A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder controlar. E quando nosso “script”, chamado Plano de Aula, não dá conta do nosso dia a dia? O que fazer então?

5 “Constatei ao longo da minha carreira que a indisciplina ocorre por uma série de fatores, porém alguns desses fatores era eu mesma que provocava. Isso mesmo! O fato é que tive de dar a mão a palmatória, descer do salto, humildemente reconhecer esse fato e procurar consertar o que era a minha responsabilidade fazer.” (Educadora Roseli Brito)

6

7

8 Eles não obedecem quando você FALA para ficarem quietos; eles obedecem quando você toma uma AÇÃO e com isso, recebem uma CONSEQUÊNCIA. Você deve “pegar” UM aluno de cada vez, o que estiver ocasionando o tumulto. A chave é que a consequência deve ter um peso que incomode o aluno. Dividir para somar. Quando a sala inteira é disciplinada, há o fortalecimento do senso de grupo que os alunos têm entre si. A saída é dividir o grupo, isolar o líder. Assim, o grupo “órfão” de líder precisa ser acolhido, mas agora pelo Professor.

9

10 Como agir Não faça perguntas redundantes para evitar você tornar-se alvo das chacotas dos alunos e gerar um bate-boca.Não faça perguntas redundantes para evitar você tornar-se alvo das chacotas dos alunos e gerar um bate-boca. Não entre em argumentação, simplesmente informe o que o aluno deve fazer.Não entre em argumentação, simplesmente informe o que o aluno deve fazer. Não peça ao aluno para justificar o injustificável. Assim, você estará pedindo para ouvir o que não quer.Não peça ao aluno para justificar o injustificável. Assim, você estará pedindo para ouvir o que não quer. Exemplos - Já falei que você não pode sair da sala. - Mas, por que não? - Por que você está conversando? - Não tô afim de assistir sua aula. - Por que você colou chiclete no cabelo da colega? - Porque ela é uma chata.

11

12

13

14 ALUNOS COORDENAÇÃODICAS PAIS Ex.: O aluno chega até o professor e relata algo, o professor, de cabeça baixa, corrigindo as tarefas, diz que depois resolve. Na verdade o professor ignorou o aluno com seu gesto. Ex.: No Encontro Pedagógico, o professor suspira, revira os olhos, meneia a cabeça, franze a testa, dá sorriso de descaso. Isso acaba criando barreiras de comunicação. Controle suas emoções; Discipline-se; Reveja e corrija essa linguagem; Trabalhe essa questão com seus alunos. Ex.: Na Reunião de Pais, o professor com expressão facial neutra, tom de voz formal, fica na frente como se fosse dar uma aula. Assim, ocasiona uma frieza e impede a leveza necessária para esse momento.

15

16 O Professor falou demais? Verificou se as necessidades dos alunos estavam sendo atendidas? Alinhavou o conteúdo teórico com casos práticos? Intercalou dinâmicas e atividades práticas? Propôs desafios? Diversificou a metodologia? Promoveu a interação e participação do grupo? Valorizou mais a “decoreba” que o aprendizado real? Levantou as necessidades e expectativas do grupo? Monitorou o aprendizado dos alunos? Elaborou um plano para dar conta das dificuldades do grupo? Possibilitou que o grupo praticasse novos aprendizados propondo tarefas significativas? Olhe para o seu Plano de Aula e faça as mesmas perguntas abaixo. Só deste modo saberá onde estão os gargalos que dificultam o melhor andamento das suas aulas. Olhe para o seu Plano de Aula e faça as mesmas perguntas abaixo. Só deste modo saberá onde estão os gargalos que dificultam o melhor andamento das suas aulas.

17

18 Você não dará o aviso porque todas as consequências e regras já foram COMBINADAS!SUGESTÃO: Antes de aplicar a consequência, o professor sempre fará referência aos ” Combinados” No início do ano, defina a “Constituição da Sala” ou “Combinados da Classe” com os alunos, onde todos já sabem o que acontecerá em cada situação, ou regra que for infringida. Antes de aplicar a consequência, o professor sempre fará referência aos ” Combinados”. OBS.: OBS.: deixe as consequências por escrito sempre à mostra na sala de aula.


Carregar ppt "É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google