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Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini

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Apresentação em tema: "Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini

2 Evolução do Conceito de Marketing Embora o conceito e a definição de suas estratégias tenham sido apenas desenvolvidos na década de 1950, e já tenham sofrido várias transformações desde então, a evolução do marketing pode ser compreendida como um processo iniciado nos primórdios da civilização e que continua a se desenvolver até os dias de hoje.

3 Alguns momentos: Consumismo primitivo e a simples troca- produtos que eram obtidos e trocados, estabelecendo-se, dessa forma relações “comerciais”. A moeda como base da troca- Na Idade Média, com a introdução da moeda como base de troca aguçou a intenção de acumular riquezas, guardar dinheiro.

4 Alguns momentos: Revolução Industrial- migração do homem do campo para as cidades. Fordismo e o consumo de massa Fim de uma era- Queda Sistema fordista, Maior poder aquisitivo dos trabalhadores- Competição internacional acirrava-se, Mudanças nas relações de trabalho, localização de novos centros industriais.

5 Marketing Conceito: O novo homem do pós-guerra passou a valorizar mais o conforto e o gozo imediato da vida e encontrou progresso tecnológico, bem como nos produtos dele decorrentes. A partir disso, existe o consumidor emergente, as empresas passaram a se preocupar em conhecê-lo melhor, investigando seu comportamento e motivações de compra.

6 Marketing Conceito: As universidades americanas, incorporam a seus cursos de negócios disciplinas dedicadas aos estudo de mercado e comportamento dos consumidores, desde o início da década de No Brasil, em 1951, foi fundada a Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7 Definição de Marketing:
Segundo Philip Kotler, (2000,p.30) “ Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta, e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.”

8 Definição de Marketing:
Uma definição gerencial: “ marketing é a arte de vender produtos”

9 Definição de Marketing:
Peter Drucker rebate esse posicionamento simplista: “ Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível.

10 Definição de Marketing:
A palavra Market(mercado) com o sufixo (ing), sinaliza que tudo que pudesse ser relacionado ao mercado estaria contido no marketing: pesquisa, desenvolvimento de novos produtos, gerenciamento de produtos, logística de vendas, precificação, controle de vendas, propaganda, ações de comunicação....

11 O mix de marketing: No inicio da década de 60 Jerome McCarthy formulou o conceito dos 4 Ps que caracteriza o mix, ou composto de marketing Os 4 Ps representavam as quatros variáveis básicas, que comporiam a estratégia de atuação de uma empresa no mercado. Product, Price, Place e Promotion.

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13 O conceito dos 4 Ps evolui e está mais atualizado e abrangente:

14 Profa. Bruna Panzarini- Gestão Mercadológica
Questão para Pensar! Uma empresa que oferece um produto de baixa qualidade, cobrando preço acima da concorrência, mas com uma campanha publicitária criativa e eficiente, conseguirá manter-se em posição de liderança por muito tempo? Por quê?


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