A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferenças do termo Ditadura positiva  A ditadura na Antiguidade Clássica tinha conotação positiva, e surgiu como uma medida política prevista durante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferenças do termo Ditadura positiva  A ditadura na Antiguidade Clássica tinha conotação positiva, e surgiu como uma medida política prevista durante."— Transcrição da apresentação:

1 Diferenças do termo Ditadura positiva  A ditadura na Antiguidade Clássica tinha conotação positiva, e surgiu como uma medida política prevista durante o período republicado da sociedade romana na antiguidade. Constituia na concentração de todo poder político nas mãos de uma pessoa virtuosa, que era escolhida pelo Senado, na tentativa de manutenção da ordem pública durante um período de caos social. negativa antidemocrático  A ditadura Contemporânea assume uma imagem negativa, de regime antidemocrático, pois corresponde a um sistema de governo baseado no poder de uma só pessoa, o qual impõem suas normas, regras e desejos de forma arbitrária sobre seus governados.

2 Ditadura – Sistema anômalo de governo, baseado no poder de uma só pessoa, o qual impõem suas normas, regras e desejos de forma arbitrária sobre seus governados. Ditaduras Características das Ditaduras 1.A concentração do poder e seu caráter ilimitado; 2.Supressão total ou parcial das liberdades individuais e coletivas; 3.Dificuldade de legitimação do poder; 4.A precariedade das regras de sucessão ao poder.

3 As Ditaduras no Brasil

4 As Ditaduras no Brasil

5 A política implica o envolvimento da comunidade cívica na definição do interesse público. Vale dizer, portanto, que o cenário original da política, no lugar de uma relação vertical e intransponível entre soberanos e súditos na qual a força e a capacidade de impor o medo exercem papel fundamental, sustenta-se em um experimento horizontal. Igualdade política, acesso pleno ao uso da palavra e ausência de medo constituem as suas cláusulas pétreas. ENEM/2009 - 60) A política implica o envolvimento da comunidade cívica na definição do interesse público. Vale dizer, portanto, que o cenário original da política, no lugar de uma relação vertical e intransponível entre soberanos e súditos na qual a força e a capacidade de impor o medo exercem papel fundamental, sustenta-se em um experimento horizontal. Igualdade política, acesso pleno ao uso da palavra e ausência de medo constituem as suas cláusulas pétreas. Lessa, R. Sobre a invenção da política. Ciência Hoje. Rio de Janeiro,V. 42 n° 251 ago. 2008 (adaptado ) A organização da sociedade no espaço é um processo histórico-geográfico, articulado ao desenvolvimento das técnicas, à utilização dos recursos naturais e à produção de objetos industrializados. Política é, portanto, uma organização dinâmica e complexa, possível apenas pela existência de determinados conjuntos de leis e regras, que regulam a vida em sociedade. A organização da sociedade no espaço é um processo histórico-geográfico, articulado ao desenvolvimento das técnicas, à utilização dos recursos naturais e à produção de objetos industrializados. Política é, portanto, uma organização dinâmica e complexa, possível apenas pela existência de determinados conjuntos de leis e regras, que regulam a vida em sociedade. Nesse contexto, a participação coletiva é (A) necessária para que prevaleça a autonomia social. (B) imprescindível para uma sociedade livre de conflitos. (C) decisiva para tornar a cidade atraente para os investimentos. (D) indispensável para a construção de uma imagem de cidade ideal. (E) indissociável dos avanços técnicos que proporcionam aumento na oferta de empregos.

6 ENEM/2010 - 44) QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1991. : “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.” Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.” JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionario Basico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo a) impedir a contratação de familiares para o serviço público. b) reduzir a ação das instituições constitucionais. c) combater a distribuição equilibrada de poder. d) evitar a escolha de governantes autoritários. e) restringir a atuação do Parlamento. Viemos nos vacinar contra o despotismo

7 ENEM 2010/Adaptado - Analise as informação abaixo. Judiciario contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzman Tapia As cortes de apelação rejeitaram mais de 10 mil habeas corpus (processos jurídicos) nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais militares, todas as causas foram concluídas com suspensões temporárias ou definitivas, e os desaparecimentos políticos tiveram apenas trâmite formal na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes estatais ligados ao poder executivo ficassem impunes. Disponível em: http://www.cartamaior.com.br. - Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado). http://www.cartamaior.com.br Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela a) inexistência de interferências jurídicas favoráveis nos atos do poder executivo. b) preservação da autonomia institucional entre os poderes. c) valorização da atuação independente de alguns juízes. d) transferência das funções dos juízes para o chefe de Estado, no caso do Chile, o presidente. e) subordinação do poder judiciário aos interesses políticos do poder executivo.

8 A tabela indica um aspecto da representação política brasileira: o número médio de eleitores por deputado federal. A interpretação adequada dos dados nos leva à seguinte conclusão quanto à representação política federal dos estados: A tabela indica um aspecto da representação política brasileira: o número médio de eleitores por deputado federal. A interpretação adequada dos dados nos leva à seguinte conclusão quanto à representação política federal dos estados: a)os mais populosos elegem proporcionalmente menos deputados. b)os da região Norte apresentam mais dificuldades para a eleição de seus candidatos. c)os mais pobres enviam o mesmo número de deputados à Câmara que os mais ricos. d)os menos povoados possuem maior número de deputados do que os mais povoados. e)os menos populosos elegem proporcionalmente menos deputados.


Carregar ppt "Diferenças do termo Ditadura positiva  A ditadura na Antiguidade Clássica tinha conotação positiva, e surgiu como uma medida política prevista durante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google