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Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem.

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Apresentação em tema: "Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem.
Camila Souza Silva ; Luiz Teixeira Barbosa Neto. Professora Orientadora : Andréa Passos Araujo Castro Centro Educacional Antonio Honorato METODOLOGIA INTRODUÇÃO A Aquaponia é a produção de pescado associada à produção de vegetais, principalmente verduras e legumes. Ela ocorre em processo sustentável, pois todos os recursos utilizados são reaproveitados.O princípio é de que os peixes criados com ração geram dejetos que são aproveitados pelas plantas cultivadas sem solo. O substrato das plantas funciona como filtro biológico transformando a matéria orgânica em sais que são absorvidos pelos vegetais e a água retorna ao viveiro de peixes com qualidade para o seu reuso. Segundo Vasconcellos (1997), a presença, em todas as práticas educativas, da reflexão sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes é condição imprescindível para que a Educação Ambiental ocorra. Dentro desse contexto, a escola torna-se um espaço privilegiado na implementação de atividades que propiciem essa reflexão. E este trabalho tem como finalidade divulgar os resultados que a Aquaponia trouxe a escola estadual de Casa Nova, ao ser abordada na 1ª Feira de Ciências de Educação Profissional do Centro Educacional Antonio Honorato. Dentre os resultados alcançados estão: a formação de cidadãos capazes de viver em equilíbrio com o Meio Ambiente, conscientes da importância da sustentabilidade; a maior aproximação professor-aluno, aluno-escola, entre outros. Iniciou-se com um estudo prévio da literatura para compreensão dos fenômenos que ocorrem na Aquaponia, bem como a sua construção. O sistema foi construído no Centro Educacional Antonio Honorato pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio B sob a supervisão da professora Andréa Passos e conversas com técnicos sobre aquaponia. Os materiais utilizados na construção do sistema foi uma caixa d’água com 500 litros conectada através de um sistema de canos, que usa um motor para fazer a água circular sem parar; hortaliças; Tilápias; Ração para peixes; Mangueira e Cola de silicone . O sistema de cultivo das hortaliças é simples: sobre os canos são plantadas mudas de alface e coentro com quinze dias após a semeadura. Essas mudas são irrigadas com uma mistura formada pela água residuária. Na I Feira de Ciências de Educação Profissional do CEAH os alunos realizarão a exposição do sistema para a comunidade Escolar e para as Escolas convidadas, explicando passo a passo a sua construção e funcionamento. Será sempre enfatizado a possibilidade de ser implantado nas Escolas Públicas e até mesmo se propagar para a casa do aluno, servindo como fonte de hortaliças e peixes.  Alunas do 3º ano B do CEAH Sistema aquapônico Sistema Aquapônico Sistema Aquapônico CONCLUSÕES A construção do sistema aquapônico foi vista como uma ótima estratégia na aprendizagem , pois enfatizou diversos aspectos importantes não só para o ensino da química, como também nas diversas áreas envolvidas, tais quais: físicos e biológicos. Além de contribuir na discussão da importância da sustentabilidade. Outro aspecto bastante relevante observado no trabalho, foi o comprometimento por parte dos alunos que tiveram a oportunidade de construir seu próprio conhecimento. RESULTADOS E DISCUSSÃO A Aquaponia se apresentou como uma inovadora metodologia na aprendizagem, pois com a construção do “SISTEMA AQUAPÔNICO” pode-se compreender a cerca dos conteúdos físicos, químicos e biológicos que estão presentes no sistema, como: a importância das bactérias para o meio orgânico, ciclo do nitrogênio, pH e etc. Além disso, ela propiciou uma maior integração aluno-professor / aluno-escola; gerando um momento oportuno para discutir a importância da sustentabilidade. Pode-se observar a escola como um ambiente privilegiado na implementação de atividades que propiciem a aprendizagem de forma prática, pois além das atividades de sala de aula, foi desenvolvida atividades de campo. REFERÊNCIAS: AQUAPONIA. Disponível em: < Acesso em:14/03/2013. RUY, Rosimari A. Viveiro. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. Disponível em: < Acesso em:14/03/2013.


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