A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iso-Stretching Juliana Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iso-Stretching Juliana Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 Iso-Stretching Juliana Carvalho

2 Alongamento muscular É um termo geral utilizado para descrever qualquer manobra terapêutica elaborada para aumentar o comprimento de tecidos moles patologicamente encurtados e desse modo aumentar a amplitude de movimento (KISNER e COLBY, 1998).

3 Conceito de Iso-Stretching
O Iso-Stretching consiste em uma ginástica terapêutica composta por exercícios que permitem, simultaneamente, alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo, atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares.

4 Histórico Método de ginástica postural global criado em 1974 na França, pelo cinesioterapeuta Bernard Redondo, onde Iso siginifica isometria ou neutralização e stretching estiramento ou alongamento.

5 Objetivo Visa, através de exercícios apropriados, fortalecer e sustentar as diferentes estáticas do corpo, com maior ênfase aos músculos profundos que sustentam a coluna vertebral e são responsáveis pela postura.

6 Ação O Iso-Stretching age sobre as patologias crônicas da coluna de origem mecânica, prevenindo-as, e na aquisição de uma boa forma física, neutralizando o movimento articular através de exercícios de alongamento.

7 Realização dos exercícios
Os exercícios são efetuados através de posturas eretas que são mantidas durante uma expiração longa, ao mesmo tempo em que se solicita o autocrescimento do tronco, contração isométrica dos abdominais, glúteos, músculos da coxa e cintura escapular. Estes exercícios devem ser realizados com a atenção e intensidade máxima que cada praticante pode dar sendo adaptados às capacidades do momento de cada um.

8 Contração isométrica e o Iso-Stretching
A contração isométrica no Iso-Stretching, ocorre de forma estática onde o encurtamento dos elementos contráteis equilibra o alongamento dos elementos estáticos que atuam em série.

9 Autocrescimento O autocrescimento é de grande importância para a correção das curvaturas fisiológicas porque ele mantém o corpo ereto e protegido do relaxamento. O ganho da flexibilidade através do alongamento e a força obtida pela contração isométrica permite a coluna alcançar o seu máximo comprimento.

10 Trabalho respiratório
O trabalho respiratório no Iso- Stretching é realizado através de uma expiração forçada e prolongada durante todas as posturas. Os exercícios são realizados na fase expiratória, pois há diminuição da tensão sobre as costelas, músculos intercostais, parede abdominal e fáscia.

11 Bases teóricas Fuso neuromuscular e Órgão Tendinoso de Golgi
São estruturas mecanorreceptoras, extremamente sensíveis ao estiramento, que se encontram localizadas no interior do ventre muscular e do tendão. É em função dos estímulos aferentes enviados continuamente por estes receptores, que o córtex motor regula a resposta motora.

12 Fuso Neuromuscular Localizado dentro das células musculares esqueléticas, protegem o músculo da lesão e dão informação acerca do grau e velocidade de alongamento promovendo o reflexo miotático de alongamento. Esta ação previne o hiper alongamento do músculo e da articulação.

13 Órgão Tendinoso de Golgi
O Órgão Tendinoso de Golgi, está localizado dentro do tendão, dando a medida da tensão mecânica de alongamento imposta ao tendão. Este órgão, ao contrário do fuso neuro-muscular, tem um efeito inibidor sobre a contração muscular.

14 Indicações Pessoas com dores crônicas na coluna vertebral;
Pós- operatório tardio de hérnia de discal; Adolescentes com desvios posturais; Idosos sedentários; Pacientes com doenças decorrentes do trabalho (LER/DORT); Pacientes com lesões articulares.

15 Contra-indicações Pessoas portadoras de cardiopatia severa, devido ao esforço isométrico; Pacientes com queixas de dores agudas.

16 Benefícios Respiração; Postura corporal; Fortalecimento muscular;
Mais flexibilidade; Mobilidade;

17 Benefícios Melhora a musculatura da coluna, bacia e abdominais;
Reduz o encurtamento e facilita os movimentos do corpo; Desenvolve a consciência das posições corretas da coluna e bacia; Melhora da capacidade respiratória;

18 Benefícios Diminui as pressões discais e articulares;
Rearmoniza as tensões; Age sobre a circulação sanguínea e linfática; Diminui a fadiga muscular.

19 Conclusão Conclui-se que o método Iso-Stretching mostra- se eficiente para diminuir a incapacidade e dor, bem como aumenta a resistência muscular de grupos musculares (abdominais, glúteo máximo e extensores de tronco) e ainda, estabelece a importância de trabalhos de força e resistência muscular para indivíduos, principalmente, com dor crônica.

20 “O que seus olhos não podem ver, suas mãos podem sentir.
A fisioterapia faz a vida valer a pena!” (Desconhecido)

21 Referências MARTINS, Renata Oliveira. A prática do Iso-stretching na melhora da percepção corporal. Cascavel: Monografia (Graduação em Fisioterapia) – UNIOESTE. ARNAUD, A. de S. ; CORREA, A .F. O reequilíbrio postural através do método de Iso-Stretching. Belém, Monografia (Graduação em Fisioterapia) – Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade do Estado do Pará. REDONDO, B. Isostretching: A ginática da coluna. Rio de Janeiro: Skin Direct Store, Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITCVertebral.) Reconstrução Músculo-articular da Coluna Vertebral . Disponível em: Acessado em :13/04/10. REDONDO, B. Iso-Stretching. Disponível em: Acessado em: 13/04/10. Iso-stretching. Disponível em Acessado em: 16/0410


Carregar ppt "Iso-Stretching Juliana Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google