Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFlávio Cavalheiro Mirandela Alterado mais de 8 anos atrás
1
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
2
ENSINO FUNDAMENTAL II 2º ENCONTRO abril/ 2015
3
VIDEO: O ÚLTIMO TRICÔ
5
QUADRO METAFÓRICO
6
O planejamento é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor?
7
A partir de suas vivências educacionais e do vídeo apresentado: “O último tricô”, discorra qual é a sua concepção de planejamento ? A partir de suas vivências educacionais e do vídeo apresentado: “O último tricô”, discorra qual é a sua concepção de planejamento ? ATIVIDADE 1
8
HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO “ O PLANEJAR É UMA REALIDADE QUE ACOMPANHOU A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA HUMANIDADE. O HOMEM SEMPRE SONHOU, PENSOU E IMAGINOU ALGO NA SUA VIDA. ” ( Mengolla, San’tAnna, 2001, p. 15). NO INICÍO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, O PLANEJAMENTO ERA UTILIZADO SEM QUE AS PESSOAS PERCEBESSEM SUA IMPORTÂNCIA, PORÉM COM A EVOLUÇÃO DA VIDA HUMANA, PRINCIPALMENTE DO SETOR INDUSTRIAL E COMERCIAL, HOUVE A NECESSIDADE DE ADAPTÁ-LO PARA OS DIVERSOS SETORES. ÉPOCA EM QUE O PLANEJAMENTO DE UNIVERSALIZOU.
9
PLANEJAMENTO X EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO ERA UTILIZADO, A PRINCÍPIO, COMO UMA MANEIRA DE CONTROLAR E ORDENAR A AÇÃO DOS PROFESSORES A NÃO INTERFERIR NO REGIME POLÍTICO DA ÉPOCA. O REGIME AUTORITÁRIO FEZ COM QUE MUITOS EDUCADORES CRIASSEM UMA RESISTÊNCIA COM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO DE PLANOS. HOJE O PLANEJAMENTO JÁ NÃO TEM A FUNÇÃO REGULADORA DENTRO DAS ESCOLAS, ELE SERVE COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA PARA ORGANIZAR E SUBSIDIAR O TRABALHO DO PROFESSOR.
10
OS SISTEMAS DE ENSINO PROMOVERÃO A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ASSEGURANDO-LHES, INCLUSIVE NOS TERMOS DOS ESTATUTOS E DOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO: V – PERÍODO RESERVADO A ESTUDOS, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, INCLUÍDO NA CARGA DE TRABALHO; [...] (BRASIL, 2011). De acordo com o Art. 67 da LDB
11
PLANEJAR É LEVANTAR A SITUAÇÃO ATUAL ESTABELECER O QUE SE DESEJA MUDAR A FIM DE SE OBTER Maior eficiência Maior exatidão e determinação Maiores e melhores resultados Maximização dos esforços gastos ORGANIZAR A AÇÃO FUTURA Conceito de planejamento (Heloísa Lück)
12
PLANEJAR É...... Planejar é organizar ações. É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. É querer mudar algo e acreditar na possibilidade de mudança da realidade. É sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação.
13
PLANEJAMENTO É um ato político-ideológico. É um processo que visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação (PADILHA, 2001 ). É uma exigência que, dia a dia, se impõe em todas as atividades humanas. É processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos (PADILHA, 2001).
14
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO Evita a rotina, a improvisação e a experimentação para ver o que “dá certo” dentro do processo educativo; Garante economia de tempo e energia (racionalização do processo educacional); Possibilita a organização do trabalho didático; Permite verificar a marcha do processo educativo; Proporciona maior segurança ao professor.
15
CONSTRUINDO E ANALISANDO O CENÁRIO PROBLEMAS ANGÚSTIAS ANSIEDADES DIFICULDADES NECESSIDADES RECLAMAÇÕES MECANISMOS DE DEFESAS ANSEIO POTENCIALIDADES CONTEXTO SOCIAL RECLAMAÇÕES
16
A RE-SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO SITUA-SE: No desejo, na motivação, na disposição vital dos envolvidos; Na necessidade de mudança e na participação; Na consciência de uma prática transformadora em busca de emancipação humana; No rompimento com o ciclo vicioso; Na busca de uma prática reconstrutiva; No planejamento como necessidade do educador.
17
LEITURA DO TEXTO: O PLANEJAMENTO COMO MÉTHODOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA. _____________________________________________ I RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO _________________ CELSO DOS S. VASCONCELOS
18
A partir da leitura do texto do livro de Celso Vasconcelos: “ O Planejamento como Méthodos da Práxis Pedagógica, houve uma reestruturação no pensamento em relação à sua prática futura? ATIVIDADE 2
19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. CASTRO, Patricia Aparecida Pereira Penkal de. A importância do planejamento das Aulas para organização do trabalho do Professor em sua prática docente. ATHENA Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008. Disponível em:. Acesso em: 29 out. 2011. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 16ª ed. São Paulo: Libertad, 2006-
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.