A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais."— Transcrição da apresentação:

1 proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais

2 uma equipe elaborou esta proposta entre maio e dezembro de 2005 pensando em valores e objetivos, razões e possibilidades

3 a proposta foi aprovada pelos 23 participantes. em 23 de setembro de 2006 numa reunião para qual todos os casais encontristas foram convidados individualmente Entende-se, então, que os slides apresentados em seguida mostram não somente os resultados da elaboração, porém descrevem como o trabalho com os Casais e para casais deve ser realizado. Considera-se que alterações acontecerão conforme as necessidades depois das primeiras experiências concretas.

4 Relacionamento do casal Compreensão dos limites de cada um VALORES Reflexão Amizade Vida espiritual Crescimento consciente Oportunidade Convívio Ética

5 Objetivos principais Encontro comigo Encontro contigo Encontro com Deus Encontro para o futuro

6 Objetivos concretos Oferecer oportunidades de aprimoramento pessoal, intelectual, emocional e espiritual, através da troca de idéias e experiências, numa convivência fraterna. Possibilitar aos casais uma reflexão sobre a vida a dois, com objetivo de reavivar e/ou fortalecer o relacionamento. Propiciar ao casal tempo e espaço para conversar e trocar idéias com vistas a fortalecer o diálogo. Criar oportunidades para integração entre os casais, criando ou fortalecendo amizades entre casais com objetivos comuns. Oferecer momentos de espiritualidade, respeitando a confessionalidade dos participantes. Proporcionar a cada participante momentos de reflexão com vistas ao desenvolvimento pessoal e à auto-realização. Criar espaço para troca de idéias sobre o trabalho com casais e outros assuntos de interesse comum, bem como oportunizar a convivência entre os casais.

7 Propiciar momentos de convivência entre casais com objetivos comuns. Oportunizar situações de lazer e integração entre os casais. Contribuir para formar um fundo de caixa para pequenas despesas. Promover a integração entre os casais. Arrecadar fundos para viabilizar o trabalho com os casais. Propiciar momentos de integração entre os familiares e espaços de convivência com outras famílias. Objetivos concretos Oportunizar condições de crescimento pessoal, interação entre o casal e com outros casais. Proporcionar o fortalecimento da vida comunitária e espiritual. Criar e aperfeiçoar os meios de comunicação entre os Casais. Propor formas de captar recursos para o trabalho.

8 como realizar Equipe de Encontros de Casais Equipe de Reencontros Equipe de Encontros com família Equipe de comunicação Equipe de finanças Equipe de eventos Entendeu-se que uma equipe só não tem condições para ter todos estes objetivos sempre em mente e, menos ainda, realizar um trabalho que os considere. Ficou, então, combinado a criação das seguintes equipes, que não precisam ser formadas de uma vez só, nem ter o mesmo número de participantes.

9 como realizar As equipes escolherão do seu meio um/a coordenador/a que, junto com as/os das outras equipes, formará a chamada Equipe de Coordenadores. A composição destas equipes far-se-á conforme a vontade de pessoas, não necessariamente de casais, participantes dos Casais. Para garantir um bom “funcionamento” do trabalho todo será eleito, numa Reunião Ampla dos Casais, um/a Coordenador/a Geral, quais atribuições serão explicadas mais tarde nesta apresentação.

10 Estruturação Casais participantes Equipe de Encontros de Casais Equipe de Reencontros Equipe de Encontros com família Equipe de comunicação Equipe de finanças Equipe de eventos Coordenação Geral ↕↕↕↕↕↕ ↕ Equipe de coordenadores (um/a de cada equipe)

11 as equipes Para concretizar todo trabalho os objetivos concretos foram relacionados às equipes imaginadas e pensou-se em atividades específicas, atribuições e tarefas, responsabilidades, recursos necessários e idéias para a avaliação, além de considerações gerais para uma ou outra equipe. Estas descrições, entendem-se como proposta. Pode-se acrescentar ou diminuir conforme as experiências vivenciadas no futuro. Apresentamos, neste momento, basicamente os objetivos das equipes e só em duas ocasiões as atribuições e as idéias para avaliação. As demais descrições estão em outro documento, também acessível pelo portal dos Luteranos.

