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Aline Cordeiro Veiga Vitório Anna Grazielle Barreto Mendes Cláudio Antônio Machado Conceição Filipe Carneiro Rios Luanne Ferreira da Silva.

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2 Aline Cordeiro Veiga Vitório Anna Grazielle Barreto Mendes Cláudio Antônio Machado Conceição Filipe Carneiro Rios Luanne Ferreira da Silva

3 “Diz respeito a todos os processos de sequencialização que asseguram (ou tornam recuperável) uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorrem na superfície textual.” Beaugrande & Dressler (1981)

4  Exemplo de texto coerente mas não coeso:  “Acordou. Levantou. Comeu. Bebeu. Saiu. Dirigiu. Trabalhou. Chegou. Durmiu.”  Exemplo de texto coeso mas não coerente:  “Gustavo viajou, porém o dia ficou claro. Edilson foi para a faculdade de carro porque Greice tomou banho de piscina.”

5  Referência: A referência, na verdade, são itens que não podem ser interpretados semanticamente por si próprios, mas remetem a um outro objeto responsável pela sua interpretação. Ao primeiro objeto se chama Pressuponentes e ao segundo Pressupostos.

6 Referência Situacional Textual Exórica Endofórica Anáfora Catáfora

7 A Referência ainda pode ser classificada em:  Pessoal: feita por meio de pronomes pessoais e possessivos. Ex: Claudio e Cleverson fizeram ótimas provas. Eles estudaram bastante.  Demonstrativa: feita por meio de pronomes demonstrativos e advérbios indicativos de lugar. Ex: Realizara todos os seus sonhos, menos este: o de ser juíza.  Comparativa: feita por via indireta através de identidades e similaridades. Ex: O exercício que o professor passou é igual ao de ontem.

8  Substituição: Consiste na colocação de um item em lugar de outro elemento do texto ou da oração inteira. Ex: Eduardo comprou um carro novo e Felipe também.  Elipse: é a omissão de uma expressão recuperável pelo contexto. Ex: José Wilson foi ao bar, onde [ ] encontrou muitos amigos.

9  Conjunção: Permite estabelecer relações significativas específicas entre orações ou elementos do texto. Tais relações são feitas através de conectores e partículas de ligação como e, mas, depois, assim, etc. Ex: Todos foram para a quadra depois que terminou a aula.

10  Coesão Lexical: É obtida por meio de dois Mecanismos; - Reiteração: se faz com a repetição do mesmo item lexical ou através de sinônimos, nomes genéricos. Ex: O professor viajou para o exterior. O professor levou consigo a sua família. (Mesmo item lexical) Ex: Uma menininha me pediu dinheiro. A garota parecia desesperada. (Sinônimo) - Colocação: consiste no uso de termos pertencentes a um mesmo campo significativo. Ex: Houve um grande acidente na estrada. Dezenas de ambulâncias transportaram os feridos para os hospitais da cidade mais próxima.

11  Coesão Referencial A superfície do texto pode ser chamada de Forma Referencial ou Remissiva; O universo textual também é chamado de Elemento de Referência ou Referente Textual;

12  Coesão Referencial A remissão pode ser feita através de Anáfora (para trás) ou Catáfora ( para frente); Ex1: Luanne subiu as escadas da FAN correndo.Lá em cima ela esbarrou-se com Aline. (anáfora) Ex2: Ela era muito divertida, a nossa prof. Livia! (catáfora)

13  FORMAS REMISSIVAS NÃO REFERENCIAIS não fornecem ao leitor/ouvinte quaisquer instruções de sentido, mas apenas instruções de conexão (por exemplo, concordância de gênero e número) podem ser presas ou livres.

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17 FORMAS VERBAIS REMISSIVAS  Algumas formas remissivas livres não- referenciais, verbos como fazer, têm sido denominados na literatura especializada de pro-formas verbais. Porém, tais formas remissivas não costumam vir isoladas e sim acompanhadas de uma forma pronominal do tipo: o mesmo, o, isto, assim, etc.

18 Ex: O presidente resolveu reduzir os gastos da administração pública. Os governantes fizeram o mesmo. Ex: Vou atender ao seu pedido. Mas só o faço porque sou seu amigo.

19 Embora a coesão não seja condição suficiente para que enunciados se constituam em textos, são os elementos coesivos que dão a eles maior legibilidade e evidenciam as relações entre seus diversos componentes.

