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Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.

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1 Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património

2 Organização da unidade curricular A unidade curricular abrange duas áreas científicas, a Química e a Física A u.c. funciona ás 4ªfeiras das 17-20h A u.c. funciona em dois módulos. Em cada aula, durante a primeira metade da disciplina será leccionado um dos módulos, por exemplo Química dos materiais e na 2ª metade da disciplina será leccionado o outro módulo, Física dos materiais. Docentes do módulo de Química dos materiais: Maria Eduarda Araújo (coordenador da u.c.) eduaraujo@fc.ul.pteduaraujo@fc.ul.pt Docente do módulo de Física dos materiais: Andrea Parisi (aparisi@fc.ul.pt )parisi@fc.ul.pt

3 Conseguir comunicar de uma forma articulada com cientistas envolvidos na identificação, datação e análise de materiais, relacionados com aspectos vários das ciências da arte e do património (como por exemplo a conservação, o restauro, etc.) Entender conferências, lições, e publicações de natureza científica, relacionadas com tópicos da arte e do património. Ter noção das implicações, como as alterações de natureza química e/ou física, que podem surgir do uso de materiais e métodos, bem como das condições de exposição transporte e armazenamento. Objectivos da unidade curricular

4 Conteúdo programático Módulo de Química dos materiais Classificação da Matéria. Elementos químicos e compostos químicos; átomos, moléculas e iões. A Tabela periódica: números atómico e de massa. Breve nomenclatura de compostos inorgânicos comuns. Massa atómica, massa molar, massa molecular. Acerto de reacções químicas. Modelos atómicos simples e variações das principais propriedades dos átomos e iões na Tabela Periódica. Breve introdução às soluções e unidades de concentração. Breve introdução aos ácidos e bases, pH e sua medição. Titulações ácido-base. Efeitos de ácidos e bases mais relacionados com questões da arte e do património. Trabalho laboratorial relacionado com propriedades dos metais. Introdução ao estudo da Química Orgânica. Elementos mais comuns nas moléculas orgânica e respectivas valências. Formação de ligações simples duplas e triplas. Fórmulas moleculars e de estrutura. Exemplos representativos. Grupos funcionais: fórmula geral de cada grupo funcional. Noções elementares de esterioquímica: isómeros de função, de posição, geométricos e ópticos. Exemplos representativos. Normas básicas de segurança no laboratório de Química.

5 Conteúdo programático Módulo de Física dos materiais Tópicos de Física na Conservação e Restauro; Grandezas Físicas, Sistemas de unidades. Análise dimensional, Conversão de unidades; Conceitos Gerais de Física, Factores de conversão. Conceito de onda electromagnética, O espectro da radiação electromagnética, Conceito de comprimento de onda, período e frequência duma radiação, Energia de uma radiação. Origem e características dos vários tipos de radiação. Estrutura da matéria: Átomo, molécula, substância simples e composto; Modelo clássico do átomo. O átomo de hidrogénio; Transições atómicas; Bandas de energia nos sólidos: Condutores, semicondutores, isoladores. Materiais em Arquitectura: Aulas de laboratório. Traçado de gráficos. Utilização de ficheiros Excel para a construção de gráficos de vários tipos. Obtenção de dados a partir dos gráficos.

6 Avaliação para o a no lectivo 2015-2016 Critérios de avaliação 1.A disciplina é formada por dois módulos: módulo de Química e módulo de Física 2.A avaliação da disciplina consta de um exame final e de trabalhos realizados ao longo do semestre. O modo de avaliação e a percentagem de cada elemento de avaliação é estabelecido em cada módulo entre o professore e os alunos na primeira aula do módulo. 3.A aprovação na disciplina implica classificações iguais ou superiores a 10 valores na média dos dois módulos. A aprovação na disciplina implica classificações iguais ou superiores a 8,0 valores em cada um dos módulos. 4.Os alunos poderão beneficiar de um bónus em cada módulo que terá um valor de 0,5 valores pela participação e comportamento nas aulas. Este bónus será concedido a todos os alunos que satisfaçam simultaneamente as condições 3 e 4. 5.Na segunda data de exame, e na época de recurso, os alunos podem, se quiserem, ser avaliados apenas ao módulo (Física ou Química) em que não tiveram aprovação na primeira data (podendo também melhorar a nota). Estas regras só são válidas para o corrente ano lectivo

7 Internet / Moodle http://moodle.fc.ul.pt/http://moodle.fc.ul.pt/ (procurar a disciplina na lista correspondente ás disciplinas FCSE e entrar como “visitante”

8 Bibliografia principal “Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics”, R. A. Serway e J. W. Jewett, Jr., 7ª edição (Thomson, Brooks/Coles), 2008. Química: Princípios e Aplicações, Daniel Reger, Scott Goode, Edward Mercer, Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1997 (ou outra edição qualquer). Química : Princípios de Estrutura e de Reactividade Alberto Romão Dias, Maria Matilde Marques, Universidade Aberta, Lisboa 1996 ISBN: 972-674-198-X (páginas 271-295)


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