12 EQUIPE DE ENCONTROS DE CASAIS ObjetivosAtribuiçõesAvaliação Nº de integrantes: 6 casais – Pré-requisitos: um pastor ou pastora; uma pessoa com habilidades musicais; e uma com características para trabalhar com recreação e dinâmicas de grupo. Outros dons necessários: alguém com facilidade de redigir, outro com noções de orçamento e finanças e uma pessoa com facilidade na área de comunicação, para contatar novos integrantes para a Equipe. Duração do mandato: 2 anos, sendo que no segundo, já atuará acompanhado de seu substituto. 1. Proporcionar a cada participante momentos de reflexão com vistas ao desenvolvimento pessoal e à auto-realização. 3. Propiciar ao casal tempo e espaço para conversar e trocar idéias com vistas a fortalecer o diálogo. 5. Oferecer momentos de espiritualidade, respeitando a confessionalidade dos participantes. 2. Possibilitar aos casais uma reflexão sobre a vida a dois, com objetivo de reavivar e/ou fortalecer o relacionamento. 4. Criar oportunidades para integração entre os casais, criando ou fortalecendo amizades entre casais com objetivos comuns.

13 EQUIPE DE REENCONTROS ObjetivosAtribuiçõesAvaliação 1. Proporcionar momentos de reflexão com vistas ao desenvolvimento pessoal e à auto-realização. 3. Criar espaço para troca de idéias sobre o trabalho com casais e outros assuntos de interesse comum, bem como oportunizar a convivência entre os casais. 2. Oferecer oportunidades de aprimoramento pessoal, intelectual, emocional e espiritual, através da troca de idéias e experiências, numa convivência fraterna.

14 EQUIPE DE ENCONTROS COM FAMÍLIA ObjetivosAtribuiçõesAvaliação 1. Propiciar momentos de integração entre os familiares e espaços de convivência com outras famílias. 3. Proporcionar o fortalecimento da vida comunitária e espiritual. 2. Oportunizar condições de crescimento pessoal, interação entre o casal e com outros casais.

15 EQUIPE DE EVENTOS ObjetivosAtribuiçõesAvaliação 1. Propiciar momentos de convivência entre casais com objetivos comuns. 3. Contribuir para formar um fundo de caixa para pequenas despesas. 5. Arrecadar fundos para viabilizar o trabalho com os casais. Obs.: grandes eventos que precisam do envolvimento das demais equipes. 2. Oportunizar situações de lazer e integração entre os casais. 4. Promover a integração entre os casais.

16 EQUIPE DE COMUNICAÇÃO ObjetivosAtribuiçõesAvaliação 1. Criar e aperfeiçoar os meios de comunicação entre os Casais.

17 EQUIPE DE FINANÇAS ObjetivosAtribuiçõesAvaliação 1. Assessorar a Coordenação Geral e as demais equipes no controle das finanças. 2. Propor formas de captar recursos para o trabalho.

18 EQUIPE DE COORDENADORES Característica: Inclui a Coordenação Geral e todos os Coordenadores de Equipes. Os/as coordenadores/as das equipes serão escolhidos pelos integrantes das mesmas. ObjetivosAtribuiçõesAvaliação 1. Traçar metas e planejar o trabalho com casais. 2. Coordenar, cada um/a, os trabalhos de sua equipe. 3. Representar os casais junto ao Conselho Paroquial da CECLBH. 1. Definir, em conjunto com as equipes, as atividades com casais. 2. Auxiliar a Coordenação Geral nas tarefas inerentes ao trabalho com casais. 3. Acompanhar o trabalho desenvolvido pelas diversas equipes. 4. Escolher, entre os membros da Equipe de Coordenadores, os representantes dos Casais junto ao Conselho Paroquial da CECLBH. Tanto o/a titular quanto o/a suplente devem ser luteranos. 5. Representar a sua equipe, trazendo as sugestões dos integrantes da mesma e informando-os das decisões da Equipe de Coordenadores. 1. Pelos integrantes das equipes. 2. Pelos próprios coordenadores. Anual

19 COORDENADOR / A GERAL Mandato: preferencialmente, de dois anos. Eleição: em reunião ampla dos Casais. ObjetivosAtribuiçõesAvaliação 1. Integrantes das equipes. 2. Coordenadores de equipes. Anual 1. Coordenar, com o auxílio dos coordenadores de equipe, as atividades dos Casais. 2. Liderar o trabalho com casais. 3. Atentar para que os objetivos do trabalho com casais sejam cumpridos. 1. Promover a integração dos trabalhos das diversas equipes. 2. Preparar e conduzir as reuniões com os coordenadores de equipes. 3. Auxiliar na resolução de conflitos entre os integrantes de equipes e entre uma equipe e outra. 4. Convocar e presidir reuniões abertas dos Casais (assembléias). 5. Assinar cheques e liberar recursos, em conjunto com o/a coordenador/a de finanças. 6. Assinar toda correspondência enviada pelos Casais, em conjunto com o/a coordenador/a da equipe responsável. 7. Zelar para que as principais características dos Casais sejam preservadas: a) ser um grupo ecumênico composto por todos os casais encontristas. b) ser, ao mesmo tempo, um departamento da CECLBH que congrega os casais luteranos.


Carregar ppt "Proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google