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ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 4

2 Fundamentos da tomada de decisão
Tomar decisões erradas é um risco a que todas as empresas estão sujeitas, inclusive – e sobretudo – as bem-sucedidas. Por isso, é importante o conhecimento de técnicas e ferramentas para auxiliar os administradores a melhorar a qualidade de suas decisões e evitar erros que possam impactar de maneira significativa o desempenho das organizações. Uma decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades, com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.

3 Fundamentos da tomada de decisão
Alguns autores consideram a tomada de decisão como sinônimo de administração e referem-se aos administradores como tomadores de decisão. É o conjunto de decisões que permite à organização resolver os problemas, aproveitar as oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos. Os administradores têm de calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões.

4 Fundamentos da tomada de decisão
CERTEZA ›› Situação na qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível. RISCO ›› Situação na qual não é possível prever com certeza os resultados associados a cada alternativa, mas há informação suficiente para estimar uma probabilidade de que determinado evento venha a acontecer. INCERTEZA ›› Situação na qual a informação sobre as alternativas e suas consequências é incompleta e imprecisa.

5 Tipos de decisão Decisões programadas - Soluções para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle. Decisões não programadas - Soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua.

6 Tipos de decisão Comparação entre decisões programadas e não programadas

7 Processo decisório

8 Processo Decisório Identificação da situação
Todas as decisões derivam da correta identificação do problema ou da oportunidade à qual se pretende responder. Análise e diagnóstico da situação Essa etapa do processo decisório consiste no estabelecimento dos objetivos que se pretende alcançar com a decisão e na análise das causas que estão na origem da situação.

9 Processo Decisório Desenvolvimento de alternativas
Consiste na geração de possibilidades de ação que permitam responder às necessidades da situação e solucionar as causas subjacentes. Podem ser usadas as técnicas: Brainstorming, ou seja, “tempestade de ideias”. Conflito construtivo, ou seja, criação de um clima que facilite a discussão aberta de assuntos. Conflito afetivo - envolve tensões de ordem pessoal.

10 Processo Decisório Avaliação de alternativas
O processo de avaliação começa com a identificação dos principais impactos de cada alternativa na organização: Impacto financeiro. Benefícios. Ativos intangíveis. Tempo. Recursos. Risco.

11 Processo Decisório Algumas das técnicas de apoio ao processo decisório são apresentadas a seguir. ANÁLISE DE PRÓS E CONTRAS ›› É uma técnica de análise das alternativas que consiste na listagem das vantagens e das desvantagens de cada possibilidade de decisão. MATRIZ DE PRIORIDADES ›› Técnica de análise que consiste na construção de uma matriz que permite comparar cada uma das alternativas por meio da atribuição de pesos diferenciados aos critérios de decisão.

12 Processo Decisório ÁRVORES DE DECISÃO ›› técnica de análise que permite a visualização gráfica das alternativas, na qual cada uma delas é representada como o ramo de uma árvore. MATRIZ DE RESULTADOS ›› consiste na construção de uma tabela ilustrativa das várias possibilidades e dos resultados associados a cada uma delas. SISTEMAS ESPECIALISTAS ›› são sistemas computadorizados de apoio à decisão, programados para simular a decisão de um especialista com 20 ou 30 anos de experiência profissional.

13 Processo Decisório Seleção e implementação da melhor alternativa
Os administradores têm que escolher uma alternativa em um contexto de tempo limitado e informação incompleta e probabilística, visto que a decisão dependerá sempre do julgamento e da intuição do administrador. A implementação consiste em um conjunto de ações que possibilitam a realização dos objetivos ou a resolução do problema.

14 Processo Decisório Seleção e implementação da melhor alternativa
Na maioria das decisões organizacionais, o sucesso de sua implementação depende da capacidade do administrador em comunicar de maneira eficaz a decisão aos envolvidos. Ele deve demonstrar compreensão, explicar as razões e declarar suas expectativas quanto a sua escolha.

15 Processo Decisório Monitoramento e feedback
O monitoramento permite a coleta de informações e de feedback sobre a decisão, o que possibilitará avaliar se uma nova decisão ou alguma retificação serão necessárias.

16 O Papel da intuição na tomada de decisão
A intuição pode ser definida como o processo de interpretar e chegar a conclusões sobre uma situação, sem recorrer a um pensamento consciente. Quanto maior o nível organizacional ocupado pelo administrador, maior sua dependência da intuição. A intuição está associada à coragem e à confiança. A intuição é algo pessoal e intransferível.

17 O Papel da intuição na tomada de decisão
As decisões intuitivas são baseadas na reflexão constante, no hábito, na experiência adquirida, na percepção de oportunidades temporal e política, e não só no tratamento de determinados objetivos. Vários estudos têm comprovado que, de modo geral, a intuição produz bons resultados.

18 Estilos na tomada de decisão

19 Estilos na tomada de decisão
ESTILO DIRETIVO ›› é característico de pessoas orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva. ESTILO COMPORTAMENTAL ›› representa uma forma de tomar decisões na qual a principal preocupação é o bem-estar das pessoas. ESTILO ANALÍTICO ›› é representativo de pessoas orientadas para tarefas e com elevada complexidade cognitiva. ESTILO CONCEITUAL ›› é característico de pessoas que tomam decisões socialmente orientadas.

20 A tomada de decisão Organizacional
A tomada de decisão em grupo Vantagens e desvantagens da tomada de decisão em grupo


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