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PublicouDenílson Martinho de Miranda Alterado mais de 8 anos atrás
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REITORIA ITINERANTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO
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Decisões imediatas: Redução da oferta para o 2º semestre de 2014; Reestruturação da Pró-reitoria de Ensino, com definição clara da sua atuação; Capacitação de todos os gestores de ensino (Pró-reitoria e Campus): Construção e divulgação de agenda de trabalho;
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LABORATÓRIOS DE ENSINO – EM ANDAMENTO PLANEJADOREALIZADOCOMPROMISSO Estruturação e organização de Laboratórios; Elaboração de política; Definição de Prioridades: cursos superiores e compra de equipamentos mais baratos; Minuta de regulamento em discussão nos Campus; Articulação entre os setores (PROAD, PROEN, GABIN,DSDIN); Criação da Coordenação Técnica de Laboratórios Orientações sobre os procedimentos e critérios para os laboratórios. Aprovar o regulamento no Conselho Superior; Contribuir com o câmpus e a PROAD para a organização dos laboratórios mais baratos e de cursos superiores; Assessorar os câmpus na finalização dos projetos para estruturação dos demais laboratórios.
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Biblioteca – EM ANDAMENTO PLANEJADOREALIZADO Levantamento da situação real das bibliotecas e planejamento da adequação e fortalecimento Relatório elaborado por dois profissionais da área a partir de visita técnica em todos os campus; Inclusão de todas as demandas no PDTI, incluindo a aquisição do sistema de automação; Aquisição de acervo – já estava em andamento. Livros: 1.147 Títulos o que corresponde a 5.951 exemplares. Mídia: 341 Títulos o que corresponde a 392 exemplares. CIFAC - 102 Títulos o que corresponde a 531 exemplares. Entrega dos livros nos campusLivros adquiridos, patrimoniados entregues ao campus; Disponibilizar para usoA critério de cada Campus e de cada bibliotecário, de acordo com as suas condições.
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Biblioteca – EM ANDAMENTO COMPROMISSO Aquisição dos equipamentos e materiais previstos no PDTI; Aquisição de acervo a partir da bibliografia dos PPCs; Elaboração da política de atualização do acervo;
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Plataformas eletrônicas: e-MEC, SISTEC, EDUCACENSO, CENSUP, ENADE PLANEJADOREALIZADO Capacitação para uso das plataformas: Procuradoria Educacional Institucional, Coordenações de Curso e Coordenações de Registro Escolar Coordenações de curso e Coordenações de Registro Escolar foram capacitadas em 2014 e são assessoradas continuamente pela Procuradoria Educacional Institucional; Identificação e correção de diversas inconsistências no SISTEC Procuradoria Educacional Institucional capacitada para atuar no ENADE, de acordo com o que foi possível. Apoio aos Campus para a realização do ENADE. Documento orientador elaborado e enviado aos Campus sobre o funcionamento de cada plataforma.
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AÇÕES PREVISTAS Plataformas eletrônicas: e-MEC, SISTEC, EDUCACENSO, CENSUP, ENADE Manter assessoria e acompanhamento permanente por meio da Procuradoria Educacional Institucional; Capacitar continuamente os coordenadores de curso e registro escolar; Realizar capacitação sobre SISTEC para diretores e coordenadores de registro escolar; Enviar coordenador de curso que participará do ENADE para capacitação no INEP– coordenação do curso de Logística; Descentralização de ações do SISTEC; Atualização dos dados do SISTEC;
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CONCEITOS DE AVALIAÇÃO: ENADE, CPC E IGC HISTÓRICOREALIZADO Um curso realizou ENADE em 2013, resultando num Índice Geral de Curso – IGC 2. Apropriação dos conceitos de avaliação – ENADE, CPC, IGC; Orientação aos Campus para realização do ENADE; Acompanhamento das Portarias e Editais do MEC; A SER REALIZADO: Capacitação de coordenador de curso para realização do ENADE; Sensibilização de discentes e docentes; Acompanhamento do processo em conformidade com as orientações do INEP/MEC;
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Projeto Pedagógico Institucional - PPI PLANEJADOREALIZADO Elaboração coletiva do PPI Composição de comissão Comissão nomeada composta por pedagogos; Planejamento de oficinas para ser realizada nos Campus; Oficinas realizadas; Propostas encaminhadas; Acolhimento da maioria das propostas ao documento final que resultou na elaboração de 07 objetivos estratégicos dos 16 existentes no PDI. COMPROMISSO Empoderar os servidores para a concretização das metas e objetivos previstos no PPI/PDI; Cumprir os objetivos e metas definidos; Revisar os objetivos e metas em colaboração com os Campus.
