Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRafael Graça Cabral Alterado mais de 8 anos atrás
2
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010
3
Devido às tantas transformações na sociedade mundial, nos últimos 40 anos, utilizar o livro didático como único recurso, e o professor autoritário, detentor do conhecimento, como verdades absolutas, já estão ultrapassados. São métodos que já não funcionam, mas que ainda se encontram reproduzidos nas escolas.
4
As mídias podem ser utilizadas de forma integrada na implementação de projetos de ensino-aprendizagem voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades e para tornar as aulas de Geografia, de Estudos Regionais e de Sociologia mais dinâmicas e agradáveis. Com isso os alunos do ensino público, se sentirão instigados, curiosos, e sentir-se-ão capacitados a ler e entender o mundo globalizado por estarem inseridos no atual contexto, onde, as TICs e as mídias são as principais ferramentas para a apreensão e difusão do conhecimento. Prof Raquel Marmentini
5
A SEGUIR...
6
Logotipo criado para o Projeto de sensibilização ambiental 7ª série 2009 Trabalho criado por alunos sobre sensibilização ambiental 5ª série 2009 Um blog foi criado para postar os trabalhos realizados por alunos: http://geoeebcarlosfries.blogspot.com/ http://geoeebcarlosfries.blogspot.com/
7
EXPOSIÇÃO NO PÁTIO DA ESCOLA SEMANA DO MEIO AMBIENTE Os painéis foram elaborados a partir da reutilização de material. Papel Paraná, usado anteriormente recoberto com jornais velhos. Gravuras retiradas de jornais velhos. Cartolinas para colagem das gravuras. Desenho dos alunos com lápis de cor e colagens. Madeiras usadas para montagem do suporte dos painéis. Uma camada de verniz para proteger contra as intempéries do tempo.
8
Realização de atividades específicas para cada série; Usa o conteúdo do livro didático para introduzir o tema; Atividades iniciais: Leitura e discussão sobre o tema com o grupo de alunos; proposta de atividades a serem desenvolvidas na sala de informática; orientar passo a passo a pesquisa de imagens e textos a ser realizada em sites de busca da web; postar os trabalhos no blog: http://geoeebcarlosfries.blogspot.com/ http://geoeebcarlosfries.blogspot.com/
9
Alunos do ensino fundamental realizam pesquisa sobre a utilização das mídias, respondem o questionário, analisam os dados, elaboram planilhas e gráficos e postam os resultados em painéis e nos blogs. As novas tecnologias utilizadas: Computador com sistema operacional LINUX Digitação de dados em planilhas eletrônicas para criar os gráficos relativos à pesquisa.
10
USO A INTERNET PARA: ESTUDO, PESQUISA 17 NOTICIAS 10 SITES DE RELACIONAMENTO 9 JOGOS 17 DIVERSÃO 17
11
MÍDIAS EM CASA: RÁDIO 17 TV/VIDEO 17 JORNAIS 8 REVISTAS 8 COMPUTADOR 10 INTERNET 4
12
Laboratório de informática – digitação de textos Biblioteca – seleção de matérias em jornais e revistas
13
Este assunto deu origem a trabalhos excelentes: Leitura e discussão a partir do conteúdo do livro didático; Pesquisa em livros, revistas, e sítios da web Criação de slides (impress e ppt) Socialização em sala de aula com o grupo de colegas da turma; Postagem de questões elaborados pelos grupos de trabalho no blog http://alunosdeprimeira.blogspot.com/ http://alunosdeprimeira.blogspot.com/
15
PROFESSORA E ALUNOS ORGANIZANDO A SALA DE GEOGRAFIA
16
Livros de pesquisa Revistas atuais Mapas e globos Atlas DVDs e CDs Material de pesquisa – informativos Trabalhos de alunos expostos Professora motivada Alunos interessados Aulas agradáveis e dinâmicas
17
Um projeto idealizado por Solange De Carli Lodea, desenvolvido no curso Mídias na Educação pelo grupo de estudos: Neura Meneghini Folmann Raquel Marmentini Solange De Carli Lodea Este projeto foi colocado em prática nas escolas EBM Waldemar Pfeiffer, de Concórdia, e na EEB Carlos Fries, em Ipira, municípios do Estado de Santa Catarina.
18
Por que brincar com as palavras? Por que fazer poesia? Como utilizar as mídias (impressas, internet, vídeo, TV e rádio) para articular uma proposta educativa que desenvolva a criatividade, a imaginação, o gosto pelo aprender a ler e escrever e que desperte a curiosidade de brincar com as palavras fazendo poesia. Como fazer isso?
19
Na prática vivenciada, pela professora Solange, em trabalhos com poesias, já postados no blog http://ebmwaldemarpfeiffer-3s.blogspot.com/ e o projeto Redescobrindo a Cidade, coordenado pela professora Raquel, postados no blog http://raquelescreve.blogspot.com, pode-se partir para a afirmativa de que a poesia é um dos gêneros literários mais distantes da sala de aula e por isto é preciso descobrir formas de aproximar crianças e os jovens deste estilo literário, que falam nas entrelinhas. http://ebmwaldemarpfeiffer-3s.blogspot.com/ http://raquelescreve.blogspot.com
20
Em 5 anos de trabalho na EEB Carlos Fries, ficou evidente que os alunos, sujeitos de seu próprio conhecimento, são autores, criativos, desenvolvem as atividades com entusiasmo e se dedicam à construção de um futuro mais promissor. Estes alunos são interessados, curiosos, usam o tempo a seu favor, se informam e buscam conhecer o mundo, a partir do mundo maravilhoso oferecido pelo uso adequado das mídias. Professora Raquel Marmentini
21
BLOGS CRIADOS PARA POSTAR TRABALHOS DOS ALUNOS http://geoeebcarlosfries.blogspot.com/ http://geoeebcarlosfries.blogspot.com/ http://alunosdeprimeira.blogspot.com/ http://alunosdeprimeira.blogspot.com/ http://redesipira.blogspot.com/ http://redesipira.blogspot.com/ http://ebmwaldemarpfeiffer-3s.blogspot.com/ http://raquelescreve.blogspot.com http://ebmwaldemarpfeiffer-3s.blogspot.com/ http://raquelescreve.blogspot.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.