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ANATEL PERSPECTIVAS DE MERCADO E OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO E LUCRATIVIDADE DAS OPERADORAS DE SERVIÇOS. ONDE ESTÃO AS OPORTUNIDADES E OS RISCOS? XLIV.

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1 ANATEL PERSPECTIVAS DE MERCADO E OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO E LUCRATIVIDADE DAS OPERADORAS DE SERVIÇOS. ONDE ESTÃO AS OPORTUNIDADES E OS RISCOS? XLIV PAINEL TELEBRASIL NATAL – 01 DE JUNHO DE 2002 Antônio Carlos Valente Membro do Conselho Diretor AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - ANATEL

2 ANATEL OS RISCOS !!! SITUAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS; SITUAÇÃO NA EUROPA; SITUAÇÃO NO BRASIL –SITUAÇÃO GERAL; –SITUAÇÃO DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES.

3 ANATEL SITUAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS Telecom Act INDUSTRY ROE INDUSTRY ROA

4 ANATEL SITUAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS Incumbent LD vs. Competitive LD vs. CLEC vs. INLEC vs. S&P 500 (last 12 months) Note: CLEC index includes ALGX, ATTC, CWON, CPTL, ELIX, FTGC, FCOM, ITCD, MCLD, MFNX, MPWR, NTKK, NPLS, PACW, RCNC, TWTC, CLEC, WPZ and XOXO. Incumbent LEC index includes CTL, CTCO, SBC, BLS, VZ, Q. ILD index includes T, WCOM and FON. CLD Index includes BRW, ENT, GENU, GX, IDTC, LVLT, NTOP, TCM, WCG. All indices are weighted by market capitalization Source: FactSet

5 ANATEL SITUAÇÃO NA EUROPA “FRANCE TELECOM TEM PREJUÍZO DE 9 BILHÕES DE EUROS”; “VODAFONE ANUNCIA PREJUÍZO RECORDE DE 19,7 BILHÕES DE DÓLARES”; “DEUTSCHE TELECOM VAI CORTAR 30.000 VAGAS”; “ O SETOR COMETEU ERROS E NEM SEMPRE FAZEMOS TUDO CERTO ” (RON SOMMER – CEO DEUTSCHE TELECOM). (RON SOMMER – CEO DEUTSCHE TELECOM).

6 ANATEL SITUAÇÃO ATUAL NO BRASIL TAXA DE TAXA DEDESEMPREGO7,6% REDUÇÃO DO RENDIMENTO MÉDIO REAL 7% TAXA DE CRESCIMENTO DO PIB - 0,73% TAXA DE JUROS18,5% ? INADIMPLÊNCIA15,1%VOLATILIDADECAMBIAL

7 ANATEL UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS FIXOSPAIS USUÁRIOS (milhões) EUA190,0 CHINA179,0 JAPÃO76,0 ALEMANHA52,3 BRASIL37,4 RÚSSIA35,7 ÍNDIA34,7 REINO UNIDO 34,7 FRANÇA34,0 ITÁLIA27,3

8 ANATEL UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS MÓVEIS PAIS USUÁRIOS (milhões) CHINA144,8 EUA127,0 JAPÃO72,8 ALEMANHA56,2 ITÁLIA48,7 REINO UNIDO 47,0 FRANÇA35,9 CORÉIA29,0 BRASIL28,7 ESPANHA26,5

9 ANATEL UNIVERSALIZAÇÃO DA TELEFONIA DE USO PÚBLICO PAIS TELEFONES PÚBLICOS (mil) CHINA3.250 EUA1.721 BRASIL1.340 JAPÃO715 MÉXICO625 CORÉIA539 ITÁLIA362 INDONÉSIA345 FRANÇA231 RÚSSIA193

10 ANATEL UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TELEFONIAPAIS USUÁRIOS (milhões) CHINA323,8 EUA317,0 JAPÃO148,8 ALEMANHA108,5 REINO UNIDO 81,7 ITÁLIA76,0 FRANÇA69,9 BRASIL66,2 CORÉIA51,8 ESPANHA43,9

11 ANATEL RENTABILIDADE DO SETOR - FIXO ROA %

12 ANATEL RENTABILIDADE DO SETOR - FIXO ROE %

13 ANATEL RENTABILIDADE DO SETOR - FIXO MARGEM EBITDA

14 ANATEL SITUAÇÃO COMPARADA Telecom Act ROE US ROA US ROE BR ROA BR

15 ANATEL INDICADORES DO SETOR - CELULAR2001

16 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES;

17 ANATEL ESTOQUES EM DEZEMBRO 2001 (MILHÕES DE ACESSOS FIXOS) TOTAL BRASIL : 10,4 M

18 ANATEL (%) CRESCIMENTO EM 2001- CONCESSIONÁRIAS (%)

19 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES; INCLUSÃO DE NOVOS CONSUMIDORES, MAS COM PLANOS DIFERENCIADOS: –INFORMAÇÃO PRÉVIA ADEQUADA; –CONTAS MAIS CLARAS; –PÓS VENDA ESPECIAL.

