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REITORIA ITINERANTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Decisões imediatas:  Redução da oferta para o 2º semestre de 2014;  Reestruturação da Pró-reitoria de Ensino,

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1 REITORIA ITINERANTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO

2 Decisões imediatas:  Redução da oferta para o 2º semestre de 2014;  Reestruturação da Pró-reitoria de Ensino, com definição clara da sua atuação;  Capacitação de todos os gestores de ensino (Pró-reitoria e Campus):  Construção e divulgação de agenda de trabalho;

3 LABORATÓRIOS DE ENSINO – EM ANDAMENTO PLANEJADOREALIZADOCOMPROMISSO Estruturação e organização de Laboratórios; Elaboração de política; Definição de Prioridades: cursos superiores e compra de equipamentos mais baratos; Minuta de regulamento em discussão nos Campus; Articulação entre os setores (PROAD, PROEN, GABIN,DSDIN); Criação da Coordenação Técnica de Laboratórios Orientações sobre os procedimentos e critérios para os laboratórios.  Aprovar o regulamento no Conselho Superior;  Contribuir com o câmpus e a PROAD para a organização dos laboratórios mais baratos e de cursos superiores;  Assessorar os câmpus na finalização dos projetos para estruturação dos demais laboratórios.

4 Biblioteca – EM ANDAMENTO PLANEJADOREALIZADO Levantamento da situação real das bibliotecas e planejamento da adequação e fortalecimento  Relatório elaborado por dois profissionais da área a partir de visita técnica em todos os campus;  Inclusão de todas as demandas no PDTI, incluindo a aquisição do sistema de automação; Aquisição de acervo – já estava em andamento.  Livros: 1.147 Títulos o que corresponde a 5.951 exemplares.  Mídia: 341 Títulos o que corresponde a 392 exemplares.  CIFAC - 102 Títulos o que corresponde a 531 exemplares. Entrega dos livros nos campusLivros adquiridos, patrimoniados entregues ao campus; Disponibilizar para usoA critério de cada Campus e de cada bibliotecário, de acordo com as suas condições.

5 Biblioteca – EM ANDAMENTO COMPROMISSO  Aquisição dos equipamentos e materiais previstos no PDTI;  Aquisição de acervo a partir da bibliografia dos PPCs;  Elaboração da política de atualização do acervo;

6 Plataformas eletrônicas: e-MEC, SISTEC, EDUCACENSO, CENSUP, ENADE PLANEJADOREALIZADO Capacitação para uso das plataformas: Procuradoria Educacional Institucional, Coordenações de Curso e Coordenações de Registro Escolar Coordenações de curso e Coordenações de Registro Escolar foram capacitadas em 2014 e são assessoradas continuamente pela Procuradoria Educacional Institucional; Identificação e correção de diversas inconsistências no SISTEC Procuradoria Educacional Institucional capacitada para atuar no ENADE, de acordo com o que foi possível. Apoio aos Campus para a realização do ENADE. Documento orientador elaborado e enviado aos Campus sobre o funcionamento de cada plataforma.

7 AÇÕES PREVISTAS Plataformas eletrônicas: e-MEC, SISTEC, EDUCACENSO, CENSUP, ENADE  Manter assessoria e acompanhamento permanente por meio da Procuradoria Educacional Institucional;  Capacitar continuamente os coordenadores de curso e registro escolar;  Realizar capacitação sobre SISTEC para diretores e coordenadores de registro escolar;  Enviar coordenador de curso que participará do ENADE para capacitação no INEP– coordenação do curso de Logística;  Descentralização de ações do SISTEC;  Atualização dos dados do SISTEC;

8 CONCEITOS DE AVALIAÇÃO: ENADE, CPC E IGC HISTÓRICOREALIZADO Um curso realizou ENADE em 2013, resultando num Índice Geral de Curso – IGC 2. Apropriação dos conceitos de avaliação – ENADE, CPC, IGC; Orientação aos Campus para realização do ENADE; Acompanhamento das Portarias e Editais do MEC; A SER REALIZADO: Capacitação de coordenador de curso para realização do ENADE; Sensibilização de discentes e docentes; Acompanhamento do processo em conformidade com as orientações do INEP/MEC;

9 Projeto Pedagógico Institucional - PPI PLANEJADOREALIZADO Elaboração coletiva do PPI Composição de comissão Comissão nomeada composta por pedagogos; Planejamento de oficinas para ser realizada nos Campus; Oficinas realizadas; Propostas encaminhadas; Acolhimento da maioria das propostas ao documento final que resultou na elaboração de 07 objetivos estratégicos dos 16 existentes no PDI. COMPROMISSO  Empoderar os servidores para a concretização das metas e objetivos previstos no PPI/PDI;  Cumprir os objetivos e metas definidos;  Revisar os objetivos e metas em colaboração com os Campus.

