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PublicouMarina da Rocha Wagner Alterado mais de 8 anos atrás
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Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado de alunos com deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) numa mesma escola; Alunos SEM diagnóstico apontados como tendo deficiência e TGD; Alunos COM diagnóstico e que não são apontados no censo; Dificuldades para apontar algumas deficiências: Baixa Visão – Deficiência Auditiva/Surdez – TGD – Altas habilidades/Superdotação – Deficiência Intelectual. A questão dos LAUDOS no EDUCACENSO
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Planejamento das ações com previsão de recursos Repasse de recursos e programas públicos voltadas para o público específico da educação especial: o Livro acessível o Salas de recursos multifuncional o Equipamentos e recursos adaptados o Repasse de kits o Oferta do AEE o Autorização de professores, turmas, redução de turmas o Capacitação de profissionais o Etc...
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CADASTRO DA ESCOLA ITEM 37 – DEPENDÊNCIAS EXISTENTES NA ESCOLA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS SANITÁRIO ADEQUADO A ALUNOS COM DEF OU MOBILIDADE REDUZIDA DEPENDÊNCIAS E VIAS ADEQUADAS A ALUNOS COM DEF OU MOBILIDADE REDUZIDA ITEM 44 – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE ITEM 45 – ATIVIDADE COMPLEMENTAR ITEM 46 – MODALIDADES ITEM 41 – QUANTIDADE DE COMPUTADORES PARA USO DOS ALUNOS EXCLUSIVAMENTE NÃO EXCLUSIVAMENTE NÃO OFERECE EXCLUSIVAMENTE NÃO EXCLUSIVAMENTE NÃO OFERECE ENS REGULAR ED ESPECIAL – MOD SUBSTITUTIVA EJA
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CADASTRO DE TURMA ENSINO DA LIBRAS ENSINO DA CAA ESTRATÉGIAS PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ENSINO DO SOROBAN ENSINO DA USABILIDADE E DAS FUNCIONALIDADES DA INFORMÁTICA ACESSÍVEL ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA ESTRATÉGIAS PARA AUTONOMIA NO AMBIENTE ESCOLAR TIPO DE ATENDIMENTO ATIVIDADE COMPLEMENTAR ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) FREQUENCIA SEMANAL 11 22 33 44 55 ATIVIDADES DO AEE ENSINO DO SISTEMA BRAILLE ENSINO DO USO DE RECURSOS OPTICOS ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS MENTAIS TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE MODALIDADES ENS REGULAR ED ESPECIAL – MOD SUBSTITUTIVA EJA DISCIPLINAS DISC VOLTADAS AO ATENDIMENTO AS NEES LIBRAS Oficina pedagógicaSalas de recursos Turnos de funcionamento
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CADASTRO DE ALUNO ITEM 12a – TIPO DE DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO CEGUEIRA BAIXA VISÃO DEFICIÊNCIA AUDITIVA SURDEZ SURDOCEGUEIRA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA FÍSICA AUTISMO INFANTIL SÍNDROME DE ASPERGER SÍNDROME DE RETT TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ITEM 12 – ALUNO COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO SIM NÃO
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CADASTRO DE DOCENTE ITEM 24 – FUNÇÃO QUE EXERCE NA ESCOLA DOCENTE PROFISSIONAL/MONITOR DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS ITEM 23– OUTROS CURSOS ESPECÍFICO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DOCENTE Turma Professor de apoio AEE - sala de recursos Turma Professor de apoio AEE - sala de recursos REDE ESTADUAL PROFISSIONAL/MONITOR DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS
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Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Consideram-se alunos com deficiência àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
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Apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
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Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
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Deficiente auditivo é como se autodenominam muitos dos surdos adultos, principalmente aqueles que apresentam perda auditiva de leve a moderada, que não se consideram totalmente surdos.
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Pessoas com duas ou mais deficiências de base associada.
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É a alteração da capacidade funcional da visão, decorrente de inúmeros fatores isolados ou associados, tais como: baixa acuidade visual significativa, redução importante do campo visual, alterações corticais e/ou de sensibilidade aos contrastes, que interferem ou que limitam o desempenho visual do indivíduo.
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a deficiência mental é concebida como uma “incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos dezoito anos de idade.” (AAMR, 2006) Transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros. ≠
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