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PublicouMirela Imperial Teixeira Alterado mais de 8 anos atrás
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Econometric Analysis in FTC v. Staples Baker, J. B. (1999) Discentes: Leandro Gilio Marina R. Siqueira
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Índice 1. Contexto 2. Importância do Caso 3. Análise Econométrica 4. Considerações finais 5. Repercussão do Caso
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Índice 1. Contexto 2. Importância do Caso 3. Análise Econométrica 4. Considerações finais 5. Repercussão do Caso
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Contexto Autor: Jonathan B. Baker diretor no Bureau of Economics - Federal Trade Commission (FTC); Staples (ST) e Office Depot (OD): Entram com pedido de fusão no FTC em 1997 Duas das três maiores redes de lojas de materiais de escritório dos EUA; Ação pouco efetiva do FTC
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Índice 1. Contexto 2. Importância do Caso 3. Análise Econométrica 4. Considerações finais 5. Repercussão do Caso
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Importância do Caso O caso mostra uma mudança de postura do FTC diante do caso de fusão Coloca em debate 4 principais diretrizes fundamentais da análise da concorrência: (1) Aplicação da “teoria efeitos competitivos unilaterais de fusões”; (2) Aplicação de modelos econométricos; (3) Discussão sobre a eficiência; (4) Probabilidade de entrada.
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Importância do Caso (1) “Teoria efeitos competitivos unilaterais de fusões”: - A fusão pode permitir que a empresa resultante da fusão tenha estímulo para aumentar seus preços de maneira unilateral; -Aplicação na análise das evidências do mercado (“submercado”);
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Importância do Caso (2) Utilização de modelos Econométricos - Aplicação na análise de preços e de repasse de ganhos de eficiência ao preço do consumidor final; - Não deixa explicito nos altos, mas leva em conta as evidências empírica sistemática na decisão final.
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Importância do Caso (3) Questão de Eficiência - Redução de Custo: a empresa não mostrou de forma clara a quais seriam os benefícios; - Repasse dos ganhos ao consumidor: empresas não mostraram evidências claras deste repasse.
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Importância do Caso (4) Probabilidade de Entrada Entrada de novos competidores não dissiparia os danos provenientes da fusão. No caso, o foco foi centrado no problema dos efeitos nos preços (mercado com ou sem fusão)
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Índice 1. Contexto 2. Importância do Caso 3. Análise Econométrica 4. Considerações finais 5. Repercussão do Caso
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Análise Econométrica - Análise de Preços - Ganhos de eficiência
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Análise Econométrica - Análise de Preços - Ganhos de eficiência
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Análise de Preços Modelos desenvolvidos como complemento à análise qualitativa prévia da documentação: Possibilidade de incremento de preços de 5 a 10% em áreas hoje competitivas (sobreposição de atuação); As evidências sugeriam que maior concorrência por preço ocorria entre Staples e Office Depot; Concorrência potencial de redes secundárias não era significativa na definição de preços.
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Análise de Preços Fonte: Baker e Pitofsky, 2006
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Análise de Preços Estimativas Econométricas Variáveis Exógenas: número e identidade de rivais próximas, numero e identidade de rivais potenciais (hipermercados ou redes de outros setores) determinantes exógenos de custo e demanda, etc.; 2 abordagens: Transformação das lojas Office Depot em Staples Fechamento de lojas Office Depot próximas.
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Análise de Preços
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Outras questões econométricas Credibilidade de generalização do modelo; Potencial de endogeneidade de entrada; Efeito-fixo: melhor maneira de tratar problema de custos omitidos? Tendência de variação dos preços não observáveis ao longo do tempo
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Análise Econométrica - Análise de Preços - Ganhos de eficiência
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Ganhos de Eficiência Staple alega repasse de 2/3 de sua redução de custos ao consumidor final Problema: não apresenta evidência FTC – Choque de custos na indústria x firma 2 modelos: (1) Regressão da relação dos preços da Staples com seus próprios custos: Repasse de 57% aos preços finais; (2) Incluindo medida de custos da OD: repasse de 15%, fundamentando decisão do Juiz de que os repasses não seriam passados ao consumidor
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Lições da análise econométrica Econometria como forma de sintetizar dados Importância do acesso aos dados e documentos originais (brutos) Análise econométrica é mais persuasiva quando o modelo é condizente com a teoria econômica e testaveis sob alternativas plauzíveis Relação conflitante: propor alternativas e fundamentar críticas
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Índice 1. Contexto 2. Importância do Caso 3. Análise Econométrica 4. Considerações finais 5. Repercussão do Caso
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Considerações finais Análise qualitativa: fusão traria malefícios a concorrência e elevação nos preços; Contra-argumento: ganho de escala e não há barreiras à entrada; Dados empíricos e modelos econométricos: fortalecem a análise qualitativa, não a substitui; Análise do FTC não impõe um método: estudos futuros podem também contemplar outros aspectos como a elasticidade da demanda
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Considerações finais Disponibilidade de dados como no caso Staples é rara Transparência de certo modo não é prejudicial à empresa? O texto poderia ser mais detalhado quanto às especificidades dos modelos (variáveis, coeficientes, resultados, etc.) Risco no uso de modelos econométricos: possibilidade de construção de modelos conforme conveniência revela necessidade de transparência, conhecimento e análise cuidadosa do método
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Índice 1. Contexto 2. Importância do Caso 3. Análise Econométrica 4. Considerações finais 5. Repercussão do Caso
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Repercussão do Caso Mudança de postura da agência reguladora diante dos casos de fusão : Maior atuação em casos posteriores (medicamentos, alimentação infantil, petróleo, etc. ) Hoje: “OfficeMax shareholders approve merger with Office Depot” (Reuters – 10/07/2013) “Office Depot/OfficeMax Merger: Another Nail in the Coffin of Traditional Retail?” (Time – Business &Money – 21/02/2013) Mercado relevante?
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Referências adicionais Baker, J. B.; Pitofsky, R. (2007). A turning point in merger enforcement: Federal Trade Commission V. Staples. Antitrust Stories, 311-330
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