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PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA.

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1 PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA

2 MARKETING A Arte de conquistar e manter clientes.
É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos entre eles. (KOTLER, Philip)

3 MARKETING "O propósito de uma empresa é conseguir e manter clientes. Sem clientes fiéis e em número suficiente, não há negócios e não há lucro (Theodore Levitt)   .

4 MARKETING O objetivo do marketing é conhecer e compreender o consumidor tão bem que o produto ou serviço o atendem completamente e, em consequencia, vendem-se sózinhos”. DRUCKER, Peter

5 O CREDO DA JOHNSON & JOHNSON
“ Cremos que nossa primeira responsabilidade é para com os médicos, enfermeiras e pacientes, para com as mães e todos os demais que usam nossos produtos e serviços. Para atender suas necessidades, tudo o que fizermos deve ser de alta qualidade. Os pedidos de nossos clientes devem ser pronta e corretamente atendidos.....devemos ter uma administração competente e suas ações devem ser justas e éticas....”

6 MARKETING “É um processo social através do qual indivíduos ou grupos obtém o que necessitam e desejam através da troca.” Fonte: marketing management - P. Kotler. “Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio como um todo visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor... O sucesso da empresa não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor.” P. Druker.

7 MARKETING É MUITO MAIS QUE VENDER, MUITO MAIS QUE PROPAGANDA, É SATISFAZER A ORGANIZAÇÃO E SEUS CONSUMIDORES A LONGO PRAZO.

8 Perguntas a serem feitas, sempre!!!
Como podemos identificar e escolher os segmentos corretos? Como podemos diferenciar o que oferecemos daquilo que a concorrência oferece? Como podemos competir com concorrentes que possuem custos e preços menores, aqui e no exterior?

9 Perguntas a serem feitas, sempre!!!
Até que ponto podemos customizar nossa oferta para cada cliente? Como podemos construir marcas sólidas? Como podemos manter nossos clientes por mais tempo? Como podemos melhorar a produtividade da força de vendas? Como podemos estabelecer múltiplos canais de distribuição e ao mesmo tempo gerenciar o conflito entre os canais?

10

11 NECESSIDADES HUMANAS SÃO ESTADOS DE CARÊNCIA PERCEBIDA 5 4 3 2 1
Auto- realização (desenvolvimento e realizações pessoais) 5 SÃO ESTADOS DE CARÊNCIA PERCEBIDA Necessidades de estima (auto-estima, reconhecimento) 4 Necessidades sociais (sensação de pertencer, amor) 3 Necessidades de segurança (segurança, proteção) 2 Necessidades fisiológicas (comida, água, abrigo) 1

12 DESEJOS NECESSIDADES HUMANAS MOLDADAS PELA CULTURA E PELAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS.

13 DEMANDAS OCORREM QUANDO OS DESEJOS PODEM SER COMPRADOS.

14 TAREFAS BÁSICAS DE MARKETING COM RELAÇÃO À DEMANDA

15 PRODUTOS É QUALQUER COISA QUE POSSA SER OFERECIDA AO MERCADO PARA SATISFAZER UMA NECESSIDADE OU DESEJO. FÍSICOS E INTANGÍVEIS BENS, SERVIÇOS, PESSOAS, LUGARES, ORGANIZAÇÕES, IDÉIAS, E EXPERIÊNCIAS.

16 PERCEPÇÃO DE PRODUTO INSTALAÇÃO PRODUTO AMPLIADO EMBALAGEM ENTREGA E
CRÉDITO MARCA DESIGN PRODUTO REAL BENEFÍCIO OU SERVIÇO BÁSICO SERVIÇOS PÓS VENDA NÍVEL DE QUALIDADE PRODUTO BÁSICO GARANTIA

17 VALOR PARA O CLIENTE É A DIFERENÇA ENTRE OS VALORES QUE ELE GANHA COMPRANDO E USANDO UM PRODUTO E OS CUSTOS PARA OBTER ESSE PRODUTO. VALOR VERSUS PREÇO PREÇO - custo unitário de alguma coisa - prestação pecuniária a cargo do comprador - importância de uma mercadoria VALOR - o equivalente justo - poder de compra - valia, estima - maior ou menor apreço

18 SATISFAÇÃO DO CLIENTE? O SEGREDO É ENCANTAR O CLIENTE, SEMPRE !!!
DEPENDE DO DESEMPENHO DO PRODUTO PERCEBIDO COM RELAÇÃO AO VALOR RELATIVO ÀS EXPECTATIVAS DO COMPRADOR. O SEGREDO É ENCANTAR O CLIENTE, SEMPRE !!!

