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Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.

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2 Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado de alunos com deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) numa mesma escola; Alunos SEM diagnóstico apontados como tendo deficiência e TGD; Alunos COM diagnóstico e que não são apontados no censo; Dificuldades para apontar algumas deficiências: Baixa Visão – Deficiência Auditiva/Surdez – TGD – Altas habilidades/Superdotação – Deficiência Intelectual. A questão dos LAUDOS no EDUCACENSO

3 Planejamento das ações com previsão de recursos Repasse de recursos e programas públicos voltadas para o público específico da educação especial: o Livro acessível o Salas de recursos multifuncional o Equipamentos e recursos adaptados o Repasse de kits o Oferta do AEE o Autorização de professores, turmas, redução de turmas o Capacitação de profissionais o Etc...

4 CADASTRO DA ESCOLA ITEM 37 – DEPENDÊNCIAS EXISTENTES NA ESCOLA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS SANITÁRIO ADEQUADO A ALUNOS COM DEF OU MOBILIDADE REDUZIDA DEPENDÊNCIAS E VIAS ADEQUADAS A ALUNOS COM DEF OU MOBILIDADE REDUZIDA ITEM 44 – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE ITEM 45 – ATIVIDADE COMPLEMENTAR ITEM 46 – MODALIDADES ITEM 41 – QUANTIDADE DE COMPUTADORES PARA USO DOS ALUNOS  EXCLUSIVAMENTE  NÃO EXCLUSIVAMENTE  NÃO OFERECE  EXCLUSIVAMENTE  NÃO EXCLUSIVAMENTE  NÃO OFERECE  ENS REGULAR  ED ESPECIAL – MOD SUBSTITUTIVA  EJA

5 CADASTRO DE TURMA  ENSINO DA LIBRAS  ENSINO DA CAA  ESTRATÉGIAS PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR  ENSINO DO SOROBAN  ENSINO DA USABILIDADE E DAS FUNCIONALIDADES DA INFORMÁTICA ACESSÍVEL  ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA  ESTRATÉGIAS PARA AUTONOMIA NO AMBIENTE ESCOLAR TIPO DE ATENDIMENTO  ATIVIDADE COMPLEMENTAR  ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) FREQUENCIA SEMANAL 11 22 33 44 55 ATIVIDADES DO AEE  ENSINO DO SISTEMA BRAILLE  ENSINO DO USO DE RECURSOS OPTICOS  ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS MENTAIS  TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE MODALIDADES  ENS REGULAR  ED ESPECIAL – MOD SUBSTITUTIVA  EJA DISCIPLINAS  DISC VOLTADAS AO ATENDIMENTO AS NEES  LIBRAS Oficina pedagógicaSalas de recursos Turnos de funcionamento

6 CADASTRO DE ALUNO ITEM 12a – TIPO DE DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO  CEGUEIRA  BAIXA VISÃO  DEFICIÊNCIA AUDITIVA  SURDEZ  SURDOCEGUEIRA  DEFICIÊNCIA INTELECTUAL  DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA  DEFICIÊNCIA FÍSICA  AUTISMO INFANTIL  SÍNDROME DE ASPERGER  SÍNDROME DE RETT  TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA  ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ITEM 12 – ALUNO COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO  SIM  NÃO

7 CADASTRO DE DOCENTE ITEM 24 – FUNÇÃO QUE EXERCE NA ESCOLA  DOCENTE  PROFISSIONAL/MONITOR DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR  TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS ITEM 23– OUTROS CURSOS  ESPECÍFICO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL  DOCENTE Turma Professor de apoio AEE - sala de recursos Turma Professor de apoio AEE - sala de recursos REDE ESTADUAL  PROFISSIONAL/MONITOR DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR  TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS

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9 Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Consideram-se alunos com deficiência àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.

10 Apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

11 Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

12 Deficiente auditivo é como se autodenominam muitos dos surdos adultos, principalmente aqueles que apresentam perda auditiva de leve a moderada, que não se consideram totalmente surdos.

13 Pessoas com duas ou mais deficiências de base associada.

14 É a alteração da capacidade funcional da visão, decorrente de inúmeros fatores isolados ou associados, tais como: baixa acuidade visual significativa, redução importante do campo visual, alterações corticais e/ou de sensibilidade aos contrastes, que interferem ou que limitam o desempenho visual do indivíduo.

15 a deficiência mental é concebida como uma “incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos dezoito anos de idade.” (AAMR, 2006) Transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros. ≠


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