20 ANATEL ATENDIMENTO TELEFÔNICO FIXO POR CLASSE SÓCIO – ECONÔMICA (2001) (%)

21 ANATEL MERCADO POTENCIAL (MILHÕES DE DOMICÍLIOS)TOTAL:21.745 A>25 SM 10<B<25 SM 4<C<10 SM 2<D<4 SM E<2 SM

22 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES; INCLUSÃO DE NOVOS CONSUMIDORES, MAS COM PLANOS DIFERENCIADOS: –INFORMAÇÃO PRÉVIA ADEQUADA; –CONTAS MAIS CLARAS; –PÓS VENDA ESPECIAL. MERCADO DE NEGÓCIOS; –CRESCIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS;

23 ANATEL MERCADO CORPORATIVO E PEQUENAS EMPRESAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

24 ANATEL MERCADO CORPORATIVO E PEQUENAS EMPRESAS

25 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES; INCLUSÃO DE NOVOS CONSUMIDORES, MAS COM PLANOS DIFERENCIADOS: –INFORMAÇÃO PRÉVIA ADEQUADA; –CONTAS MAIS CLARAS; –PÓS VENDA ESPECIAL. MERCADO DE NEGÓCIOS; –CRESCIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; –NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – REDUÇÃO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS.

26 ANATEL QUE É O SCM ? 3O QUE É O SCM ?  SERVIÇO FIXO, PRIVADO, DE INTERESSE COLETIVO;  BANDA LARGA, UTILIZA FIBRAS ÓPTICAS E FAIXAS DE RADIOFREQÜÊNCIA DESTINADAS AO SERVIÇO;  CARREGA QUALQUER SINAL DE TELECOMUNICAÇÕES: DADOS, VÍDEO, ÁUDIO, SONS, IMAGENS = MULTIMÍDIA; E  SUPORTA O PROVIMENTO DE SERVIÇOS DE VALOR ADICIONADO. SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA - SCM

27 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES; INCLUSÃO DE NOVOS CONSUMIDORES, MAS COM PLANOS DIFERENCIADOS: –INFORMAÇÃO PRÉVIA ADEQUADA; –CONTAS MAIS CLARAS; –PÓS VENDA ESPECIAL. MERCADO DE NEGÓCIOS; –CRESCIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; –NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – REDUÇÃO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS. ACESSO INTERNET: –ACESSO DISCADO;

28 ANATEL ACESSOS FIXOS DIGITAIS%

29 ANATEL SERVIÇOS UTILIZADOS PARA O ACESSO

30 ANATEL POPULAÇÃO COM ACESSO A PROVEDORES NA MODALIDADE LOCAL RELATIVO À POPULAÇÃO DOS 350 MAIORES MUNICÍPIOS POPULAÇÃO TOTAL: 174 M

31 ANATEL ALGUMAS ALTERNATIVAS A) SITUAÇÃO ATUALA) SITUAÇÃO ATUAL –CUSTO DE PROVIMENTO DE ACESSO + CUSTO DE TELECOMUNICAÇÕES POR TEMPO DE USO B) CÓDIGO NÃO GEOGRÁFICOB) CÓDIGO NÃO GEOGRÁFICO –CUSTO DE PROVIMENTO + CUSTO DE TELECOMUNICAÇÕES FLAT C) IP DIRETOC) IP DIRETO –CUSTO ÚNICO FLAT (FRIACO) DISPONIBILIDADE NACIONAL E PREVISIBILIDADE DE GASTOS

32 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES; INCLUSÃO DE NOVOS CONSUMIDORES, MAS COM PLANOS DIFERENCIADOS: –INFORMAÇÃO PRÉVIA ADEQUADA; –CONTAS MAIS CLARAS; –PÓS VENDA ESPECIAL. MERCADO DE NEGÓCIOS; –CRESCIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; –NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – REDUÇÃO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS. ACESSO INTERNET: –ACESSO DISCADO; –BANDA LARGA – XDSL E EQUIVALENTES.

33 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES; INCLUSÃO DE NOVOS CONSUMIDORES, MAS COM PLANOS DIFERENCIADOS: –INFORMAÇÃO PRÉVIA ADEQUADA; –CONTAS MAIS CLARAS; –PÓS VENDA ESPECIAL. MERCADO DE NEGÓCIOS; –CRESCIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; –NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – REDUÇÃO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS. ACESSO INTERNET: –ACESSO DISCADO; –BANDA LARGA – XDSL E EQUIVALENTES. TELEFONIA RURAL;

34 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES; INCLUSÃO DE NOVOS CONSUMIDORES, MAS COM PLANOS DIFERENCIADOS: –INFORMAÇÃO PRÉVIA ADEQUADA; –CONTAS MAIS CLARAS; –PÓS VENDA ESPECIAL. MERCADO DE NEGÓCIOS; –CRESCIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; –NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – REDUÇÀO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS. ACESSO INTERNET: –ACESSO DISCADO; –BANDA LARGA – XDSL E EQUIVALENTES. TELEFONIA RURAL; SERVIÇOS MÓVEIS: –AUMENTO DA BASE COM REDUÇÀO DE SUBSÍDIOS;

