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Ratings Services Regina Nunes Presidente Standard & Poor’s 55 (11) 5501-8936

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Apresentação em tema: "Ratings Services Regina Nunes Presidente Standard & Poor’s 55 (11) 5501-8936"— Transcrição da apresentação:

1 Ratings Services Regina Nunes Presidente Standard & Poor’s 55 (11) 5501-8936 regina_nunes@standardandpoors.com

2 Ratings Services Agenda O que é um rating? O que é um rating? O papel das agências de rating. O papel das agências de rating. Evolução do mercado global Evolução do mercado global Contexto brasileiro Contexto brasileiro

3 Ratings Services O que é um Rating? É uma avaliação da capacidade e da vontade de pagar em dia o principal e os juros de uma obrigação financeira de acordo com as condições estabelecidas.

4 Ratings Services O Rating não é: Uma recomendação de investimento Uma recomendação de investimento Uma avaliação do retorno de investimento Uma avaliação do retorno de investimento Uma auditoria contábil Uma auditoria contábil Uma avaliação de gestão Uma avaliação de gestão Não é um indicador de confiança sobre Investimento Estrangeiro Direto.

5 Ratings Services Rating de - Capacidade de honrar obrigações financeiras na Rating de - Capacidade de honrar obrigações financeiras na Longo prazo - forma e prazo originalmente acordados AAA- Extremamente Forte AAA- Extremamente Forte AA-Muito Forte AA-Muito Forte A-Forte A-Forte BBB-Adequada BBB-Adequada BB BB B CCCEspeculativos CCCEspeculativos CC CC C D-Default já ocorreu D-Default já ocorreu As categorias (longo prazo) de AA a CCC podem receber um sinal de + ou - Perspectiva - negativa, estável, positiva ou credit watch Símbolos de Ratings em Escala Global Ratings de longo prazo em moeda estrangeira e em moeda local, com perspectiva.

6 Ratings Services O papel das agências de rating Fornecer opiniões sobre o risco de crédito; Fornecer opiniões sobre o risco de crédito; Trabalhar sob os princípios básicos de indepedência, objetividade, credibilidade e transparência; Trabalhar sob os princípios básicos de indepedência, objetividade, credibilidade e transparência; “Os investidores têm o direito de saber.” “Henry Varnum Poor 1863”

7 Ratings Services Como o Mercado Utiliza os Ratings Eficiência e Liquidez de Mercado Eficiência e Liquidez de Mercado Padrão para comparação da qualidade dos créditos Padrão para comparação da qualidade dos créditos Instrumento para a determinação dos preços das novas emissões Instrumento para a determinação dos preços das novas emissões Instrumento para o monitoramento do valor Instrumento para o monitoramento do valor Revisão das condições e da estrutura da emissão Revisão das condições e da estrutura da emissão Administração de transações com contrapartidas Administração de transações com contrapartidas

8 Ratings Services Evolução Desregulamentação / Privatização Desregulamentação / Privatização  oportunidades;  grande número de novas empresas; Porém...  Grandes barreiras de entrada: investimento (projetos green field), escala, desvantagem competitiva frente empresas já estabelecidas;  Melhores condições de financiamento para as empresas “incumbent”

9 Ratings Services Evolução (2) Investidores: Investidores:  Euforia em relação às oportunidades após desregulamentação;  Retornos superestimados;  Pouco critério na avaliação de projetos alavancados e não “fully-funded”; Entre 1996 e 1998: grande crescimento do volume de emissões de empresas em categorias “especulativas” de rating; Entre 1996 e 1998: grande crescimento do volume de emissões de empresas em categorias “especulativas” de rating; 1998: mais de US$ 7 bilhões foram emitidos por empresas “high-yield” sem classificação de risco; 1998: mais de US$ 7 bilhões foram emitidos por empresas “high-yield” sem classificação de risco; Desde 1996, 128 empresas “high-yield” do setor acessaram o mercado global de títulos pela primeira vez; Desde 1996, 128 empresas “high-yield” do setor acessaram o mercado global de títulos pela primeira vez; Defaults aumentando já em 1999 Defaults aumentando já em 1999

10 Ratings Services Evolução (3) Volume de Emissões de Empresas “high-yield” & Número de Defaults

11 Ratings Services Ratings Em 1990, 92% dos ratings de empresas de telecomunicações se encontravam nas categorias de “Investment-Grade”; Em 1990, 92% dos ratings de empresas de telecomunicações se encontravam nas categorias de “Investment-Grade”;

12 Ratings Services Ratings (2) Em 2001, este número caiu para 15% Em 2001, este número caiu para 15% Ainda, 20% das empresas do setor estavam em “default” Ainda, 20% das empresas do setor estavam em “default”

13 Ratings Services Brasil

14 Fontes de Fundos Investidores Investidores  Grande expectativa por ativos relacionados às telecomunicações após privatização  Disponibilidade de crédito e liquidez ao setor; Financiamento Financiamento  Boa parte por aporte dos acionistas;  Linhas de crédito junto a bancos e fornecedores;  Boas condições para o acesso do mercado de capitais externo: Câmbio fixoCâmbio fixo Juros mais atraentesJuros mais atraentes  BNDES Linhas de financiamento;Linhas de financiamento; Participação em consórcios vencedores nos leilões;Participação em consórcios vencedores nos leilões;

15 Ratings Services Investimentos Em bilhões de R$ ? Fonte: Anatel

16 Ratings Services Investimentos (2) Ratings – Brasil: Ratings – Brasil:  Perfil de risco está relacionado com agressividade dos planos de negócio; Em milhões de US$

17 Ratings Services Conclusão O perfil financeiro mantido em níveis mais conservadores vem ditando os “sobreviventes” do setor, sobretudo neste momento em que a o mercado é mais avesso a risco e menos líquido; O perfil financeiro mantido em níveis mais conservadores vem ditando os “sobreviventes” do setor, sobretudo neste momento em que a o mercado é mais avesso a risco e menos líquido; Os fatores de insucesso das empresas neste setor não está relacionado a um problema estrutural no setor de telecomunicação ou conjuntural do Brasil, mas sim a estratégias de negócio distintas; Os fatores de insucesso das empresas neste setor não está relacionado a um problema estrutural no setor de telecomunicação ou conjuntural do Brasil, mas sim a estratégias de negócio distintas; Menores investimentos em 2002: Natural. Menores investimentos em 2002: Natural.  Consolidação dos altos investimentos realizados nos últimos anos para expansão da rede e cumprimento das metas da Anatel;  Maximização da utilização das redes,


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