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Gestão de pessoas em ambiente dinâmico

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Apresentação em tema: "Gestão de pessoas em ambiente dinâmico"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Prof. Ms. Leandro Somma Gestão de pessoas em ambiente dinâmico

2 Objetivos: Compreender as tendências da gestão de pessoas. Discutir a gestão por competências e suas ferramentas. Compreender o processo de formação de equipes e seus tipos. Desenvolver a capacidade de liderar. Assimilar a importância do relacionamento interpessoal e a negociação de conflitos nas organizações.

3 Gestão de Pessoas – sinergia para um resultado melhor

4 O que fazer se quando quero duas mãos tenho um ser humano também?
Henry Ford

5 O Ciclo de Transformações das Empresas
AMBIENTE Globalizado Informatização EMPRESAS Fusões Reestruturações Qualidade Tecnologia Terceirizações Clicentrismo PESSOAS Times auto gerenciáveis, multifuncionalidades, líderes Fonte: Associação Brasileira de Recursos Humanos

6 Desafios de mercado Saber lidar com várias demandas ao mesmo tempo;
Saber lidar com várias culturas ao mesmo tempo; Estar ligado a resultados; Saber lidar com a dualidade; Saber lidar com incertezas.

7 Gestão de Pessoas Consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento e coordenação de pessoas, visando ganhos de produtividade. Integrar as políticas / práticas de gerenciamento das pessoas às estratégias de negócio das organizações. Alcançar equilíbrio na satisfação dos objetivos organizacionais e individuais das pessoas que compõe a equipe de trabalho.

8 Quais características o Gestor de Pessoas deve ter hoje?

9 O Gestor de Pessoas nas organizações deve ter...
Adaptabilidade; Análise crítica; Boa comunicação oral e escrita; Bom humor; Capacidade analítica e de discernimento; Capacidade de negociar prazos; Capacidade de se relacionar com clientes e fornecedores (internos e externos)

10 O Gestor de Pessoas nas organizações deve ter...
Compromisso com resultados; Coordenação de grupos interdisciplinares; Dinamismo; Disposição para o aprendizado; Domínio de sistemas de informações gerenciais; Empreendedorismo; Facilidade para se integrar;

11 O Gestor de Pessoas nas organizações deve ter...
Flexibilidade; Facilidade de relacionamento; Habilidade para administrar conflitos; Habilidade para trabalhar em equipe;

12 O Gestor de Pessoas nas organizações deve ter...
Inovação; Integridade; Liderança; Planejamento, metas, objetivos; Qualidade no atendimento; Tolerância sob pressão; Visão estratégica; e Visão holística.

13 Seu Papel.... Atrair Reter desenvolver Pessoas

14 Velho Papel Controlar Mistérios e Segredos
Ele é quem avaliava o funcionário Ser o responsável pelo Clima Departamento Fechado Treinamentos Gerais

15 Novo Papel Propor, definir e garantir... Foco na Carreira
Dar Suporte ao colaborador Remuneração Participativa Foco na Diversidade e nos Talentos Foco nas Competências

16 Tendências da Gestão de Pessoas...

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19 O Desenvolvimento da Gestão de Pessoas

20 A Moderna ARH – Gestão de Pessoas – procura tratar as pessoas como pessoas e simultaneamente como importantes recursos organizacionais, rompendo a maneira tradicional de tratá-las meramente como meios de produção.

21 RELAÇÃO DE SIMBIOSE conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

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23 Qual o papel de RH neste contexto?
Mudança de conceito: de órgão destinado a fazer cumprir exigências legais a órgão de consultoria interna e orientação global; Eterno militante por melhores condições de trabalho; Aliança estratégica e parceria com as gerências de linha.

24 Quais os Fatores Críticos de Sucesso nos dias atuais?
Escolha apenas uma alternativa

25 Fatores Críticos de Sucesso
Os gestores de pessoas devem estar preparados para: Levantamentos de riscos; Desenvolvimento de lideranças; Planos de comunicação; Alinhamento Organizacional; Tranferência de conhecimentos aos demais; Educação e capacitação. Competências

26 + PERFIL GERENCIAL Sólida base Conceitual e técnica
Gerenciador de resultados + Domínio de ferramentas Líder Coach

27 Para pensar... Método de gestão “significa o conjunto de práticas administrativas colocadas em execução pela direção de uma empresa para atingir os objetivos que tenha fixado”. Para que isso ocorra de forma perfeita, os sistemas de avaliação e controle de resultados, bem como sua política de gestão de pessoas, disponíveis em sua estrutura, devem refletir os valores e filosofia pregados pela organização.

28 Para pensar... A forma de gerir, ao longo do tempo, vem mudando e provocando desconforto entre as práticas de gestão utilizadas e as necessidades da empresa moderna e do novo contingente humano que passa a ocupar seus quadros. A realidade é que a forma de gerir pessoas, adotada pela maioria das empresas, não é adequada ao que se está vivendo no mundo organizacional. Mais do que tudo, compreender e saber aplicar novos conceitos em termos de gestão de pessoas fará a diferença entre as empresas competitivas e equilibradas, onde o “algo a mais” passa a ser o capital intelectual.

29 Para pensar... Essa concepção de nova gestão implica em reconhecer que: A empresa não tem como criar uma única função ou sistema para orientar o comportamento das pessoas, mas pode propor um modelo que contemple suas expectativas sobre como esse comportamento deve ocorrer. Os comportamentos não podem ser produzidos pela organização, porém podem ser estimulados e, portanto, devem ser geridos e não administrados.

30 Pense nisso!

31 Para pensar De acordo com o conteúdo aplicado ao longo do módulo, responda as seguintes questões: Duas principais mudanças que tem afetado as organizações atuais? Duas características que você como gestor de pessoas ainda não possui e que deveria ter ou desenvolver? Seu papel está mais para: Atrair pessoas Reter pessoas Desenvolver pessoas Motivo:


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