35 ANATEL % PRÉ-PAGO PÓS-PAGO SERVIÇO MÓVEL

36 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES; INCLUSÃO DE NOVOS CONSUMIDORES, MAS COM PLANOS DIFERENCIADOS: –INFORMAÇÃO PRÉVIA ADEQUADA; –CONTAS MAIS CLARAS; –PÓS VENDA ESPECIAL. MERCADO DE NEGÓCIOS; –CRESCIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; –NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – REDUÇÀO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS. ACESSO INTERNET: –ACESSO DISCADO; –BANDA LARGA – XDSL E EQUIVALENTES. TELEFONIA RURAL; SERVIÇOS MÓVEIS: –AUMENTO DA BASE COM REDUÇÀO DE SUBSÍDIOS; –SMS E SERVIÇOS DE DADOS;

37 ANATEL ACESSOS CELULARES POR TECNOLOGIA

38 ANATEL AS OPORTUNIDADES REDUÇÃO DE ESTOQUES; INCLUSÃO DE NOVOS CONSUMIDORES, MAS COM PLANOS DIFERENCIADOS: –INFORMAÇÃO PRÉVIA ADEQUADA; –CONTAS MAIS CLARAS; –PÓS VENDA ESPECIAL. MERCADO DE NEGÓCIOS; –CRESCIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; –NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – REDUÇÀO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS. ACESSO INTERNET: –ACESSO DISCADO; –BANDA LARGA – XDSL E EQUIVALENTES. TELEFONIA RURAL; SERVIÇOS MÓVEIS: –AUMENTO DA BASE COM REDUÇÀO DE SUBSÍDIOS; –SMS E SERVIÇOS DE DADOS; –TERMINAIS COM COR PARA O MERCADO PÓS – PAGO.

39 ANATEL OPORTUNIDADES GERAIS CONSOLIDAÇÃO;

40 ANATEL SERVIÇOS MÓVEIS PARTICIPAÇÃO NO MERCADO ÁREA 8 ÁREA 10 ÁREA 9 ÁREA 4 ÁREA 3 ÁREA 2 ÁREA 7 ÁREA 5 ÁREA 6 ÁREA 1 A - 69,8 % B - 30,2 % A - 65,4% B - 34,6 % A - 66,0 % B - 34,0 % A - 66,1 % B - 33,9 % A - 61,6 % B - 38,4 % A - 72,3 % B - 27,7 % A -64,0 % B - 36,0 % A - 77,0 % B - 23,0 % A - 68,5 % B - 31,5 % A -65,3 % B - 34,7 % 2001 A: 67,1 % B: 32,9 % Serviço Móvel Celular

41 ANATEL OPORTUNIDADES GERAIS CONSOLIDAÇÃO; TRIBUTAÇÃO;

42 ANATEL TRIBUTAÇÃO – UM VELHO PROBLEMA 2 5 ÁSIAEUROPAAMÉRICAS 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 (%) TOTAL DE IMPOSTOS EM 2001: R$ 16,5 B

43 ANATEL TRIBUTAÇÃO: UM VELHO PROBLEMA Unidade da Federação Alíquota do ICMS Mato Grosso30% Pará30% Pernambuco28% Bahia27% Paraná27% Goiás26% Demais Unidades da Federação25%

44 ANATEL TRIBUTAÇÃO: UM VELHO PROBLEMA

45 ANATEL OPORTUNIDADES GERAIS CONSOLIDAÇÃO; TRIBUTAÇÃO; FUST;

46 ANATEL FUST - PROGRAMA EDUCAÇÃO INSTITUIÇÕES A SEREM ATENDIDAS OBJETO A SER CONTRATADO ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO E ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE ACESSOS E EQUIPAMENTOS TERMINAIS PARA UTILIZAÇÃO DE REDES DIGITAIS OBJETIVO A ALCANÇAR BENEFICIADOS IMPLANTAR LABORATÓRIOS INFORMATIZADOS COM MICROS, IMPRESSORAS, SCANNERS E CONEXÃO A REDES DIGITAIS 13.237 ESCOLAS COM 7.039.529 ALUNOS 100% ATÉ 31.12.03 PRAZOS

47 ANATEL OPORTUNIDADES GERAIS CONSOLIDAÇÃO; TRIBUTAÇÃO; FUST; CRESCIMENTO COMPARATIVO.

48 ANATEL TAXAS DE CRESCIMENTO COMPARADAS

49 ANATEL E PARA CONCLUIR: CERTAMENTE O FUTURO EXIGIRÁ MAIS ESFORÇO E CRIATIVIDADE, MAS É POSSÍVEL ESPERAR BONS RESULTADOS !!!!

50 ANATEL OBRIGADO www.anatel.gov.br www.anatel.gov.br ANATEL


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