Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLeandro Estrela Aleixo Alterado mais de 9 anos atrás
1
QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS: História da IPB.
Presb. Josimar Santos Rosa
2
1. Introdução 1.1 - A primeira tentativa de implantação do presbiterianismo no Brasil, ocorreu com a Invasão dos Franceses no Rio de Janeiro, sob o comando do militar aventureiro Nicolas Durand de Villegaignon. 1.2 - Como segunda tentativa, a chegada dos holandeses no Nordeste por volta do Século XVII, começando por Recife e Olinda, não evoluindo por força da expulsão dos mesmos. 1.3 - Já a terceira tentativa se fez através do Rev. James Cooley Fletcher em 1851, nos tempos de D. Pedro II, ampliando com a chegada ao Brasil em do Rev. Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah P. Kalley.
3
2. Implantação do Presbiterianismo
2.1 - A base para a implantação do presbiterianismo no Brasil, resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton. 2.2 – Foi alcançado por um reavivamento em 1855, que resultou em sua pública profissão de fé e ingresso no Seminário de Princeton. 2.3 – O despertamento pela obra missionária no exterior, aconteceu após um sermão do conhecido teólogo Charles Hodge.
4
2.4 – Dois meses após sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro no dia 12/08/1859, com 26 anos de idade. 2.5 – Em 22/04/1860, Simonton dirigiu o primeiro culto em português. 2.6 – A organização da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, ocorreu em 12/01/1862, quando Simonton recebeu os primeiros membros. 2.7 – Casou-se com Helen Murdoch Simonton, com quem teve uma filha que recebeu o nome da mãe. 2.8 – Faleceu em 1867, com 34 anos, quando já estava viúvo a 3 anos.
5
2.9 – Simonton foi um dos pioneiros, um estadista, um diplomata e um visionário na vida da recém-criada denominação reformada e calvinista no Brasil Império em 2.10 – Como historiador o Rev. Júlio Andrade Ferreira registrou sobre Simonton: “...homem de Deus e pioneiro da fé.”
6
3. Ministério de Simonton – 1859-1867
3.1 - Aprendeu a falar e a escrever em português. 3.2 - Recebeu 80 pessoas por Pública Profissão de Fé e Batismo. 3.3 - Organizou a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, a primeira no Brasil. 3.4 Organizou a primeira escola confessional.
7
3.5 – Fundou o primeiro Jornal Evangélico no Brasil, a Imprensa Evangélica.
3.6 – Organizou o Presbitério do Rio de Janeiro, em 16/12/1865. 3.7 – Fundou o primeiro Seminário Teológico do Brasil. 3.8 Escreveu vários sermões, artigos, folhetos e parte de um comentário do Evangelho de Mateus.
8
4. Conversão e expansão 4.1 – O Rev. José Manoel da Conceição, um ex-sacerdote tornou-se o primeiro ministro do evangelho ordenado. 4.2 – Outras igrejas foram organizadas em São Paulo, Brotas, Rio Claro, Lorena, Borda da Mata (Pouso Alegre) e Sorocaba. 4.3 – De forma incansável visitou dezenas de vilas e cidades no interior de São Paulo, Vale do Paraíba e sul de Minas, pregando o evangelho da graça.
9
5.Principais colaboradores
5.1 – Rev. Alexander L. Blackford, cunhado do Rev. Ashbel Green Simonton. 5.2 – Rev. Francis J. C. Schneider, trabalhou entre os imigrantes alemães. 5.3 – Rev. George W. Chamberlain, grande evangelista. 5.4 – Alunos do Seminário Primitivo – Antônio Bandeira Trajano, Miguel Gonçalves Torres, Modesto Perestrello Barros de Carvalhosa e Antônio Pedro de Cerqueira Leite.
10
6. Desafio “Quem me dera um coração totalmente de Cristo.”
11
Muito Obrigado! Fim
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.