10 Reconhecimento dos cursos superiores EM ANDAMENTO

11 PLANEJADOREALIZADO Criação da CPACPA composta, empossada e com plano de trabalho elaborado; Cadastro do coordenadores de curso no e-MEC Todos os coordenadores de curso estão cadastrados; Composição de NDENDE com portarias BibliotecaAcervo adquirido e aquisição em andamento – em conjunto com a PROAD Documentos regulamentadoresDocumentos aprovados: TCC, Atividades Complementares, Colegiado de Curso, PPCs; PPI elaborado com contribuições de todos os Campus;

12 PLANEJADOREALIZADO Política de MonitoriaEm andamento – ação conjunta com a Assistência Estudantil Política de NivelamentoMinuta pronta para discussão prevista para iniciar em julho. Em conjunto com Assistência Estudantil. Proposta: Projetos de Ensino. Assessoria aos CampusAssessoramento intensivo aos Campus INFORMAÇÕES SOBRE RECONHECIMENTO:  Antes do reconhecimento de curso:  Os alunos podem colar grau, receber declaração de conclusão de curso e histórico escolar;  Após a publicação da portaria de reconhecimento: emissão do diploma.  Sob nenhuma hipótese, mesmo que o curso obtenha o conceito “SEM CONCEITO”, o aluno concluinte será prejudicado.

13 Comissão Própria de Avaliação – CPA: criação e fortalecimento – EM ANDAMENTO

14 PLANEJADOREALIZADO Análise da Resolução e Projeto (previsto em Lei) Apenas a própria CPA empossada pode fazer essa ação. Eleição e posse da CPAComissão eleita e empossada Elaboração de plano de trabalhoPlano de trabalho elaborado disponível no site COMPROMISSO  Capacitação e fortalecimento da CPA;  Transparência nas ações da CPA com a divulgação de todos os documentos no site;  Respeito a autonomia para atuação da CPA: a PROEN é apenas um setor de referência, mas a CPA é autônoma nas suas ações e decisões.

15 Processo de reconhecimento de cursos superiores PLANEJADOREALIZADO Garantir o reconhecimento dos cursos; 14 cursos superiores em andamento, sendo: 08 de tecnologia + 01 bacharelado + 05 licenciaturas. Realização de protocolo de reconhecimento dos cursos; Reunião realizada na SERES/MEC pela Reitora pedindo agilidade no processo de reconhecimento; Envio de documentos para a SERES/MEC expondo a situação dos cursos do IFAC; Identificação dos motivos dos constantes cancelamentos das comissões de avaliação; Envio de documentos ao INEP com orientações sobre as especificidades locais de deslocamentos; Reunião no INEP sobre os constantes cancelamentos das avaliações; Realização de reuniões nos Campus para alinhamento e orientações sobre o processo de reconhecimento de curso.

16 Protocolo de reconhecimento Plataforma e-MEC  02 Cursos avaliados com sucesso: Logística (CRB) e Química (CXA)  05 cursos com avaliação in loco agendada:  Gestão Ambiental (CXA);  Licenciatura em Ciências Biológicas (CRB);  Licenciatura em Matemática (CCS);  Agroecologia (CCS)  Licenciatura em Física (CSM)

17  05 cursos aguardando agendamento de avaliação in loco:  Processos Escolares (CRB, CCS),  Física (CCS),  Agroecologia (CXA)  Agroindústria (CXA)  02 cursos com protocolo a ser realizado em outubro:  Zootecnia  Sistemas para Internet.