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Reconhecimento dos cursos superiores EM ANDAMENTO
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PLANEJADOREALIZADO Criação da CPACPA composta, empossada e com plano de trabalho elaborado; Cadastro do coordenadores de curso no e-MEC Todos os coordenadores de curso estão cadastrados; Composição de NDENDE com portarias BibliotecaAcervo adquirido e aquisição em andamento – em conjunto com a PROAD Documentos regulamentadoresDocumentos aprovados: TCC, Atividades Complementares, Colegiado de Curso, PPCs; PPI elaborado com contribuições de todos os Campus;
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PLANEJADOREALIZADO Política de MonitoriaEm andamento – ação conjunta com a Assistência Estudantil Política de NivelamentoMinuta pronta para discussão prevista para iniciar em julho. Em conjunto com Assistência Estudantil. Proposta: Projetos de Ensino. Assessoria aos CampusAssessoramento intensivo aos Campus INFORMAÇÕES SOBRE RECONHECIMENTO: Antes do reconhecimento de curso: Os alunos podem colar grau, receber declaração de conclusão de curso e histórico escolar; Após a publicação da portaria de reconhecimento: emissão do diploma. Sob nenhuma hipótese, mesmo que o curso obtenha o conceito “SEM CONCEITO”, o aluno concluinte será prejudicado.
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Comissão Própria de Avaliação – CPA: criação e fortalecimento – EM ANDAMENTO
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PLANEJADOREALIZADO Análise da Resolução e Projeto (previsto em Lei) Apenas a própria CPA empossada pode fazer essa ação. Eleição e posse da CPAComissão eleita e empossada Elaboração de plano de trabalhoPlano de trabalho elaborado disponível no site COMPROMISSO Capacitação e fortalecimento da CPA; Transparência nas ações da CPA com a divulgação de todos os documentos no site; Respeito a autonomia para atuação da CPA: a PROEN é apenas um setor de referência, mas a CPA é autônoma nas suas ações e decisões.
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Processo de reconhecimento de cursos superiores PLANEJADOREALIZADO Garantir o reconhecimento dos cursos; 14 cursos superiores em andamento, sendo: 08 de tecnologia + 01 bacharelado + 05 licenciaturas. Realização de protocolo de reconhecimento dos cursos; Reunião realizada na SERES/MEC pela Reitora pedindo agilidade no processo de reconhecimento; Envio de documentos para a SERES/MEC expondo a situação dos cursos do IFAC; Identificação dos motivos dos constantes cancelamentos das comissões de avaliação; Envio de documentos ao INEP com orientações sobre as especificidades locais de deslocamentos; Reunião no INEP sobre os constantes cancelamentos das avaliações; Realização de reuniões nos Campus para alinhamento e orientações sobre o processo de reconhecimento de curso.
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Protocolo de reconhecimento Plataforma e-MEC 02 Cursos avaliados com sucesso: Logística (CRB) e Química (CXA) 05 cursos com avaliação in loco agendada: Gestão Ambiental (CXA); Licenciatura em Ciências Biológicas (CRB); Licenciatura em Matemática (CCS); Agroecologia (CCS) Licenciatura em Física (CSM)
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05 cursos aguardando agendamento de avaliação in loco: Processos Escolares (CRB, CCS), Física (CCS), Agroecologia (CXA) Agroindústria (CXA) 02 cursos com protocolo a ser realizado em outubro: Zootecnia Sistemas para Internet.
