPCNP EDUCAÇÃO ESPECIAL FLAVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRAPCNP INGLÊS ILDER FERNANDO TOLEDO DE MELO PCNP GEOGRAFIA ISABEL BONADIOPCNP PROJETOS ESPECIAIS -PEF JAMILE GEBARAPCNP PROGRAMAS E PROJETOS KLEBER DOS SANTOS NASCIMENTO PCNPTECNOLOGVIA MONICA OLIVEIRA NERY PORTELA PCNP ANOS INICIAIS MILER RODRIGO PEREIRAPCNP CIÊNCIAS PATRICIA DE MACEDO SOUZA LOSADAPCNP PROGRAMAS E PROJETOS SERGIO ANTUNESPCNP MATEMÁTICA WILLIAN RUOTTIPCNP LINGUA PORTUGUESA

7 Visando o atendimento às escolas, os PCNPs serão divididos por setores e que cada PCNP atenderá em média 4 escolas. a)Acompanhamento de Gestão Pedagógica – foco na parceria com o PC no sentido de orientar as ações pedagógicas com foco na observação, no desenvolvimento de pontos de atuação coordenadora quanto ao desempenho dos alunos, análise de indicadores, alinhamento ao Currículo Oficial, formação continuada e gerenciamento de projetos. b)Acompanhamento de Gestão de Sala de Aula- foco na aplicação do Currículo Oficial, no caráter metodológico, no processo de ensino e aprendizagem, na análise de registros e desempenho dos alunos, nos temas e conteúdos apresentados, na aplicação de recursos pedagógicos e nos projetos. ACOMPANHAMENTO NAS UNIDADES ESCOLARES

8 FORMAÇÃO PARA PROFESSORES COORDENADORES dias 27,28 e 29/01/2016 - Planejamento FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE TODAS AS DISCIPLINAS NO PERÍODO DE 01 À 10/03/2016 Foco no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Março/2016 (o cronograma foi disponibilizado no site da DE)

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10 Devido a demanda de formações previstas e as diferentes disciplinas que serão atendidas, solicitamos que: Preveja o momento em que você e o profissional convocado planejem a formação em ATPC que foi proposto na O.T. Entendemos que todos os profissionais convocados sejam socializadores na Unidade Escolar da formação recebida. Acreditamos em uma parceria entre PCNPs Equipe Gestora - Docentes de forma a atuar efetivamente na escola visando a melhoria do processo ensino aprendizagem e, consequentemente, o progresso do (a) estudante. Indicações para os Professores Coordenadores em Relação às OT(s) previstas para 2016 Tenham atenção ao cronograma e ao comunicado que cada PCNP irá encaminhar para as escolas; Apresente aos professores o cronograma e verifique quem será indicado para a formação;

11 O objetivo central desta ação é atender às demandas pontuais das escolas no desenvolvimento das atividades relacionadas às diferentes áreas/disciplinas do Currículo. Ocorrerá às terças-feiras com agendamento prévio (orientaremos, posteriormente, os procedimentos para agendamento). Comunicado encaminhado em 04/03/2016 e disponibilizado no site da DE Oferecer aos professores das diferentes disciplinas / segmentos, cursos de pequena duração (30 horas) de forma descentralizada com a finalidade de fornecer subsídios para compreensão e aprofundamento da estrutura e contextualização do Currículo e organizar as atividades em sala de aula. Previsão: 4 cursos que serão divulgados oportunamente PLANTÃO PEDAGÓGICO CURSO

12 Cronograma Março 2ª quinzena e abril ações previstas

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14 PCNP EDUCAÇÃO ESPECIAL Acompanhar a parte pedagógica da Educação Especial, demais procedimentos compete aos supervisores; Proporcionar momentos de formação para PCs e professores; Validar as documentações para os pedidos de Cuidador e Transportes (que devem seguir as instruções do Comunicado 06/2016 disponível no site da DE), cada solicitação deve ser feita em ofícios distintos, com o formulário preenchido corretamente, no laudo médico tem que constar claramente a necessidade do cuidador ou do transporte e anexar a ficha Prodesp do aluno; Validar as solicitações e acompanhar as atividades do CAPE Regional; Atenção Cuidador: pela legislação é um cuidador para até 3 alunos; Nenhuma alteração de endereço, solicitação de materiais, cuidador ou transportes é feita diretamente pelos pais ou responsáveis na Diretoria de Ensino, todo os trâmites tem que ser via escola; Manter o cadastro dos alunos público alvo da Ed. Especial sempre atualizado no CIMA; Salas de Recursos: atendem alunos da Rede Estadual (não só da escola); Matrícula na sala de Recurso: encaminhamento e laudo médico. Nos casos de Deficiência Intelectual o relatório do psicólogo é válido.

15 PNLD  A reserva técnica só deve ser solicitada quando a falta de livros didáticos não for solucionada por meio de remanejamento entre escolas; Em 2016, o atendimento será feito por meio do sistema PDDE-Interativo, como realizado em 2015. As escolas acessarão o PDDE-Interativo, em pdeinterativo.mec.gov.br, e informarão as quantidades de livros que necessitam. Posteriormente, as secretarias deverão analisar e validar os pedidos das escolas, realizando os ajustes necessários e informando as quantidades que desejam receber em seu próprio endereço para realizar os atendimentos que julgarem pertinentes. (DE informou através do comunicado nº 02/2016 – Assunto reserva técnica PNLD incluindo o cronograma de solicitação de reserva técnica); Cada escola e rede de ensino deve possuir cadastro para acessar o sistema. Caso sua entidade ainda não o possua, acesse o portal www.pdeinterativo.mec.gov.br para solicitar seu cadastro;

16 links

17 CADERNO DO ALUNO Cadernos são semestrais volume 1, no primeiro semestre e 2, no segundo semestre; Solicitamos o remanejamento entre as Escolas; Baixa dos cadernos recebidos é na Secretaria Escolar Digital – material didático, (a ferramenta ainda não está disponível); Orientamos guardar as notas de entrega e o controle de entrega do caderno para os alunos; para proceder os apontamentos assim que o sistema abrir. Solicitação de reserva técnica da DE, deverá ser feita via oficio informando a disciplina/ ano/série e quantidade necessária -entregar para Sandra no NAD; Não dispomos de reserva de cadernos dos anos finais 6º ao 9º ano. Informamos que já foi solicitado aos órgão centrais reposição do material em falta assim que chegar iremos atender as planilhas encaminhadas até 29/02/2016; (conforme e-mail encaminhado em 25/02/2016.)

18 LER E ESCREVER E EMAI A Diretoria solicitou à CEFAI (Coordenadoria de Ensino Fundamental Anos Iniciais), via oficio em 11/03, reposição de reserva técnica para atendimento das escolas que não conseguiram atender a demanda. Estamos aguardando os materiais para proceder os atendimentos.

19 E-MAIL NÚCLEO PEDAGÓGICO decarnpe@educacao.sp.gov.br É mais um canal de comunicação aberto para solicitações, informações criticas, sugestões e elogios...


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