A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.

2 ENSINO FUNDAMENTAL II 2º ENCONTRO abril/ 2015

3 VIDEO: O ÚLTIMO TRICÔ

4

5 QUADRO METAFÓRICO

6 O planejamento é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor?

7 A partir de suas vivências educacionais e do vídeo apresentado: “O último tricô”, discorra qual é a sua concepção de planejamento ? A partir de suas vivências educacionais e do vídeo apresentado: “O último tricô”, discorra qual é a sua concepção de planejamento ? ATIVIDADE 1

8 HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO  “ O PLANEJAR É UMA REALIDADE QUE ACOMPANHOU A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA HUMANIDADE. O HOMEM SEMPRE SONHOU, PENSOU E IMAGINOU ALGO NA SUA VIDA. ” ( Mengolla, San’tAnna, 2001, p. 15).  NO INICÍO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, O PLANEJAMENTO ERA UTILIZADO SEM QUE AS PESSOAS PERCEBESSEM SUA IMPORTÂNCIA, PORÉM COM A EVOLUÇÃO DA VIDA HUMANA, PRINCIPALMENTE DO SETOR INDUSTRIAL E COMERCIAL, HOUVE A NECESSIDADE DE ADAPTÁ-LO PARA OS DIVERSOS SETORES. ÉPOCA EM QUE O PLANEJAMENTO DE UNIVERSALIZOU.

9 PLANEJAMENTO X EDUCAÇÃO  NA EDUCAÇÃO ERA UTILIZADO, A PRINCÍPIO, COMO UMA MANEIRA DE CONTROLAR E ORDENAR A AÇÃO DOS PROFESSORES A NÃO INTERFERIR NO REGIME POLÍTICO DA ÉPOCA.  O REGIME AUTORITÁRIO FEZ COM QUE MUITOS EDUCADORES CRIASSEM UMA RESISTÊNCIA COM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO DE PLANOS.  HOJE O PLANEJAMENTO JÁ NÃO TEM A FUNÇÃO REGULADORA DENTRO DAS ESCOLAS, ELE SERVE COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA PARA ORGANIZAR E SUBSIDIAR O TRABALHO DO PROFESSOR.

10 OS SISTEMAS DE ENSINO PROMOVERÃO A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ASSEGURANDO-LHES, INCLUSIVE NOS TERMOS DOS ESTATUTOS E DOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO: V – PERÍODO RESERVADO A ESTUDOS, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, INCLUÍDO NA CARGA DE TRABALHO; [...] (BRASIL, 2011). De acordo com o Art. 67 da LDB

11 PLANEJAR É LEVANTAR A SITUAÇÃO ATUAL ESTABELECER O QUE SE DESEJA MUDAR A FIM DE SE OBTER Maior eficiência Maior exatidão e determinação Maiores e melhores resultados Maximização dos esforços gastos ORGANIZAR A AÇÃO FUTURA Conceito de planejamento (Heloísa Lück)

12 PLANEJAR É......  Planejar é organizar ações.  É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.  É querer mudar algo e acreditar na possibilidade de mudança da realidade.  É sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação.

13 PLANEJAMENTO  É um ato político-ideológico.  É um processo que visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação (PADILHA, 2001 ).  É uma exigência que, dia a dia, se impõe em todas as atividades humanas.  É processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos (PADILHA, 2001).

14 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO  Evita a rotina, a improvisação e a experimentação para ver o que “dá certo” dentro do processo educativo;  Garante economia de tempo e energia (racionalização do processo educacional);  Possibilita a organização do trabalho didático;  Permite verificar a marcha do processo educativo;  Proporciona maior segurança ao professor.

15 CONSTRUINDO E ANALISANDO O CENÁRIO PROBLEMAS ANGÚSTIAS ANSIEDADES DIFICULDADES NECESSIDADES RECLAMAÇÕES MECANISMOS DE DEFESAS ANSEIO POTENCIALIDADES CONTEXTO SOCIAL RECLAMAÇÕES

16 A RE-SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO SITUA-SE:  No desejo, na motivação, na disposição vital dos envolvidos;  Na necessidade de mudança e na participação;  Na consciência de uma prática transformadora em busca de emancipação humana;  No rompimento com o ciclo vicioso;  Na busca de uma prática reconstrutiva;  No planejamento como necessidade do educador.

17 LEITURA DO TEXTO: O PLANEJAMENTO COMO MÉTHODOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA. _____________________________________________ I RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO _________________ CELSO DOS S. VASCONCELOS

18 A partir da leitura do texto do livro de Celso Vasconcelos: “ O Planejamento como Méthodos da Práxis Pedagógica, houve uma reestruturação no pensamento em relação à sua prática futura? ATIVIDADE 2

19 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. CASTRO, Patricia Aparecida Pereira Penkal de. A importância do planejamento das Aulas para organização do trabalho do Professor em sua prática docente. ATHENA Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008. Disponível em:. Acesso em: 29 out. 2011. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 16ª ed. São Paulo: Libertad, 2006-


Carregar ppt "PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google