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Projeto Pedagógico de Curso
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Projeto Pedagógico de Curso – PPC PLANEJADOREALIZADO Aprovar a 1ª versão de PPC de cada curso 46 PPCs foram aprovados Instituir e capacitar comissões 26 Comissões instituídas e capacitadas, envolvendo 80 docentes Elaboração de documento referência para PPC Adaptação de documento do IFS Em andamento: documento do IFAC de acordo com as nossas necessidades; Capacitar e sensibilizar os gestores de ensino Gestores de ensino capacitados e sensibilizados quanto a importância do PPC.
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Regularização da alteração das Licenciaturas Busca de orientações sobre como proceder junto a SERES e ao Fórum de Pró-reitores de Ensino; Abertura de processo para cada curso e organização dos documentos; Produção de histórico e justificativa; Aprovação dos PPCs das Ciências Naturais com Habilitação para Licenciaturas específicas – em parceria com o Campus; Aprovação de PPCs das licenciaturas específicas – em parceria com o Campus.
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Processo Seletivo
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PLANEJADOREALIZADO Realizar Seminário para discutir as formas de ingresso I SEFIN realizado, com a participação de 100 pessoas entre técnicos, docentes e discentes, no final do mês de outubro. COMPROMISSO EM ANDAMENTO: Proposta em consolidação: Cursos integrados e subsequentes: via sistema a partir das notas do candidato, com possibilidade de estabelecer pesos de acordo com a natureza do curso. Ação em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação; Parceria com o IFRO; Cursos superiores: manutenção do SISU. Proeja: definição da política de PROEJA - discussão a ser iniciada, em junho.
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Hot site do processo seletivo Parceria com a TI e a ASCOM Apoio a ASCOM e a TI na implantação do Portal do Aluno para o processo seletivo;
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DEFINIÇÃO DE CURSOS OFERTADOS – EM PARCERIA COM DSDIN E CAMPUS COMO ESTAVAPLANEJADOREALIZADO Campus com até 06 eixos em andamento; Oferta maior de cursos subsequentes em detrimento dos cursos integrados. Discutir os cursos ofertados Discussão realizada nos Campus, conduzida pela Gestão local, a partir de orientações da PROEN e da DSDIN.
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SOLICITAÇÃO DE CADASTRO DE CURSOS NO CREA
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PLANEJADOREALIZADO Realizar o cadastro dos cursos no CREA Foram protocolados 16 processos de cadastro de cursos no CREA; Abertura de diálogo com o CREA: A Reitora realizou três reuniões no CREA; Foram dadas orientações sobre os procedimentos a serem adotados pelos alunos de forma que não fiquem prejudicados enquanto o CREA não realiza a análise dos documentos.
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DIRETRIZES PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE Em parceria com a PROGP e DSDIN PLANEJADOREALIZADO Organizar a contratação de professores levando em consideração os eixos dos Campus e as necessidades reais. Elaboração de instrumentos que permitiu identificar a carga horária dos professores e as reais necessidades dos Campus; Definição de critérios para contratação de novos docentes; Contratações realizadas de acordo com a real necessidade;
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ESTRUTURAÇÃO DO REGISTRO ESCOLAR EM ANDAMENTO PLANEJADOREALIZADO Estruturar o Registro Escolar, padronizando documentos e organizar fluxos. Criação da Diretoria de Regulação composta por duas coordenações: Ingresso e Certificação e Registro Acadêmico; Solicitação e elaboração de TR para aquisição de papel de segurança para diplomas, em parceria com a PROAD; Diagnóstico dos fluxos e procedimentos adotados atualmente nos Campus; Estudo dos fluxos e procedimentos nos Ifs; Estudo sobre a criação da Secretaria Escolar; Parceria com o IFSC; Criação da comissão de elaboração dos fluxos e procedimentos dos setores de Registro e Secretaria Escolar; Apoio a organização da certificação dos alunos; Análise dos editais de processo seletivo em parceria com os setores de Registro Escolar; Realização do processo seletivo;
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Outras ações realizadas: Estágio obrigatório: elaboração de fluxo, acompanhamento de processos de convênio e assinatura de novos convênios; O IFAC tem 42 convênios formalizados e 08 em andamento, nos cinco municípios em que atua; Adesão ao Programa Nacional do Livro Didático – PNLD; Realização de visita técnica IFRO com o objetivo de conhecer a organização e funcionamento das equipes pedagógicas, com vista a elaboração de plano de ação para fortalecimento dos profissionais da área de Pedagogia.