18 Projeto Pedagógico de Curso

19 Projeto Pedagógico de Curso – PPC PLANEJADOREALIZADO Aprovar a 1ª versão de PPC de cada curso 46 PPCs foram aprovados Instituir e capacitar comissões 26 Comissões instituídas e capacitadas, envolvendo 80 docentes Elaboração de documento referência para PPC Adaptação de documento do IFS Em andamento: documento do IFAC de acordo com as nossas necessidades; Capacitar e sensibilizar os gestores de ensino Gestores de ensino capacitados e sensibilizados quanto a importância do PPC.

20 Regularização da alteração das Licenciaturas  Busca de orientações sobre como proceder junto a SERES e ao Fórum de Pró-reitores de Ensino;  Abertura de processo para cada curso e organização dos documentos;  Produção de histórico e justificativa;  Aprovação dos PPCs das Ciências Naturais com Habilitação para Licenciaturas específicas – em parceria com o Campus;  Aprovação de PPCs das licenciaturas específicas – em parceria com o Campus.

21 Processo Seletivo

22 PLANEJADOREALIZADO Realizar Seminário para discutir as formas de ingresso I SEFIN realizado, com a participação de 100 pessoas entre técnicos, docentes e discentes, no final do mês de outubro. COMPROMISSO EM ANDAMENTO:  Proposta em consolidação:  Cursos integrados e subsequentes: via sistema a partir das notas do candidato, com possibilidade de estabelecer pesos de acordo com a natureza do curso.  Ação em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação;  Parceria com o IFRO;  Cursos superiores: manutenção do SISU.  Proeja: definição da política de PROEJA - discussão a ser iniciada, em junho.

23 Hot site do processo seletivo Parceria com a TI e a ASCOM  Apoio a ASCOM e a TI na implantação do Portal do Aluno para o processo seletivo;

24 DEFINIÇÃO DE CURSOS OFERTADOS – EM PARCERIA COM DSDIN E CAMPUS COMO ESTAVAPLANEJADOREALIZADO Campus com até 06 eixos em andamento; Oferta maior de cursos subsequentes em detrimento dos cursos integrados. Discutir os cursos ofertados Discussão realizada nos Campus, conduzida pela Gestão local, a partir de orientações da PROEN e da DSDIN.

25 SOLICITAÇÃO DE CADASTRO DE CURSOS NO CREA

26 PLANEJADOREALIZADO Realizar o cadastro dos cursos no CREA Foram protocolados 16 processos de cadastro de cursos no CREA; Abertura de diálogo com o CREA: A Reitora realizou três reuniões no CREA; Foram dadas orientações sobre os procedimentos a serem adotados pelos alunos de forma que não fiquem prejudicados enquanto o CREA não realiza a análise dos documentos.

27 DIRETRIZES PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE Em parceria com a PROGP e DSDIN PLANEJADOREALIZADO Organizar a contratação de professores levando em consideração os eixos dos Campus e as necessidades reais. Elaboração de instrumentos que permitiu identificar a carga horária dos professores e as reais necessidades dos Campus; Definição de critérios para contratação de novos docentes; Contratações realizadas de acordo com a real necessidade;

28 ESTRUTURAÇÃO DO REGISTRO ESCOLAR EM ANDAMENTO PLANEJADOREALIZADO Estruturar o Registro Escolar, padronizando documentos e organizar fluxos.  Criação da Diretoria de Regulação composta por duas coordenações: Ingresso e Certificação e Registro Acadêmico;  Solicitação e elaboração de TR para aquisição de papel de segurança para diplomas, em parceria com a PROAD;  Diagnóstico dos fluxos e procedimentos adotados atualmente nos Campus;  Estudo dos fluxos e procedimentos nos Ifs;  Estudo sobre a criação da Secretaria Escolar;  Parceria com o IFSC;  Criação da comissão de elaboração dos fluxos e procedimentos dos setores de Registro e Secretaria Escolar;  Apoio a organização da certificação dos alunos;  Análise dos editais de processo seletivo em parceria com os setores de Registro Escolar;  Realização do processo seletivo;

29 Outras ações realizadas:  Estágio obrigatório: elaboração de fluxo, acompanhamento de processos de convênio e assinatura de novos convênios;  O IFAC tem 42 convênios formalizados e 08 em andamento, nos cinco municípios em que atua;  Adesão ao Programa Nacional do Livro Didático – PNLD;  Realização de visita técnica IFRO com o objetivo de conhecer a organização e funcionamento das equipes pedagógicas, com vista a elaboração de plano de ação para fortalecimento dos profissionais da área de Pedagogia.

