A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
Gilmaro Nogueira

2 PJ Especialidades emergentes.
Área da Psicologia que se relaciona com o sistema de justiça. Alguns preferem psicologia forense.

3 Definição "El estudio desde la perspectiva psicológica de conductas complejas y significativas en forma actual o potencial para o jurídico, a los efectos de su descripción, análisis, comprensión, crítica y eventual actuación sobre ellas, en función de lo jurídico". Popolo (1996, p. 21). ...o estudo desenvolvido nessa área deve possuir uma perspectiva psicológica que resultará num conhecimento específico.

4 Objeto de Estudo Comportamentos complexos. Interesse do Jurídico
Atividades de aportes ao direito por psicólogos.

5 Complexidade de comp. "Desde la misma perspectiva psicológica puede ser examinada a partir de distintos horizontes, como lo veremos en la pericia, al adoptar una pespectiva pericial multifatirial. Podemos analizar la conducta desde distintos fatores: a) desde el contexto mínimo donde el hecho a estudiar há tenido lugar, b) desde su contexto grupal, da familia de origem o familia atual, c) desde la conducta vista en un contexto más amplio como el de la comunidad donde la misma há tenido lugar, y a partir de determinados constructos individuales" (POPOLO, 1996, p. 22).

6 Reflexões e cuidados Reconhecer o limite de sua perícia.
Recorte de uma parte da realidade. Verificar instrumentos e métodos. Compreensão interdisciplinar. Não conhecemos o indivíduo como um todo; não é sua integridade.

7 Jurídico: ...visa à compreensão do todo (indivíduo) por meio do estudo do particular (comportamento). Por outro lado, há teorias psicológicas positivas: ... que buscam compreender o indivíduo pelo estudo do particular, isolando-o do contexto no qual está inserido. Psicólogos devem: ...considerar os aspectos sócio-históricos, de personalidade e biológicos que constituem o indivíduo.

8 Repensar ... realizar perícia é uma das possibilidades de atuação.
... pode atuar fazendo orientações e acompanhamentos, contribuir para políticas preventivas, estudar os efeitos do jurídico sobre a subjetividade do indivíduo, entre outras atividades e enfoques de atuação.

9 Definição “La psicología Jurídica es un área de trabajo e investigación psicológica especializada cuyo objeto es el estudio del comportamento de los actores jurídicos en el ámbito del Derecho, la Ley e la Justicia” Colegio Oficia de Psicólogos de España: Comportamento humano no âmbito do Direito

10 Objeto de Estudo Comportamento Psicologia e seus vários objetos
Subjetividade Devem ser seu objeto de estudo as consequências das ações jurídicas sobre o indivíduo.

11 Subjetividade - Foucault
Tanto as práticas jurídicas quanto as judiciárias são as mais importantes na determinação de subjetividades, pois por meio delas é possível estabelecer formas de relações entre os indivíduos. Exemplo: as consequências do encarceramento

12 Inquietações Psicólogo como assessor do psiquiatra.
Ajuda no diagnóstico. A psicologia jurídica deve transcender as inquietações e solicitações do jurídico.

13 Divisões Psicologia Jurídica e o Menor – problemáticas do termo menor - Psicologia Jurídica e as questões da Infância e Juventude. Psicologia Jurídica e o Direito de Família: separação, disputa de guarda, regulamentação de visitas, destituição do pátrio poder. Psicologia Jurídica e Direito Cível: casos de interdição, indenizações, entre outras ocorrências cíveis. Psicologia Jurídica do Trabalho: acidentes de trabalho, indenizações.

14 Psicologia Judicial ou do Testemunho, Jurado: é o estudo dos testemunhos nos processos criminais, de acidentes ou acontecimentos cotidianos. Psicologia Penitenciária (fase de execução): execução das penas restritivas de liberdade e restritivas de direito. Psicologia Policial e das Forças Armadas: o psicólogo jurídico atua na seleção e formação geral ou específica de pessoal das polícias civil, militar e do exército. Psicologia Jurídica e o Direito Penal (fase processual): exames de corpo de delito, de esperma, de insanidade mental, entre outros procedimentos.

15 Vitimologia: busca-se a atenção à vítima
Vitimologia: busca-se a atenção à vítima. Existem no Brasil programas de atendimentos a vítimas de violência doméstica. Busca-se o estudo, a intervenção no processo de vitimização, a criação de medidas preventivas e a “atenção integral centrada nos âmbitos psico-socio-jurídicos” Mediação: trata-se de uma forma inovadora de fazer justiça. As partes são as responsáveis pela solução do conflito com ajuda de um terceiro imparcial que atuará como mediador. Formação e atendimento aos juízes e promotores.


Carregar ppt "Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google