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Gestão de Marketing Conceitos gerais.

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Apresentação em tema: "Gestão de Marketing Conceitos gerais."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Marketing Conceitos gerais

2 (Dicionário Novo Aurélio).
Marketing Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).

3 (Dicionário Michaelis)
Marketing Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. (Dicionário Michaelis)

4 (AMA - American Marketing Association Nova definição de 2005).
Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association Nova definição de 2005).

5 Marketing "Marketing é a atividade humana dirigida
para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca." (Philip Kotler)

6 História - I Guerra Mundial: Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente. II Guerra Mundial: reagindo ao crescimento da concorrência, mercadólogos começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores.

7 Estudo do Marketing "O ponto de partida para o estudo do marketing reside nas necessidades e desejos humanos. A humanidade precisa de comida, ar, água, roupa e abrigo para sobreviver Além disso, as pessoas desejam recreação, educação e outros serviços." (Philip Kotler)

8 Necessidades CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING Cliente Desejos Ponto-de-venda Pesquisa Promoção Mercados Preço Demanda Produtos

9 Conceitos centrais de marketing
NECESSIDADES : Necessidades físicas básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto realização.

10 Pirâmides das necessidades
de auto-realização (desenvolvimento pessoal, conquista) Necessidade de estima (auto-estima, conhecimento, status) Necessidades sociais (relacionamento, amor) Necessidade de segurança (defesa, proteção) Necessidades fisiológicas (fome,sede)                                                              Fonte: Kotler, Philip. Administração de Marketing, análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1991: 220

11 Conceitos centrais de marketing
DESEJOS: O marketing deve se dirigir para criar novos desejos (produtos/serviços) com o objetivo de assegurar a própria existência da empresa. Ex.: Nike shox, Ipod.

12 Mercado É o conjunto de empresas ou pessoas que ofertam ou demandam um determinado bem ou serviço.

13 Conceitos centrais de marketing
PESQUISA DE MARKETING É a atividade de planejamento, análise e coleta de informações para análise das oportunidades do mercado.

14 4 P´s; Composto Mercadológico ou Mix de Marketing.
Existem fatores que devem ser estudados para posicionar uma empresa no mercado e a partir deles conhecer e analisar os fundamentos do marketing.

15 Conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado Produto; Preço; Promoção; Ponto-de-venda;

16 Produto Produto é todo aquele que pode oferecer-se para satisfazer uma necessidade ou um desejo. Ex.: Necessidade – Alimentação Desejo – Itens informática, moda. - Design; - Embalagem; Padronização,

17 Preço É o valor atribuído a um produto ou serviço.
Devemos sempre levar em c onsideração custo-benefício, a concorrência e o posicionamento; - Formação do valor; - Posicionamento da marca/produto; - Políticas de Descontos;

18 Ponto-de-venda Toda estrutura que se relaciona com os canais de distribuição e de logística que viabilizam a entrega ou aquisição do produto ao cliente. - Logística; - Disponibilidade; - Localização; - Tipo e layout de lojas.

19 Promoção É o esforço que a empresa faz para comunicar a existência de seus produtos (ou serviços) ao mercado e promovê-los, utilizando os meios de comunicação. - Propaganda; - Merchandising; Promoções; Eventos; - Venda Pessoal; - Relações Públicas.

20 Posicionamento POSICIONAMENTO NO MERCADO É a posição que o produto ou serviço ocupa no mercado em relação a concorrência, volume de vendas e parcela que ocupa no mercado (market share) POSICIONAMENTO NA MENTE DO CONSUMIDOR É a posição que o produto ou serviço ocupa na mente do consumidor . qual a marca que o consumidor aceita como sinônimo do produto , qual a posição que ocupa na mente em relação a concorrência. (share of mind)

21 Cases de Marketing Contam a história e as ferramenta utilizadas por uma empresa para atingir as metas e objetivos da instituição.

22 Havaianas - Grupo de 5 pessoas - Resenha do case das Havaianas
- Por ou impresso até o dia 16/4 (segunda-feira) - Deve conter o nome de todos os participantes do grupo

23 Acesse

24 Ana Carolina Trevisan Rapcham
Contato Ana Carolina Trevisan Rapcham


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