A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo, Subgrupo do Ativo Permanente.

2 Definindo o Imobilizado: De acordo com Marion, “Imobilizado são as aplicações que tenham por objetivo bens destinas à manutenção da atividade operacional da empresa, tais como: imóvel (onde estar sediada a empresa), instalações, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos (no caso de indústria), marcas e patentes, etc.”

3 Classificando o Imobilizado São os bens e direitos, tangíveis e intangíveis, utilizados na consecução das atividades-fim da entidade. Bens Tangíveis (aqueles que tem corpo físico, tais como terrenos, máquinas, veículos, benfeitorias em propriedades arredadas, direitos sobre recursos naturais, entre outros. Bens Intangíveis (aqueles cujo o valor reside não em qualquer propriedade física, mas nos direitos de propriedade legalmente conferidos aos seus possuidores, tais como: patentes, direitos autorais, marcas entre outros. Também são integralizados no Imobilizado, construção em andamento, mesmo que ainda não em operação.

4 Gastos do Período: São os que devem ser agregados às contas de despesas do período, pois beneficiam somente um exercício e são necessários para manter o imobilizado em condições de operar, não aumentando os valores, tais como manutenção de equipamentos. Gastos no Imobilizado Gastos de Capital: São os que irão beneficiar mais de um exercício social e devem ser agregados no Imobilizado, como aquisição de bens.

5 Itens do Ativo Imobilizado Terrenos (Verdadeiramente utilizados pela empresa; Edifícios (idem ao terrenos); Instalações (integradas os Edifícios: hidráulicos, contra- incêndios, elétricas, sanitárias, etc.) Máquinas e Equipamentos (para realizar as atividades da empresa); Móveis e Utensílios (mesas, cadeiras, arquivos, etc.)

6 Itens do Ativo Imobilizado Veículos (utilização para cargas, vendas, administração); Ferramentas (com vida útil superior a um ano); Benfeitorias em Propriedade Arrendadas (construções, instalações em prédios de terceiros); Direito sobre Recursos Naturais (aquisição de direito para exploração); Marcas e Patentes (gastos com registros, nome, gastos de aquisição de direitos e etc.)

7 Definindo Correção Monetária É o reajuste periódico de certos preços na economia pelo valor da inflação passada, com o objetivo de compensar a perda do poder aquisitivo da moeda. Art. 185. Nas demonstrações financeiras deverão ser considerados os efeitos da modificação no poder de compra da moeda nacional sobre o valor dos elementos do patrimônio e os resultados do exercício.

8 Art. 241. Correção Monetária – Sociedades de Economia Mista – Sas. § 1º. Serão corrigidos, com base nos índices de desvalorização da moeda nacional reconhecidos pelas autoridades federais: a) o custo de aquisição dos elementos do ativo permanente, inclusive os recursos aplicados no ativo diferido, os saldos das contas de depreciação, amortização e exaustão, e as provisões para perdas; b) os saldos das contas do patrimônio líquido.

9 Depreciação É um acontecimento contábil que divulga a perda de valores do imobilizado sofrem no tempo, por força de sua ocupação na gestão. Podemos conceituar depreciação como sendo a diminuição do valor dos bens corpóreos que integram no Ativo Permanente, em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência ou perda da utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência.

10 Os encargos de depreciação dos bens do Ativo Imobilizado que tenham ocorrido durante a fase pré-operacional serão escriturados no Ativo Diferido para posterior amortização, no prazo mínimo de de cinco anos e no máximo de dez anos.

11 Itens não Depreciáveis: Terrenos, salvo em relação aos melhoramentos e construções; Prédios e construções não alugados nem utilizados por seu proprietário na produção de seus rendimentos ou imóveis destinados à venda; Bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, como obras de arte ou antiguidades; Bens em relação aos quais seja registrada quota de exaustão

12 Taxa Anual da Depreciação: Para este cálculo é necessário estimar a vida útil do bem, levando em considerações as causas Físicas (desgaste natural) e as Causas Funcionais (substitutos mais aperfeiçoados). A taxa corresponde à divisão de 100% pelo número de anos do prazo de vida útil do bem.

13 Taxa de Depreciação Anual fixada pela Legislação do Imposto de Renda Grupos de Bens do Imobilizado % a.a Bens Móveis em geral10 Edifícios e Construções4 Biblioteca10 Ferramentas20 Máquinas e Inst. Industriais10 Veículos em Geral20 Tratores25

14 Considerações Finais Em tese no conteúdo, nas pesquisas e no aprofundamento deste tema, obtivemos grandes conhecimentos, e a certeza que dificilmente este os bens que compõem o Ativo Imobilizado dificilmente serão vendidos.

15 Agradecemos a atenção de todos!


Carregar ppt "ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google