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CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.

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1 CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.

2 JOGOS DE EMPRESA SIMULAÇÃO INDUSTRIAL

3 SIMULAÇÃO GERENCIAL O QUE É? MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL ONDE OS PARTICIPANTES ASSUMEM A ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA SIMULADA. A EMPRESA É: UMA INDUSTRIA DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS. DIVISÃO INTERNA DAS EQUIPES: PRESIDÊNCIA E DIRETORIAS; COMERCIAL, FINANCEIRAS.RECURSOS HUMANOS E PRODUÇÃO.

4 O COORDENADOR FUNÇÕES: GOVERNO; BANCO; SINDICATO; FORNECEDOR; CONSULTOR; JORNALISTA; JUIZ DE DIREITO E ETC. OPROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES: AS EMPRESAS TOMAM DECISÕES TRIMESTRAIS A PARTIR DE RELATÓRIOS EMPRESARIAIS, CONFORME FLUXOGRAMA A SEGUIR:

5 Dinâmica de Uma Simulação Empresarial Sistema De Simulação Empresarial Relatórios Decisões (Coordenador ) Jornal Decisões (Empresas) Análise (Empresas)

6 O Aprendizado de Estratégias Empresariais com Simuladores Aprendizagem Operacional Planejamento estratégico Posicionamento Estratégico

7 INFORMAÇÕES GERAIS EMPRESA DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS COM AÇÕES NA BOLSA DE VALORES. PRODUTO ÚNICO SEM VARIAÇÃO DE QUALIDADE LOCALIZAÇÃO; SÃO 9 (NOVE) REGIÕES, CADA EMPRESA É INSTALADA EM UMA REGIÃO, SENDO A ÚLTIMA REGIÃO SEM EMPRESA INSTALADA. CONCORRÊNCIA; DIRETA EM TODAS AS REGIÕES OBS: DESPESA DE DISTRIBUIÇÃO É 50% INFERIOR NA REGIÃO DA EMPRESA DECISÕES: VÁLIDAS PARA UM PERÍODO = UM TRIMESTRE

8 DIRETORIA COMERCIAL PRINCIPAL OBJETIVO: COMERCIALIZAR PRODUTOS P/ DISTRIBUIDORES, ATACADISTAS E VAREGISTAS. DECISÕES A TOMAR: 1- PREÇO DEFINIDO PARA CADA REGIÃO 2- PRAZO DEFINIDO PARA CADA REGIÃO (À VISTA OU A PRAZO) 3- NÚMERO DE CAMPANHAS POR REGIÕES (0 A 9) OBS: APENAS ASPECTOS QUANTITATIVOS. SATURAÇÃO E EFEITO POR 3 PERÍODOS (DECRESCENTE)

9 CONSIDERAÇÕES 1- DECISÕES: PREÇO E PRAZO – IMPACTO PARA O COMPRADOR PROPAGANDA – IMPACTO PARA O CONSUMIDOR 2 – SAZONALIDADE: 50% DE AUMENTO DA DEMANDA NO 4 PERÍODO DE CADA ANO 3 – DEMANDA DISTRIBUÍDA: VENDA EM VIRTUDE DA FALTA DE PRODUTOS DA CONCORRÊNCIA 4 – IMPORTAÇÃO: PERCENTUAL DA DEMANDA ATENDIDA POR PRODUTOS IMPORTADOS 5 – ICE: ÍNDICE DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA

10 DIRETORIA DE PRODUÇÃO PRINCIPAL OBJETIVO: ATENDER AS NECESSIDADES DO COMERCIAL, PRODUZINDO AO MENOR CUSTO POSSÍVEL EQUILIBRANDO HOMENS, MAQUINAS E MATERIAS PRIMAS. DECISÕES A TOMAR: 1 – QUANTO PRODUZIR: ATRÁVES DO NÍVEL DE ATIVIDADE (0 A 100%) E HORAS EXTRAS (0 A 25%) 2 – COMPRA DE MATÉRIAS PRIMAS: CADA PRODUTO REQUER 3 MATERIAS PRIMAS A E 2 DE B. 3 – TROCA DE MAQUINAS: COMPRA / VENDA

11 CONSIDERAÇÕES MATÉRIAS PRIMAS 1 – FORNECEDORES: PedidoPreçoPrazoEntregaEstocagem Decisão empresa Divulgado na gazeta 0,1 ou 2Final de p (uso em p+1) 5% do preço à vista automatico30% mais caro À vistaInício de pÑ tem custo Programado especial

12 CONSIDERAÇÕES MAQUINAS 2 - DISPONÍVEIS PARA COMPRA: TIPOALFA (1)BETA(2)GAMA (3) PREÇO INICIAL500.0001.500.0003.000.000 PRODUÇÃO2.000 UND6.000 UND12.000 UND N.EMPREGADOS80230450

13 CONSIDERAÇÕES MAQUINAS 3 – PROCESSO DE COMPRA: FINANCIAMENTO AUTOMATICO DE 60% DO VALOR DA MAQUINA ENTREGA NO FINAL DO PERÍODO PRODUÇÃO INICIA NO PERÍODO SEGUINTE

