A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO E ENGAJAMENTO: uma parceria promissora para a Igreja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO E ENGAJAMENTO: uma parceria promissora para a Igreja."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO E ENGAJAMENTO: uma parceria promissora para a Igreja

2 Inspirações Bíblicas “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no buraco?” (Lc 6,39). “em atenção a Vós, Senhor, lançarei a rede em águas mais profundas” ( Lc 5,5).

3 -Que situações em nosso trabalho, como agentes de Pastoral, revelam a comodidade das águas rasas? -Que trabalhos ou experiências de nossa Pastoral demonstram que tivemos coragem para afastar o barco e pescar em águas mais profundas? -Temos tido a sensação de estar atuando na Pastoral familiar, como cegos guiando outros cegos?

4 Devemos “ultrapassar uma pastoral de mera conservação para assumir uma pastoral decididamente missionária”. (Doc.Aparecida,370)

5 Como cristão, é preciso estar preparado para gerar o fascínio pela vida fraterna no seio da comunidade eclesial, acolhendo os que chegam, permitindo-lhes o amadurecimento na fé e a saída em missão”. (DGAE, 130)

6 -Constituições Conciliares Gaudium et Spes e Lumen Gentium; -Exortações Apostólicas Humanae Vitae e Familiaris Consortio; -Doc. de Aparecida (2007); -Carta Apóstólica Lumen Fidei -Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Sabe qual é o sabor desses documentos? O sabor da alegria conhecer Jesus Cristo!

7 Meta prioritária da Pastoral Familiar: formar agentes qualificados para promover, com efetividade e eficácia, a evangelização dos relacionamentos familiares e oferecer contínuo apoio aos casais e famílias das comunidades, aproximando aquelas afastadas da igreja. (DOC. 79, 461) “desde os primeiros Congressos Nacionais, foi constatada essa necessidade que motivou a criação do INAPAF”, instituto responsável pela formação de agentes.

8 O itinerário da formação (D.A, 2007), é bem simples: uma caminhada em quatro etapas, a saber: 1.Experiência pessoal de fé; 2.Vivência comunitária; 3.FORMAÇÃO BÍBLICO-TEOLÓGICA; 4.Compromisso missionário, no mundo da cultura, das comunicações, das ciências e das relações internacionais (491), na vida pública (501-508), no mundo urbano (509-519), dentre outros areópagos.

9 1 COGNITIVA 2 COMPORTAMENTAL 3 APOSTÓLICA INAPAF: FORMAÇÃO = PREPARAÇÃO

10 SABEDORIA conhecimento que chega pela razão, passa pelo crivo do coração e se transforma em fermento de conversão Todo conhecimento deve transformar-se em...

11 FORMAÇÃO ESPECÍFICA do INAPAF: -cursos intensivos presenciais e a distância (CIP’s) -cursos semipresenciais, com certificação pela SECREN (cursos divididos em 3 fases com 08 módulos em cada fase e direcionados a......TODAS AS PESSOAS, TODOS OS AGENTES DE PASTORAL, TODAS AS LIDERANÇAS DE PASTORAIS PAROQUIAIS.

12 GUIA DO AGENTE DO INAPAF Orientações práticas para a formação sistemática

13 “Quanto melhor a formação, maior e melhor será a participação na Igreja – pois da boa formação resultarão cristãos católicos convictos, novos evangelizadores, famílias bem estruturadas, novas vocações religiosas e matrimoniais, e a sociedade em geral ganhará em termos de ética, moral, honestidade, amor ao próximo e vida digna para todos”. (DGAE)

14 “Para quem é cristão, não existe lugar para o individualismo. Jesus nos mostra isso quando não realiza sozinho a sua missão, mas chama os apóstolos para participarem ativamente dela. Para o apostolado, Jesus não chama os melhores do ponto de vista da economia, da sociedade ou mesmo os mais santos; Jesus chama a todos, sem fazer qualquer tipo de distinção entre as pessoas. ENGAJAMENTO

15 A verdadeira identidade da família cristã é construída no contexto da comunidade. Família isolada, mesmo que tenha vontade de praticar/vivenciar os valores cristãos, se torna presa fácil do padrão capitalista/individualista de nossa era.

16 No contato engajado com outras famílias, na comunidade, a família cristã aprende a confrontar as expectativas pessoais com as propostas do Evangelho; descobre que há problemas semelhantes a serem enfrentados; aprende e se fortalece com os exemplos umas das outras.

17 DESAFIO: Responda ao seu colega de lado: - Quantos anos você tem de experiência na Pastoral Familiar?

18 -São ---- anos de experiência, ou apenas 01 (um) ano de experiência e os demais de repetição da mesma experiência?

19 “Vós, diz Jesus, o Senhor nosso, falando com os pregadores, sois sal da terra porque quero que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que tem ofício de sal, qual será, ou qual pode ser, a causa dessa corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra não se deixa salgar.” Trecho do Sermão de Santo Antônio, proferido pelo Padre Antônio Vieira, em São Luís do Maranhão, em 13/06/1654.

20 “Não deixemos que nos roubem a ousadia e a criatividade” para avançarmos em águas mais profundas! Investimento em formação e engajamento nas atividades pastorais são o caminho para a evangelização e a conversão.

21 Lorimar M. Piazarolo Azevedo lorimarazevedo@gmail.com (33) 3271 7265/ 9902 1017


Carregar ppt "FORMAÇÃO E ENGAJAMENTO: uma parceria promissora para a Igreja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google