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PublicouAdriana Fraga Azevedo Alterado mais de 8 anos atrás
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Administração de Atacado, Varejo e Logística
17/06/2008 Administração de Atacado, Varejo e Logística Humberto Klein Marcelo Zaidan
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Logística De acordo com Kotler (1998, p.516)“A logística de mercado envolve planejamento, implementação e controle dos fluxos fixos de materiais e bens finais, dos pontos de origem aos pontos de uso”
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Função da logística Coordenar as atividades de fornecedores, compradores, fabricantes, profissionais de marketing, participantes de canal e consumidores.
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Decisões de logística Processamento de pedido Armazenagem Estoque
Transporte
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“Push” e “Pull” Push – fabricante procura empurrar ou impulsionar seus produtos até o consumidor Pull – fabricantes procuram ouvir o cliente, saber suas prioridades e responder a essas solicitações
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Custo de logística L = T + FA + VA + CV L = custo total de logística
T = custo total de frete FA = custo fixo de armazenagem VA = custo variável de armazenagem CV = custo total de vendas perdidas
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Logística X lojas virtuais
Pode-se comprar praticamente qualquer coisa pela Internet Não se pode desmaterializar produtos Vendas virtuais usarão conceitos de logística para as entregas
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ATACADO O Atacado inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para recenda ou uso industrial.” (KOLTLER,1998, p.511)
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Funções do atacado Venda e promoção Compra e formação de sortimento
Quebra de lotes de compra Armazenagem Transporte Financiamento Risco Informações de mercado Serviços de administração e consultoria
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Tipos de atacado (FGV) Atacado de balcão – oferece grande sortimento e pouca variedade, e as vendas ocorrem apenas internamente. Atacado de distribuidor – possui vendas externas e uma linha de produtos sortida. Atacado de auto-serviço - sistema de auto-serviço e vendas somente à vista.
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Distribuidora MARTINS
SAM’S MAKRO
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Tipos de atacadista (Kotler)
Atacadistas puros – empresas independentes que assumem posse dos bens que vendem Corretores e agentes – não assumem propriedade, apenas facilitam a compra e venda Filiais e escritórios de fabricantes - Varejistas e atacadistas diversificados – tipos especializados de atacadistas
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Atacadistas puros Atacadistas que prestam serviços plenos
-atacadistas comerciais -distribuidores industriais Atacadistas que prestam serviços limitados -atacadistas do tipo “pague e leve” -atacadistas volantes -atacadistas intermediários -atacadistas especializados -cooperativas de produtores -atacadistas de mala direta
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Corretores e agentes Corretores Agentes -agentes de fabricantes
-agentes de venda -agentes de compra -agentes comissionados
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Filiais e escritórios de fabricantes de venda
-Filiais e escritório de vendas -Escritório de compras
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Concorrência do atacado
No Brasil existe uma concentração crescente do atacado nas mãos de poucos. Motivo: falta de modernização e adaptação.
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Decisões do atacado Mercado-alvo Sortimento de produtos e serviços
Preço Promoção Localização
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VAREJO Segundo Kotler (1998), o varejista é aquele que realiza a venda para os consumidores finais. As vendas são feitas principalmente por unidade ou pequenos lotes.
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Tipos de Varejistas Varejo com lojas Varejo sem lojas
Organizações varejistas
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Varejos com lojas - Manhattan - Angeloni Beira-Mar
Empórios e mercearias - Manhattan Supermercados - Pão de Açúcar; Carrefour Superlojas - Angeloni Beira-Mar
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Varejos com lojas - Select; AM PM; Star Shop Lojas de conveniência
Padarias Lojas de desconto - Econ; Balaio Lojas especializadas - Drogarias; Joalherias; Ópticas
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Varejo com lojas - Extra; Big - Algumas do Extra e do Big
Hipermercados - Extra; Big Supercenters - Algumas do Extra e do Big Lojas de departamentos - Mappin; Mesbla Loja âncora - Renner
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Varejo com lojas - C&A; Pernambucanas; Riachuelo - Casas Bahia
Magazine - C&A; Pernambucanas; Riachuelo Lojas Especializadas em categorias - Casas Bahia Clubes Atacadistas - Sam’s Club
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Varejo com lojas Pontas de Estoque Varejistas de preço único
- Lojas de R$1,99
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Varejo sem lojas - Avon; Natura - Assinatura de revistas Venda direta
Venda por catálogos e mala direta - Assinatura de revistas Televendas - Cartão de crédito
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Varejo sem lojas - Máquina de refrigerante
Venda pela televisão - Polishop Máquinas de venda - Máquina de refrigerante Marketing direto integrado - Mala direta acompanhada de telefonema ou visita
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Organizações de varejo
Varejistas independentes Redes corporativas - Wal Mart; Casas Pernambucanas Rede voluntária
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Organizações de varejo
Cooperativa de varejista - Projeto Sincovagas Franquias - McDonald’s; O Boticário; Pizza Hut
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Decisões de varejo Definição de público-alvo; Localização; Preço;
Propaganda e promoção; Variedade
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Atacado X Varejo Mercados atendidos Tamanho das compras
Métodos de operação Área atacadista Custo das mercadorias
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Exercícios Baseado nas decisões de varejo, quais ações deveriam ser definidas em cada variável para abertura de um nova loja de magazine na região da Trindade.
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