20  Coesão Sequencial O que é coesão sequencial? Estabelece relações semânticas e/ou programáticas possibilitando o encadeamento, interdependência, entre os elementos do texto, fazendo-o progredir. Para Fiorin (1997) “é a ligação, a relação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto.”

21  Coesão Sequencial Os Conectores contribuem para estabelecer relações lógicas entre as idéias do texto elementos de natureza gramatical (pronomes, conjunções, preposições, categorias verbais), léxica (sinônimos, antônimos, repetições), e mecanismos sintáticos (subordinação, coordenação, ordem dos vocábulos e orações).

22  Coesão Sequencial Vejamos alguns exemplos do uso de conectores: 1. “Luisa Lima de Castro obteve êxito na prova do Enem porque se dedicou ao estudo.” 2. “Estudar exige boa vontade e dedicação, mas o esforço vale à pena.” Os conectores porque e mas estão fazendo ligações entre as orações. O conector porque, no exemplo 1, liga a oração “Luisa Lima de Castro obteve êxito na prova do Enem” à oração subsequente “se dedicou ao estudo”. O conector mas, no exemplo 2, estabelece ligação entre a oração “Estudar exige boa vontade e dedicação” e a oração “o esforço vale à pena”.

23  Coesão Sequencial A Coesão Sequencial divide-se em recorrência ou progressão. Recorrência (sequenciação parafrásica): procedimentos recorrentes, reiteração de termos, estruturas sintáticas e conectivos. ▪ De termos: E o trem corria, corria, corria... ▪ De estruturas: Nosso céu tem mais estrelas Nossas várzeas têm mais flores Nossos bosques têm mais vida Nossas vidas mais amores. ▪ De conteúdos semânticos: Ele vai ficar fora algum tempo, isto é, uns quatro meses. ▪ De recursos fonológicos: O poeta é um fingidor Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.

24  Coesão Sequencial Progressão (sequenciação frásica): Progressão com sucessivos encadeamentos que garantem a continuidade de sentido do texto, sem rodeios ou retornos. Ela se faz compreender através de procedimentos de manutenção temática e de progressão temática (tema e rema). – Manutenção temática: uso de termos do mesmo campo semântico. O desabamento provocou sérios acidentes. Diversas ambulâncias transportaram as vítimas para o hospital da cidade mais próxima. – Encadeamento por justaposição; conexão; relação: Muitos anos depois, eles se encontraram. O torcedor gritou tanto que ficou rouco. João é, sem dúvida, o melhor candidato. Além disso, revela conhecer os problemas do povo.

25 A conexão entre os enunciados são feitas, sobretudo, por certa categoria de palavras que são chamadas de conectivos ou elos de coesão. Mas, é preciso saber que recursos de coesão deve-se usar para expressar no texto a direção discursiva-argumentativa que o locutor quer imprimir no texto ou que direção ele pretenda dar á sua locução (discursos oral ou escrito). Ao escrever, devemos ter cuidado para que os enunciados estejam bem conectados entre si e que escolhamos conectivos para unir nossas idéias e fiar o nosso tecido textual, levando em consideração, nossa intenção discursiva.

26  Disponível em: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, acessado do em 30/10/2010: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/11/04.htm  Disponível em Micropoema, acessado em 01/11/2010: http://micropoema.blogspot.com/2006/04/como-se-conjuga-um-empresrio.html  RABAIOLLI, Maristela. Coesão textual em contraste: escola pública e privada. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. Ano 4, nº. 6, 2006 (www.revelhp.cjb.net).  KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A Coesão Textual. 21. ed., 2ª reimpressão. São Paulo:Contexto, 2009.  FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência textuais. São Paulo: Ática, 2003.

27 a)O acontecimento não foi bom ____ ruim. ( e, nem, mas também) b) Tudo para ele era vencer ____ perder. ( ou, ora, quer) c) O rapaz é bastante inteligente, _____ não terá problemas com a entrevista. ( porque, logo, embora) d)Tudo passou ____ as nuvens do céu. (e, mas, como) e)Chegou cedo ____ adiantar o serviço. ( pois, por isso, a fim de)

28 a)O acontecimento não foi bom nem ruim. ( e, nem, mas também) b) Tudo para ele era vencer ou perder. ( ou, ora, quer) c) O rapaz é bastante inteligente, logo não terá problemas com a entrevista. ( porque, logo, embora) d)Tudo passou como as nuvens do céu. (e, mas, como) e)Chegou cedo a fim de adiantar o serviço. ( pois, por isso, a fim de)


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