14 CONSIDERAÇÕES MAQUINAS 4 – EXISTENTES: MAQUINAS ALFAS. IDADEQUANTIDADEVALOR CONTÁBIL DEPRECIAÇÃO ACUMULADA 51500.00062.500 102480.000120.000 202150.000225.000 TOTAL52.360.000752.500

15 CONSIDERAÇÕES MAQUINAS PROCESSO DE VENDA: OCORRE NO FINAL DO PERÍODO MAQUINAS MAIS ANTIGAS SÃO VENDIDAS PRIMEIRO PODE ACARRETAR LUCRO OU PREJUÍZO (20 % A – 20%)

16 DIRETORIA DE RH PRINCIPAL OBJETIVO: DISPONIBILIZAR OS EMPREGADOS NECESSÁRIOS PELA PRODUCÃO, OBSERVANDO FATORES DE PRODUTIVIDADE E MOTIVAÇÃO DECISÕES A TOMAR: 1 – CONTRATAR: EFETIVAÇÃO NO INÍCIO DO PERÍODO 2 – HORAS EXTRAS: ATÉ 25% COM CUSTO 50% SUPERIOR 3 – DEMITIR: SAEM NO INÍCIO DO PERÍODO (60% DE INDENIZAÇÃO)

17 DIRETORIA DE RH 4 – SALÁRIO: NÃO SE REDUZ APENAS AUMENTA (COMPARAR: INFLAÇÃO E MÉDIA DE MERCADO) 5 – TREINAMENTO: PERCENTUAL DA FOLHA DE PAGTO 6 – PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS: 0 A 10% (DECISÃO CONJUNTA DOS DIRETORES)

18 CONSIDERAÇÕES 1 – EMPREGADOS ADMINISTRATIVOS E DE VENDAS: 30 EMPREGADOS FIXOS (RECEBEM 4 VEZESA MÉDIA DA PRODUÇÃO) 2 – MOTIVAÇÃO DOS EMPREGADOS: NÍVEIS: PÉSSIMA, RUIM, REGULAR, BOA E ÓTIMA ALTERAÇÕES POR EFEITO: MONETÁRIO (SALÁRIO E PARTICIPAÇÃO) NÃO MONETÁRIOS (TREINAMENTO E DEMISSÃO) REFLEXOS: AUMENTO DE PRODUTIVIDADE PELO TREINAMENTO E PRODUÇÃO REPETITIVA. 3 – GREVE: INICIA: MOTIVAÇÃO PÉSSIMA OU RUIM POR 2 PERÍODOS CONSECUTIVOS INTENSIDADE: DEFASAGEM SALARIAL E DEMISSÕES DO PERÍODO TERMINA: MOTIVAÇÃO SAIR DO PÉSSIMO OU RUIM

19 DIRETORIA FINANCEIRA PRINCIPAL OBJETIVO: DISPONIBILIZAR OS RECURSOS FINANCEIROS A UM MENOR CUSTO, REALIZANDO PARA TAL A GESTÃO DE CAIXA DA EMPRESA. DECISÕES A TOMAR: 1 – SOLICITAR EMPRÉSTIMO: JUROS = TR PRÉ + 2%, OPCÕES: PROGRAMADO 1: AMORTIZAÇÃO INTEGRAL EM P + 1 PROGRAMADO 2: AMORTIZAÇÃO EM 4 PERÍODOS PELO SAC

20 DIRETORIA FINANCEIRA 2 - DESCONTAR DUPLICATAS: PODEM SER DESCONTADAS A SEGUNDA PARCELAS DAS VENDAS A PRAZO OCORRIDA NO PERÍODO ANTERIOR E AS PARCELAS A PRAZO DAS VENDAS A SEREM REALIZADAS NO PRÓPRIO PERÍODO. TAXA DE DESCONTO = TR + 6% (3% JUROS 3% SEGURO INADIPLÊNCIA). 3 – APLICAR RECURSOS: RESGATE AUTOMÁTICO EM P + 1 (TR PRÉ + 1%) 4 – DEFINIÇÃO DOS PRAZOS DE COMPRAS: PARA MATÉRIAS-PRIMAS.

21 CONSIDERAÇÕES 1 – CHEQUE ESPECIAL: SE FALTAR DINHEIRO EM CAIXA E EXISTIR LÍMITE DE EMPRÉSTIMO JUNTO A BANCOS. JUROS = TR PÓS. RESGATE EM P + 1. 2 – ATRASOS: BANCOS, FORNECEDORES, DEMAIS CONTAS. JUROS = DO CHEQUE ESPECIAL + 2% DE MULTA. 3 – FINANCIAMENTOS DE MÁQUINAS: 60% DO VALOR. 4 PERÍODOS DE CARÊNCIA (SÓ JUROS) + 4 PERÍODOS DE PAGTO PELO SAC. JUROS = TR PÓS. 4 – PAGAMENTOS S/ O LUCRO: IMPOSTO DE RENDA (5 A 50%), PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS (O A 10%) E DIVIDENDOS (25%)

22 BOA SORTE NA GESTÃO DE SUA EMPRESA!!!!!!!!

23 OBRIGADO!


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