30  Participação dos TAE-pedagogos no II Encontro de Coordenações Pedagógicas com a temática “O papel da Coordenação Pedagógica nos IFs na Construção da Identidade Institucional”, no IFB.  Capacitação de 01 servidora técnica administrativa sobre organização e realização de concurso.  Aprovação do Regulamento da Carga Horária Docente  Capacitação de servidores da equipe sobre CPA, Registro Acadêmico e reconhecimento de curso.  Colaboração na elaboração no PDTI.  Realização de 04 (quatro) reuniões com diretores de ensino para definição de propostas e organização do trabalho.

31  Participação de 272 estudantes, entre ingressantes e concluintes, dos 05 cursos de licenciaturas ofertados no IFAC no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE.  Execução do PIBID envolvendo os Câmpus Rio Branco, Xapuri, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, com 05 cursos de licenciatura, 65 discentes bolsistas, 11 escolas da rede estadual.  Participação no Fórum de Pró-reitores de Ensino – FDE, vinculado ao CONIF.  Participação no REDITEC – 3 experiências exitosas apresentadas no evento estão em discussão no IFAC (Registro Escolar, PIDIB e Projetos de Ensino)  Aprovação de Regulamento de cursos FIC

32 Percalços que trouxeram grandes prejuízos as ações da Pró-reitoria de Ensino:  Diversidade de calendários letivos, com férias docentes em períodos diferentes:  Janeiro e parte de fevereiro – Sena Madureira, Xapuri, Baixada do Sol;  Parte de fevereiro e março – Rio Branco e Cruzeiro do Sul.  Atraso na liberação do orçamento da União;

33 EM ANDAMENTO – em parceria com os Campus  Minuta de Regulamento de Estágio Supervisionado nas licenciaturas  Minuta de Regulamento de criação de cursos  Documento orientador sobre PPC para cursos técnicos e PPC para cursos superiores;  Reformulação da Resolução de NDE dos cursos superiores  Reformulação de Resolução do Conselho de Classe  Construção da Política de Nivelamento – finalizar em junho/ julho;  Realização do Educacenso e CENSUP.  Acompanhamento da avaliação in loco dos cursos superiores.  Realização do 1º Seminário com pedagogos do IFAC, visando o fortalecimento das equipes pedagógicas.

34 Principais Ações para 2015 em parceria com os Campus  Reformulação da ODP (Campus e ASCOM): junho a agosto  Instrução Normativa  Minuta: separação de cursos técnicos e cursos superiores  Transparência e publicidade: site  Regras claras e precisas  Alinhamento dos PPCs (Campus) – junho a dezembro.  Elaboração das Diretrizes Curriculares Institucionais;  Conclusão do documento orientador para organização dos PPCs;  Elaboração de Instrução Normativa com as orientações, procedimentos e prazos.  Reformulação dos PPCs

35 Principais ações para 2015 em parceria com os Campus  Capacitação: NDE, CPA e NAPNE;  Elaboração de documento com atribuições de coordenadores de cursos superiores e eixos;  Discussão sobre a coordenação de eixos;  Estruturação e capacitação do setor de Registro Escolar, com assessoria do IFSC;  Apoio a TI na implantação do sistema acadêmico;  Apoio a ASCOM na alimentação do hot site do processo seletivo;  Estruturação, com apoio da TI, do sistema para processo seletivo 2016;

36  Ampliar a oferta para 2016;  Reformulação da resolução de Ações Afirmativas;  Parceria com a SEE, em discussão, para fortalecimento do NAPNE;  Discussão sobre a política de PROEJA – em parceria com os Campus e a PROEX;  Fortalecimento da oferta de cursos FIC em parceria com a PROEX;  Publicação de Edital de projetos de ensino;  Fortalecimento do PIBID;  Realização do 1º seminário do PIBID. Principais ações para 2015 em parceria com os Campus

37 Obrigada a tod@s! Estamos a disposição: proen@ifac.edu.br 2106-6850 proen@ifac.edu.br


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