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A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.

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1 A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia Araujo

2 A BORDAGEM COMPORTAMENTALISTA B. F. Skinner, fundador da Análise Experimental do Comportamento e do Behaviorismo Radical.

3 C ARACTERISTICAS GERAIS O conhecimento é uma "descoberta" e é nova para o indivíduo que a faz. Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência.

4 H OMEM Estímulo → Resposta = Reflexo ↓ ↓ Meio Homem

5 Reflexo: Comportamento produzido por estímulos do meio. (comportamento não aprendido) Segundo Skinner, a formulação adequada de interações entre organismo e meio deve especificar três aspectos: Ocasião na qual ocorreu a resposta A própria resposta As conseqüências

6 Como o homem se comporta? Como interage com o mundo? Como percebe? Como discrimina? Contigências de reforço: Produz o comportamento através da relação do homem com o meio. Comportamento Operante ação que se tornou mais freqüente, portanto um comportamento aprendido.

7 M UNDO A realidade, para Skinner, é um fenômeno objetivo. O meio pode ser manipulado. O meio seleciona. Devem-se sempre especificar três aspectos:a ocasião na qual a resposta ocorreu, a própria resposta e as consequências reforçadoras.

8 S OCIEDADE - CULTURA Ambiente social: “Uma cultura pode se desenvolver através de uma sequência de fases, a medida que se desenvolvem as contingências, mas podemos formular uma ordem diferente das contingências”.

9 Sociedade Ideal Walden II, retrata uma sociedade ideal, regida pelas leis da engenharia comportamental Relativismo cultural

10 C ONHECIMENTO O conhecimento é o resultado direto da experiência. Skinner preocupou-se com o controle do comportamento observável. Esses processos, para ele, são neurológicos e obedecem a certas leis que podem ser identificadas. O que se pode denominar de ontogênese do comportamento pode ser atribuído ás contingências de reforço.

11 EDUCAÇÃO A educação está intimamente ligada à transmissão cultural pois deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle de mundo/ambiente.

12 O sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, mudanças essas desejáveis e relativamente permanentes, as quais implicam tanto a aquisição de novos comportamentos quanto a modificação dos já existentes.

13 Referindo-se aos reforços naturais, a idéia do homem natural corrompido pela sociedade não é suficiente para os indivíduos se comportarem de maneiras desejáveis.

14 E SCOLA A tradição educativa determina uma educação voltada para o saber, para o conhecimento. A escola é agência que educa formalmente, procura direcionar o comportamento humano ás finalidades de caráter social, o que é condição para sua sobrevivência como agência.

15 E NSINO - APRENDIZAGEM Para os Behavioristas, a aprendizagem pode ser definida como uma mudança relativamente permanente em uma tendência comportamental e/ou na vida mental do indivíduo, resultantes de uma prática reforçada. (Rocha, 1980, p. 28)

16 O ensino, para Skinner, correspondem ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz. O ensino, para Skinner, correspondem ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz. Segundo essa Abordagem, considerando- se a pratica educacional, não há modelos ou sistemas ideais de instruções Segundo essa Abordagem, considerando- se a pratica educacional, não há modelos ou sistemas ideais de instruções

17 P ROFESSOR - ALUNO Aos educandos caberia o controle do processo de aprendizagem, um controle cientifico da educação.

18 METODOLOGIA É UMA CATEGORIA BASTANTE AMPLA NESSA ABORDAGEM, POIS AQUI SE INCLUEM TANTO A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL E ESTRATÉGIAS DE ENSINO, QUANTO FORMAS DE REFORÇO NO RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNO.

19 A INSTRUÇÃO INDIVIDUALIZADA CONSISTE, NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO, NA QUAL SE OBJETIVA A ADAPTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS INSTRUCIONAIS PARA QUE OS MESMOS SE AJUSTEM ÀS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DE CADA ALUNO.

20 SKINNER NÃO SE PREOCUPA EM JUSTIFICAR POR QUE O ALUNO APRENDE, MAS SIM EM FORNECER UMA TECNOLOGIA QUE SEJA CAPAZ DE EXPLICAR COMO FAZER O ESTUDANTE ESTUDAR E QUE SEJA EFICIENTE NA PRODUÇÃO DE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS

21 AVALIAÇÃO A avaliação está diretamente ligada aos objetivos estabelecidos, a partir dos quais serão planejadas e executadas as etapas seguintes do processo de ensino- aprendizagem. Cada aluno progride no seu próprio ritmo em pequenos passos.

22 A avaliação também ocorre no final do processo com a finalidade de se conhecer se os comportamentos finais foram atingidos pelos alunos.

23 CONSIDERAÇÕES FINAIS O meio pode ser controlado e manipulado e, consequentemente,também o homem pode ser controlado e manipulado. O ensino é tratado em função de uma tecnologia que, além da aplicação de conhecimentos científicos à prática pedagógica, envolve um conjunto de técnicas diretamente aplicáveis em situações concretas de sala de aula.

24 Obrigado!!!!!!!!!!!


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