A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Rosebelly Nunes Marques Depto. de Didática

2 Propostas Curriculares e PCNs
Aspectos importantes: Matemática no cotidiano; Formação do cidadão; Desafiar os alunos a encontrar soluções para questões que encontram na vida diária. Estabelecer conexões (conteúdos já construídos e o que precisa aprender).

3 Propostas Curriculares e PCNs
Formas de Ensinar Matemática: “Decorebas” é pouco valorizada; Aproveitar a interação entre alunos; Professor como medidor, organizador, consultor do conhecimento matemático e o aluno como agente da construção do conhecimento.

4 Maneiras de Ensinar Matemática: não há receitas mágicas
Resolução de Problemas; História da Matemática; Novas Tecnologias; Jogos.

5 Blocos temáticos: Eixos norteadores
Números; Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação

6 Objetivos gerais do Ensino da Matemática: os alunos capazes de:
Compreender que os conteúdos matemáticos são meios para entender a realidade; Utilizar os conceitos para investigar e responder questões de sua curiosidade; Estabelecer conexões entre aspectos e conceitos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e forma, ao tratamento das informações;

7 Objetivos gerais do Ensino da Matemática: os alunos capazes de:
Resolver situações-problema a partir de interpretação de enunciados orais e escritos; Desenvolver procedimento para planejar, executar, checar soluções (hipótese), comunicar resultados; Comunicar-se matematicamente;

8 Importância do trabalho em grupo:
Cria proposta de aula diferente; Criação de laços afetivos, interação saudável entre os alunos e também ao professor; Cooperação (incorporar idéias) para busca de soluções; Habilidade de se expressar e compreender o pensamento do colega;

9 Blocos temáticos: Eixos norteadores
Números; Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação

10 Números Para a primeira série: Números naturais (N) e o Sistema de numeração decimal Utilizar os números para expressar quantidade de elementos e sequência; Estratégias para quantificar elementos de uma coleção (contagem, formar pares, agrupamentos, estimativas); Contar em escalas de 1 em 1...., 10 em 10. Ler e escrever, comparar e ordenar números; Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado. Escrita numérica, quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles; Números cardinais e ordinais (contextualização)

11 Números Para a segunda série: Números naturais (N) e o Sistema de numeração decimal Ler e escrever, comparar e ordenar números; Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado; Perceber a grandeza de um número pela quantidade de algarismos e pelos valores posicionais que cada um possui dentro do número.

12 Números Para a terceira série: Números naturais (N) e Racionais (R)
Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número natural dado de qualquer grandeza; Reconhecer números naturais e números racionais no contexto diário (jornais, revistas, filmes, comércio); Ler números racionais de uso frequente na sua representação fracionária e decimal; Reconhecer as regras do sistema de numeração decimal,

13 Números Para a quarta série: Números naturais (N)
Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal; Reconhecer e representar os números racionais; Escrever e comparar (leitura e representação) do números racionais na forma decimal (com vírgula) e fracionária; Identificar e produzir frações equivalentes. Algarismos romanos.

14 Atividades envolvendo números
Rodas de contagem para identificar a quantidade; Formar coleções (figurinhas, adesivos, lacres, botões); Situações que possam diferenciar o significado do número: quantificar, ordenar; Comparação entre duas coleções; Situar pessoas ou objetos: ordenar, identificar a posição; Jogos de trilha com avanço de certo número de casas; Jogos de trocas de coleções (moedas, figurinhas); Construção de cartazes numéricos com dados da sala ou quadros cortados de jornais e revistas para ordenar e comparar os números; Completar um texto utilizando números.

15 Tratamento da Informação
Para a primeira série: Noções de estatística Coletar e organizar informações, por meio de registros pessoais (idade, número de irmãos, meses de nascimento, esportes preferidos); Ler e interpretar tabelas simples; Ler e compreender gráficos de colunas.

16 Tratamento da Informação
Para a segunda série: Noções de estatística Ler e interpretar tabelas simples; Ler e compreender gráficos de colunas. Produção de texto a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

17 Tratamento da Informação
Para a terceira série: Noções de estatística Resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e gráficos de colunas; Interpretar gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos e outros.

18 Tratamento da Informação
Para a quarta série: Noções de estatística Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e gráfico de colunas e barras; Construir gráficos e tabelas contidas em textos jornalísticos e científicos; Identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção utilizando estratégias pessoais.

19 Atividades envolvendo Tratamento da Informação
Leitura e discussão sobre dados relacionados á saúde, educação, cultura, lazer, alimentação, meteorologia, pesquisa de opinião, entre outros, organizados em tabelas e gráficos (barra, setores, linhas, pictóricos) da mídia; Organização de pesquisas com os alunos: preferências, dados físicos, ente outros; Preparação e simulação de jornal em que os alunos constroem tabelas para divulgar as informações de assuntos coletados por eles.


Carregar ppt "Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google