A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1."— Transcrição da apresentação:

1 Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1

2 PRÓTIDOS 2 Os prótidos são compostos quaternários, constituídos por C, H, O e N, podendo conter outros elementos como S, P, Fe, Cu, etc. De acordo com a sua complexidade, os prótidos podem-se classificar em: Aminoácidos, péptidos, proteínas. Os aminoácidos são os prótidos mais simples, constituindo as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas, já que podem ligar- se entre si, formando cadeias.

3 Aminoácidos 3 Fórmula geral: Grupo amina Grupo ácido (Carboxilo)

4 Aminoácidos 4 Existem cerca de 20 aminoácidos que entram na constituição dos prótidos de todas as espécies de seres vivos. Todos eles possuem um grupo amina (NH2 ), um grupo carboxilo (COOH ) e um átomo de hidrogénio ligados ao mesmo átomo de carbono. Existe ainda uma porção da molécula ( R ) que varia de aminoácido para aminoácido.

5 Péptidos 5 Os péptidos são o resultado da união entre dois ou mais aminoácidos, que se efetua através de uma ligação química covalente, denominada ligação peptídica. A ligação peptídica estabelece-se entre o grupo carboxilo de um aminoácido e o grupo amina do outro.

6 Péptidos 6 Ligação peptídica Os péptidos formados por dois aminoácidos denominam-se dipéptidos, os que são formados por três, tripéptidos e assim sucessivamente. As cadeias peptídicas podem ter mais de 100 aminoácidos. As que têm entre 2 e 20 aminoácidos chamam-se oligopéptidos; as que ultrapassam esse nº chamam-se polipéptidos.

7 Proteínas 7 As Proteínas são macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e apresentam uma estrutura tridimensional definida. São moléculas com vários níveis de organização.

8 Proteínas – Estrutura Primária 8 A estrutura primária das proteínas designa uma sequência de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.

9 Proteínas – Estrutura Secundária 9 Várias cadeias podem dispor-se paralelamente e ligar-se entre si por pontes de hidrogénio e formar a estrutura em folha pregueada. As cadeias peptídicas também podem enrolar- se em hélice. Esta forma é a estrutura secundária mais comum

10 Proteínas – Estrutura Terciária 10 A estrutura secundária pode dobrar-se entre si e ficar com uma forma globular. A esta conformação dá-se o nome de estrutura terciária.

11 Proteínas – Estrutura Quaternária 11 Várias cadeias globulares podem estabelecer ligações entre si e formar a estrutura quaternária. Hemoglobina

12 12 Estrutura de uma Imunoglobulina Estrutura da Hemoglobina Estrutura fibrosa do colagénio com a sua tripla hélice

13 A – Estrutura PRIMÁRIA B – Estrutura SECUNDÁRIA C – Estrutura TERCIÁRIA D – Estrutura QUATERNÁRIA 13

14 Tipos de Proteínas 14 As proteínas podem ser formadas apenas por aminoácidos e chamam-se proteínas simples ou holoproteínas. Além dos aminoácidos podem conter uma parte não proteica ( grupo prostético) e chamam-se proteínas conjugadas ou heteroproteínas. De acordo com a natureza química do grupo prostético assim se designam:

15 Funções das Proteínas 15

16 ÁCIDOS NUCLEICOS 16 DNA – Ácido Desoxirribonucleico RNA – Ácido Ribonucleico

17 17 DNA ou ADN ou ARN

18 Bases Azotadas 18

19 Pentoses 19

20 Nucleótidos 20 Monómeros dos Ácidos Nucleicos

21 Nucleótidos 21

22 DNA 22 No DNA as bases ligam-se entre si por complementaridade, isto é : -A citosina de uma cadeia liga-se à guanina da outra cadeia; -- a adenina de uma cadeia liga-se à timina da outra cadeia Quanto à pentose é a desoxirribose. No RNA é a ribose.

23 Comparação entre as estruturas do DNA e do RNA 23

24 24

25 Importância 25 Os ácidos nucleicos comandam todo o funcionamento das células e do organismo porque contêm os genes, nos quais estão inscritas instruções para a fabricação de proteínas. Uma vez que as proteínas enzimáticas catalisam todas as reações vitais, ao controlar as enzimas os ácidos nucleicos controlam, indiretamente, todo o metabolismo. O DNA é capaz de auto duplicar-se, gerando duas cópias idênticas de si mesmo. Essa capacidade possibilita que as instruções genéticas sejam passadas de uma geração para outra. Quer nos seres procarióticos quer nos eucarióticos o DNA é o suporte universal da informação genética; Controla toda a atividade celular; O DNA e o RNA intervêm na síntese das proteínas.


Carregar ppt "Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google