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O ESTUDO DA SOCIOLOGIA Por que estudar a sociedade em que vivemos? Não basta vivê-la? É possível conhecer cientificamente a sociedade? Essas e muitas outras.

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1 O ESTUDO DA SOCIOLOGIA Por que estudar a sociedade em que vivemos? Não basta vivê-la? É possível conhecer cientificamente a sociedade? Essas e muitas outras perguntas nos vêm à mente quando nos referimos à sociedade em que vivemos. A Sociologia, como uma ciência humana, tem por fim estudar, entender e explicar as mudanças nas sociedades humanas, bem como apontar possíveis soluções para problemas de ordem social. Necessidades básicas dos seres humanos: Objetivas: São necessidades materiais. São supridas mediante a produção de bens materiais. Alimentos. Abrigo. Vestuário. Subjetivas: São necessidades espirituais, intelectuais e morais. São supridas com a criação de normas e regras. Valores. Costumes Leis. Arte.

2 A vida em sociedade faz com o homem participe da produção dos valores que o cercam, sejam eles materiais, intelectuais ou de qualquer outra natureza. A sociologia, como ciência, tem uma relação com muitas outras ciências humanas. É desse modo que ela consegue explicar a sua própria existência enquanto ciência. OBJETIVOS DA SOCIOLOGIA A Sociologia nos ajuda a entender questões de nosso cotidiano, sejam elas de caráter grupal, individual, ou ainda, relativas à sociedade em que vivemos ou às demais sociedades. A Sociologia nos dá meios para a analise das questões sociais e individuais de um modo sistemático e consistente, ultrapassando o senso comum das coisas. A Sociologia tem como um de seus objetivos e preocupações, formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes, capazes de analisar o noticiário, as novelas da televisão, os programas do dia-a-dia e as entrevistas das autoridades, percebendo o que se oculta nos discursos e formando o próprio pensamento e julgamento sobre os fatos e o mais importante, que as pessoas tenham a capacidade de fazer as próprias perguntas para alcançar um conhecimento mais preciso da sociedade à qual pertencem.

3 Como vimos em aula, a sociedade passou por inumeras trasnformações no campo social, político, religioso, cultural, economico, etc. entre os séculos finais do feudalismo e a era moderna, ou seja, mais ou menos do século XIV ao XIX. Essas trasnformações romperam com a longa estabilidade social presente na idade média e trouxeram um rápido rompimento com as formas de vida tradicionais. Surgiram cidades, fábricas, maquinas a vapor, novas religiões, novas formas de governo, etc. Também surgiram problemas sociais em larga escala como prostituição, violência, suicídio, criminalidade, alcoolismo, entre outros.

4 Introdução Pois bem, devido a essas intensas transformações e aos problemas sociais surgidos com ela, surge a necessidade de estudar a sociedade, ou por outras palavras, a sociedade se torna um objeto de análise importante de ser investigado, pois se precisava entender por que todas essas mudanças estavam ocorrendo e principalmente encontrar soluções para o caos instaurado. Dentre os pensadores do século XIX que se imbuíram da tarefa de pensar a sociedade, podemos destacar AUGUSTE COMTE que foi o criador da SOCIOLOGIA e do POSITIVISMO. Veremos a seguir uma síntese com as principais informações sobre o pensador e sua obra.

5 Auguste Comte nasceu em 1798 em Montpellier, na França
Auguste Comte nasceu em 1798 em Montpellier, na França. Seus pais eram católicos e monarquistas fervorosos. Comte, que rejeitou as convicções dos pais ainda bem jovem, foi aluno brilhante, dos estudos básicos aos superiores, na Escola Politécnica de Paris. Nesse período, seu melhor amigo foi Henri de Saint-Simon ( ), expoente do socialismo utópico, com quem viria a romper mais tarde por questões ideológicas. Comte trabalhava intensamente na criação de uma "filosofia positiva" quando sofreu um colapso nervoso, em Recuperado, mergulhou na redação do Curso de Filosofia Positiva, que lhe tomou 12 anos.

6 O nome do pensador francês Auguste Comte ( ) está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia. Um dos fundamentos do positivismo é a ideia de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física. Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.

7 Nesse sentido, o objetivo de Comte com a Sociologia era analisar a sociedade sistematicamente com métodos e técnicas semelhantes as das ciências exatas e naturais. Por exemplo: a física estabelece lei do movimento dos corpos; ou a lei da gravidade; etc. a matemática diz que é igual a 4. A sociologia também poderia, por meio de levantamento de dados sociais, estabelecer leis que prevessem o comportamento das pessoas. Por meio desse conhecimento se poderia “ordenar” a sociedade. Contudo, depois de Comte, outros cientistas perceberam que isso não seria possível, pois os seres humanos são muito complexos para que se possa prever com exatidão o seu comportamento. Postulava aplicação de princípios científicos para organizar toda a sociedade. Ex: o Estado, a educação, os hospitais, as fábricas, as cidades

8 A lei dos três estados (ou estágios)

9 A lei dos três estados (ou estágios)
Comte formulou uma lei histórica de três estágios. Segundo essa lei, o pensamento humano partiu de um estágio teológico, quando recorria às ideias de deuses e espíritos para explicar os fenômenos naturais, e passou para um estágio metafísico, caracterizado por fundamentar o conhecimento em abstrações - como essências, causas finais ou concepções idealizadas da natureza. De acordo com Comte, a humanidade só alcançaria plenitude intelectual ao chegar ao estágio positivo, que pressupõe a admissão das limitações do entendimento humano. Para ele, a razão não é capaz de operar a não ser pela via da experiência concreta. Todo esforço da ciência e da filosofia deveria se restringir, portanto, a encontrar as leis que regem os fenômenos observáveis.

10 A lei dos três estados (ou estágios)

11 O funcionamento da sociedade, para Comte, obedeceria a diretrizes predeterminadas para promover o bem-estar do maior número possível de indivíduos. Além de uma reformulação geral das ciências e da organização sociopolítica, o filósofo planejou uma nova ordem espiritual, a nova doutrina, porém, se dissociava totalmente da teologia cristã, que Comte rejeitava por se basear no sobrenatural, e não no materialismo científico. No fim da vida, ele chegou a preconizar a construção de templos positivistas, onde a humanidade, e não a divindade, seria venerada. O filósofo via a humanidade como uma entidade una, que chamou de Grande Ser.

12 A Classificação das Ciências

13 Comte acreditava que os problemas sociais e as sociedades, em geral, deveriam ser estudadas com o mesmo rigor científico das demais ciências naturais. A partir dessa premissa, Augusto Comte cunhou o nome “Sociologia”, que seria dado à nova área de estudo que se dedicaria às sociedades. Qual era o objetivo principal da sociologia de Comte?


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