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Participação dos TAE-pedagogos no II Encontro de Coordenações Pedagógicas com a temática “O papel da Coordenação Pedagógica nos IFs na Construção da Identidade Institucional”, no IFB. Capacitação de 01 servidora técnica administrativa sobre organização e realização de concurso. Aprovação do Regulamento da Carga Horária Docente Capacitação de servidores da equipe sobre CPA, Registro Acadêmico e reconhecimento de curso. Colaboração na elaboração no PDTI. Realização de 04 (quatro) reuniões com diretores de ensino para definição de propostas e organização do trabalho.
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Participação de 272 estudantes, entre ingressantes e concluintes, dos 05 cursos de licenciaturas ofertados no IFAC no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. Execução do PIBID envolvendo os Câmpus Rio Branco, Xapuri, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, com 05 cursos de licenciatura, 65 discentes bolsistas, 11 escolas da rede estadual. Participação no Fórum de Pró-reitores de Ensino – FDE, vinculado ao CONIF. Participação no REDITEC – 3 experiências exitosas apresentadas no evento estão em discussão no IFAC (Registro Escolar, PIDIB e Projetos de Ensino) Aprovação de Regulamento de cursos FIC
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Percalços que trouxeram grandes prejuízos as ações da Pró-reitoria de Ensino: Diversidade de calendários letivos, com férias docentes em períodos diferentes: Janeiro e parte de fevereiro – Sena Madureira, Xapuri, Baixada do Sol; Parte de fevereiro e março – Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Atraso na liberação do orçamento da União;
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EM ANDAMENTO – em parceria com os Campus Minuta de Regulamento de Estágio Supervisionado nas licenciaturas Minuta de Regulamento de criação de cursos Documento orientador sobre PPC para cursos técnicos e PPC para cursos superiores; Reformulação da Resolução de NDE dos cursos superiores Reformulação de Resolução do Conselho de Classe Construção da Política de Nivelamento – finalizar em junho/ julho; Realização do Educacenso e CENSUP. Acompanhamento da avaliação in loco dos cursos superiores. Realização do 1º Seminário com pedagogos do IFAC, visando o fortalecimento das equipes pedagógicas.
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Principais Ações para 2015 em parceria com os Campus Reformulação da ODP (Campus e ASCOM): junho a agosto Instrução Normativa Minuta: separação de cursos técnicos e cursos superiores Transparência e publicidade: site Regras claras e precisas Alinhamento dos PPCs (Campus) – junho a dezembro. Elaboração das Diretrizes Curriculares Institucionais; Conclusão do documento orientador para organização dos PPCs; Elaboração de Instrução Normativa com as orientações, procedimentos e prazos. Reformulação dos PPCs
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Principais ações para 2015 em parceria com os Campus Capacitação: NDE, CPA e NAPNE; Elaboração de documento com atribuições de coordenadores de cursos superiores e eixos; Discussão sobre a coordenação de eixos; Estruturação e capacitação do setor de Registro Escolar, com assessoria do IFSC; Apoio a TI na implantação do sistema acadêmico; Apoio a ASCOM na alimentação do hot site do processo seletivo; Estruturação, com apoio da TI, do sistema para processo seletivo 2016;
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Ampliar a oferta para 2016; Reformulação da resolução de Ações Afirmativas; Parceria com a SEE, em discussão, para fortalecimento do NAPNE; Discussão sobre a política de PROEJA – em parceria com os Campus e a PROEX; Fortalecimento da oferta de cursos FIC em parceria com a PROEX; Publicação de Edital de projetos de ensino; Fortalecimento do PIBID; Realização do 1º seminário do PIBID. Principais ações para 2015 em parceria com os Campus
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Obrigada a tod@s! Estamos a disposição: proen@ifac.edu.br 2106-6850 proen@ifac.edu.br
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