Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSara Sousa Raminhos Alterado mais de 8 anos atrás
1
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS
2
CARTA ARGUMENTATIVA CARTA ARGUMENTATIVA EDITORIAL EDITORIAL ARTIGO DE OPINIÃO ARTIGO DE OPINIÃO
3
CARTA ARGUMENTATIVA
4
CARACTERÍSTICAS gênero da escrita gênero da escrita estrutura composicional: elementos paratextuais (pré-textuais e pós-textuais), que têm a função de contextualizadores (ou fatores de contextualização), ou seja, avançam expectativas a respeito do texto, situando-o num universo contextual de interação; e elementos textuais (o texto em sentido estrito) estrutura composicional: elementos paratextuais (pré-textuais e pós-textuais), que têm a função de contextualizadores (ou fatores de contextualização), ou seja, avançam expectativas a respeito do texto, situando-o num universo contextual de interação; e elementos textuais (o texto em sentido estrito) construção do ethos, imagem necessária à construção dos argumentos tendo em vista a orientação argumentativa do texto construção do ethos, imagem necessária à construção dos argumentos tendo em vista a orientação argumentativa do texto defesa / exposição do ponto de vista, fundamentado em argumentos, a um destinatário determinado (no caso de carta do leitor, o destinatário poderá ser um jornalista ou um colaborador do veículo de comunicação) defesa / exposição do ponto de vista, fundamentado em argumentos, a um destinatário determinado (no caso de carta do leitor, o destinatário poderá ser um jornalista ou um colaborador do veículo de comunicação) no caso de carta aberta, os leitores são múltiplos e desconhecidos (conhece-se apenas estatisticamente o perfil de leitor de um determinado veículo de comunicação) no caso de carta aberta, os leitores são múltiplos e desconhecidos (conhece-se apenas estatisticamente o perfil de leitor de um determinado veículo de comunicação) macroestrutura argumentativa macroestrutura argumentativa processo de interlocução: presença de marcas lingüísticas da enunciação (dêiticos, presente do indicativo como tempo de base, expressões modalizadoras, termos subjetivos) processo de interlocução: presença de marcas lingüísticas da enunciação (dêiticos, presente do indicativo como tempo de base, expressões modalizadoras, termos subjetivos) combinação de diferentes tipos de seqüências textuais (ADAM, 1992), que podem se interpenetrar numa mesma carta combinação de diferentes tipos de seqüências textuais (ADAM, 1992), que podem se interpenetrar numa mesma carta
5
EDITORIAL
6
CARACTERÍSTICAS gênero característico do jornalismo impresso e multimídia (veiculado pela internet) gênero característico do jornalismo impresso e multimídia (veiculado pela internet) topografia: publicado em espaço privilegiado (em momentos importantes, publicado em 1ª página) topografia: publicado em espaço privilegiado (em momentos importantes, publicado em 1ª página) "vitrine ideológica do jornal": artigo que expressa a linha político-ideológica de um jornal, refletindo suas visões, suas tendências em relação a um determinado fato "vitrine ideológica do jornal": artigo que expressa a linha político-ideológica de um jornal, refletindo suas visões, suas tendências em relação a um determinado fato presença de um autor (individual ou coletivo, identificado ou não) que não só se responsabiliza pela produção do texto como assume a concepção e a responsabilidade intelectual desse objeto impresso (diferentemente do que ocorre com as notícias): partindo de uma notícia ou de um tema, o editorialista tece reflexões sobre o assunto em questão, posicionando-se criticamente, de forma a persuadir, influenciar o modo de pensar dos seus interlocutores/leitores presença de um autor (individual ou coletivo, identificado ou não) que não só se responsabiliza pela produção do texto como assume a concepção e a responsabilidade intelectual desse objeto impresso (diferentemente do que ocorre com as notícias): partindo de uma notícia ou de um tema, o editorialista tece reflexões sobre o assunto em questão, posicionando-se criticamente, de forma a persuadir, influenciar o modo de pensar dos seus interlocutores/leitores interlocutores/leitores: múltiplos e desconhecidos (conhece-se apenas estatisticamente o perfil de leitor de um determinado jornal) interlocutores/leitores: múltiplos e desconhecidos (conhece-se apenas estatisticamente o perfil de leitor de um determinado jornal) macroestrutura argumentativa macroestrutura argumentativa sem forma única, estandardizada, mas presença significativa de um número de características recorrentes: modalizações, predomínio da hipotaxe (relações de subordinação) sem forma única, estandardizada, mas presença significativa de um número de características recorrentes: modalizações, predomínio da hipotaxe (relações de subordinação) combinação de diferentes tipos de seqüências textuais (ADAM, 1992), que podem se interpenetrar num mesmo editorial combinação de diferentes tipos de seqüências textuais (ADAM, 1992), que podem se interpenetrar num mesmo editorial
7
ARTIGO DE OPINIÃO
8
CARACTERÍSTICAS gênero característico do jornalismo impresso e multimídia (veiculado pela internet) gênero característico do jornalismo impresso e multimídia (veiculado pela internet) topografia: publicado normalmente próximo aos editoriais topografia: publicado normalmente próximo aos editoriais exposição do ponto de vista, fundamentado em argumentos, de um jornalista ou colaborador do jornal (alguém de fora da instituição que ocupa lugar de destaque na sociedade: escritor, médico, advogado, político, professor...) exposição do ponto de vista, fundamentado em argumentos, de um jornalista ou colaborador do jornal (alguém de fora da instituição que ocupa lugar de destaque na sociedade: escritor, médico, advogado, político, professor...) leitores: múltiplos e desconhecidos (conhece-se apenas estatisticamente o perfil de leitor de um determinado jornal) leitores: múltiplos e desconhecidos (conhece-se apenas estatisticamente o perfil de leitor de um determinado jornal) macroestrutura argumentativa macroestrutura argumentativa presença de marcas lingüísticas da enunciação (dêiticos, presente do indicativo como tempo de base, expressões modalizadoras, termos subjetivos) presença de marcas lingüísticas da enunciação (dêiticos, presente do indicativo como tempo de base, expressões modalizadoras, termos subjetivos) combinação de diferentes tipos de seqüências textuais (ADAM, 1992), que podem se interpenetrar num mesmo artigo combinação de diferentes tipos de seqüências textuais (ADAM, 1992), que podem se interpenetrar num mesmo artigo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.