19 TROCAS É O ATO DE OBTER-SE ALGO DESEJADO DANDO ALGUMA COISA EM RETRIBUIÇÃO PELO MENOS DUAS PARTES DEVEM PARTICIPAR CADA UMA DEVE TER ALGO DE VALOR PARA A OUTRA DEVE QUERER NEGOCIAR COM A OUTRA DEVE TER LIBERDADE DE ACEITAR OU REJEITAR A OFERTA DA OUTRA. DEVEM PODER SE COMUNICAR ENTRE ELES MAS PARA QUE A TROCA REALMENTE OCORRA É NECESSÁRIO QUE AS PARTES CHEGUEM A UM ACORDO

20 Sistema Simples de Marketing
Comunicação Setor (conjunto de vendedores) Mercado compradores) Bens/Serviços Dinheiro Informação

21 Processo de comunicação e troca
Parte A Parte B PRODUTOR CONSUMIDOR Necessidades e desejos insatisfeitos Não há troca

22 Processo de comunicação e troca
Parte A Parte B PRODUTOR CONSUMIDOR Produto Necessidades e desejos satisfeitos Pagamento

23 TRANSAÇÃO CONSISTE EM UMA TROCA DE VALORES ENTRE DUAS PARTES
Transação monetária clássica, envolve dinheiro Transação de escambo, troca pura e simples.

24 RELACIONAMENTOS ALÉM DE TRANSAÇÕES A CURTO PRAZO, OS PROFISSIONAIS DE
MARKETING PRECISAM CONSTRUIR RELACIONAMENTOS A LONGO PRAZO COM CLIENTES, DISTRIBUIDORES, E FORNECEDORES. CONSTRUINDO BONS RELACIONAMENTOS HAVERÁ TRANSAÇÕES LUCRATIVAS

25 MERCADOS É O GRUPO DE COMPRADORES REAIS E POTENCIAIS DO PRODUTO.
O TAMANHO DO MERCADO DEPENDE DO NÚMERO DE PESSOAS QUE APRESENTAM NECESSIDADES, TÊM RECURSOS PARA FAZER TROCAS, E ESTÃO DISPOSTAS A OFERECER ESSES RECURSOS EM TROCA DO QUE DESEJAM.

26 PERGUNTAS INTERESSANTES...

27 TIPOS DE MERCADOS MERCADO CONSUMIDOR MERCADO REVENDEDOR MERCADO
GOVERNAMENTAL MERCADO INTERNACIONAL MERCADO INDUSTRIAL

28 Mercados Alvo Segmentação

29 + Mix de Marketing Quatro Ps: Produto. Preço Promoção Praça Política
Público +

30 Mix de Marketing Quatro Ps: Quatro Cs: Produto. Preço Promoção Praça
valor para o Cliente menor Custo Comunicação Conveniência Ps: Visão de dentro para fora da empresa. Cs: De fora para dentro.

31 ORIENTAÇÕES DA EMPRESA PARA O MERCADO

32 ORIENTAÇÕES DA EMPRESA PARA O MERCADO

33 Equívocos: Marketing X Vendas ORIENTAÇÃO DE MARKETING
Fonte: Administração de Marketing - P. Kotler.

34 Desafios do Marketing e sua busca pelas respostas...
Surpreendentes alternativas de consumo; Competição crescente para se fazer ouvir; Explosão dos meios de se obter informação e de se efetivar compras; Economia do Conhecimento. Um mundo, múltiplas realidades; Mundialização: GAP: países pobres=/=países ricos Fragmentação dos mercados; Fracionamento das mídias, autoridade da mídia de massa; Entronização do consumidor; alteração de poder, criticismo do consumidor Crescimento das reivindicações sociais, consciência ecológica, vida em tribos

35 Desafios do Marketing e sua busca pelas respostas...
Falência institucional; Vida Virtual Os prognósticos e pesquisas não prevêem o futuro; Necessidade de mudança pessoal Mudanças permanentes...


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