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Situação de aprendizagem 2

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Apresentação em tema: "Situação de aprendizagem 2"— Transcrição da apresentação:

1 Situação de aprendizagem 2
PAISAGEM E MEMÓRIA Situação de aprendizagem 2 Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Fundamental – anos finais – 5ª série/6º ano – volume 1 – nova edição Governo do Estado de São Paulo Secretaria da educação Professora Selma Prezotto Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista

2 RECURSO(S) UTILIZADO(S)
FICHA TÉCNICA Conteúdos Conceito de paisagem, mudanças e permanências. Competências e Habilidades Ler e interpretar textos; descrever elementos constitutivos das mudanças e permanências de uma paisagem; produzir conhecimentos por meio de um trabalho de pesquisa e de interpretação dos resultados da pesquisa. Estratégias Elaboração de entrevistas; coleta de depoimentos, produção de textos. RECURSO(S) UTILIZADO(S) Vídeo 1 Entre Rios: a urbanização de São Paulo Ilustração 1 Entrevista Gif 1 Crianças desenhando

3 Etapa prévia Esta situação de Aprendizagem busca trabalhar os elementos de mudança e permanência nas paisagens do bairro ou da cidade, de modo a reforçar o caráter dinâmico desse conceito. Para tanto, propõe um trabalho de pesquisa, realizado por meio de entrevistas e depoimentos, a fim de resgatar um pouco da história do lugar, que está impressa na memória de seus habitantes.

4 ENTRE RIOS A urbanização de São Paulo
Vídeo 1

5 Sondagem inicial e sensibilização
Vocês acham que esse bairro ou essa cidade sofreu muitas transformações nos últimos 20 anos? Que exemplos de transformações vocês poderiam apresentar? Vocês conhecem alguém que tenha testemunhado essas transformações?

6 Apresentação e delimitação da proposta de trabalho
Etapa 1 Apresentação e delimitação da proposta de trabalho

7 Leitura e análise de texto
As histórias que ouvimos referem-se, do início ao fim, a velhos lugares, inseparáveis dos eventos neles ocorridos. A casa, o bairro, algumas ruas, em geral o trajeto para a escola e o centro da cidade são descritos de uma modo dispersivo nas lembranças várias, mas com alguns focos: o Viaduto do Chá, a Catedral, a Rua Direita, o Museu do Ipiranga, o Parque Siqueira Campos, o Teatro Municipal, o Trianon, a Avenida Paulista, a Avenida Angélica, o Jardim da Luz, a Cantareira... Esses lugares são descritos sob os vários pontos de vista [...]. Com todos esses pontos, poderíamos desenhar um mapa afetivo da cidade: São Paulo era familiar como a palma da mão quando duas dimensões eram humanas. Seus velhos habitantes dizem, apontando para a palma da mão: “ali no Gasômetro, a li na Ponte do Bom Retiro, ali na Estação”, como se estivessem vendo tais logradouros, ali adiante... É com satisfação que dizem que muitos desses locais “ainda estão lá”[...].

8 As várzeas tiveram um papel importante na história paulistana
As várzeas tiveram um papel importante na história paulistana. Quando o sr. Amadeu era menino, “tinha mais de mil campos de várzea [...]. Agora tudo virou fábrica, prédios de apartamentos. O problema da várzea é o terreno. Quem tinha um campo de 60 por 120 metros acabou vendendo pra fábrica”[...]. “Se nós vamos procurar na memória quantos jogadores da várzea, de uns 40 anos faz, tinha mais de mil jogadores... Hoje não jogam nem 10% daquilo que jogavam naquele tempo, por falta de campo, de lugar. Não tem onde jogar. Em cada bairro se fazia um campeonato, juntavam dez ou vinte clubes...” A gente dizia “Em que parque vamos jogar?” Não tinha estádio, era campo livre, ninguém pagava pra ver [...]. Quando foi morrendo o jogo da várzea e o futebol de bairro, começou a se concentrar o público nos estádios. Essas observações nos mostram a transformação de um esporte popular em um esporte de massa. E o despojamento dos bairros de suas várzeas pela indústria e especulação imobiliária transformou a fisionomia de São Paulo, afetando para sempre uma dimensão da vida urbana. [...] BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, p.447-9

9 Vocabulário Mapa afetivo da cidade:
A autora afirma que, na São Paulo antiga, os lugares eram inseparáveis dos eventos neles ocorridos. Dessa forma, os lugares da cidade tinham um valor afetivo, ligado a experiências pessoais. O mapa afetivo da cidade é formado pelas experiências que neles ocorreram, simbolizando uma relação de carinho entre a cidade e as pessoas que nela vivem. Esporte popular: Esporte aberto a todos, não sendo preciso pagar nem para praticar, nem para assistir. Esporte de massa: Esporte praticado por profissionais em grandes estádios, com público pagante. Especulação imobiliária: Especulação com o preço dos terrenos. Em São Paulo e em todas as cidades brasileiras existe uma tendência à valorização do preço da terra, e muitas pessoas compram terrenos urbanos apenas para aguardar a valorização e vender mais tarde por um preço mais elevado. Essas pessoas especulam com os imóveis, ou seja, praticam especulação imobiliária. Fisionomia da cidade: Aspecto geral da cidade, que inclui elementos de ordem cultural (tais como costumes e formas de relacionamento entre seus habitantes) e de ordem material (tais como edifícios, praças e avenidas).

10 Preparação das entrevistas
Etapa 2 Preparação das entrevistas

11 Pesquisa de campo No texto de autoria de Ecléa Bosi, pudemos perceber como paisagens antigas, que já foram intensamente transformadas, continuam a existir na memória das pessoas mais velhas. Assim, uma forma de sabermos como eram as paisagens na sua cidade ou no seu bairro é entrevistar pessoas que vivem nesses lugares há muito tempo. No entanto, fazer uma entrevista e analisar os seus resultados é bastante trabalhoso. Por isso, essa atividade deve ser realizada em grupo.

12 Elaboração de questionário
Lembrem-se de que o objetivo é conhecer as mudanças que ocorreram na paisagem. Para isso é importante que vocês perguntem, por exemplo, há quanto tempo a pessoa entrevistada mora na cidade ou no bairro, quais as principais transformações que ocorreram e como afetaram a vida dos moradores. Mesmo sendo um trabalho em grupo, todos os integrantes deverão anotar as questões elaboradas no Caderno do Aluno. Elaborem pelo menos 5 questões, cada membro do grupo deve entrevistar pelo menos cinco pessoas que moram na cidade ou no bairro há pelo menos 20 anos. A primeira coisa a fazer é anotar o nome, a idade e a profissão do entrevistado, depois deve-se aplicar o roteiro de questões desenvolvido pelo grupo e, então, anotar as respostas.

13 Relatório de trabalho Com o resultado das entrevistas, os grupos devem se reunir novamente para elaborar um relatório de trabalho, que será discutido com os demais colegas da classe. O relatório deve conter um título, um resumo do que foi apreendido sobre as transformações na paisagem com os entrevistados, assim como alguns exemplos dessas mudanças.

14 Lição de casa Representam em uma folha avulsa, por meio de desenhos, pelo menos duas transformações importantes que ocorreram nos últimos anos na paisagem da cidade ou do bairro pesquisado. Gif 1

15 Fim


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