A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos operacionais e resultados de empresas brasileiras após a certificação ambiental ISO 14001 Gilberto Jesus Avila Ely Laureano Paiva Gestão & Produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos operacionais e resultados de empresas brasileiras após a certificação ambiental ISO 14001 Gilberto Jesus Avila Ely Laureano Paiva Gestão & Produção."— Transcrição da apresentação:

1 Processos operacionais e resultados de empresas brasileiras após a certificação ambiental ISO 14001 Gilberto Jesus Avila Ely Laureano Paiva Gestão & Produção v.13, n.3, p.475-487, set.-dez. 2006 EAD5961 – Gestão de Operações Sustentáveis Lorena Gamboa Abadia

2 Autores Gilberto Jesus Avila Engenharia de produção pela UniSinos (1997) Mestrado em Administração pela UniSinos (2006) Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEEVALE (2014) Desempenho de operações, processo de operações, administração de empresas, estratégia de operações, gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão de manutenção industrial e gestão de saúde e segurança. Ely Laureano Paiva Engenharia Mecânica pela UFRGS (1986) Mestrado em Administração pela UFRGS (1994) Doutorado em Administração pela UFRGS (1999) Estratégia de operações, operações sustentáveis, internacionalização de operações. Ex-editor do Journal of Operations and Supply Chain Management. Atual Professor Adjunto da Fundação Getúlio Vargas – EAESP.

3 Journal Subject Area: Business, Management and Accounting | Engineering 2006-2014 ▫Índice H: 8 ▫Índice H5: 5

4 Artigo Antecedentes ▫37 publicações de referência Descendentes ▫32 citações no Google Scholar ▫4 citações Scielo (desde 2012)

5 Questão Analisar os processos e identificar resultados obtidos por empresas brasileiras após certificação na norma ISO 14001. Identificação dos fatores relacionados aos processos de operação e desempenho das operações e análise dos resultados.

6 Estrutura Conceitos Relacionados à Gestão Ambiental ▫referenciais teóricos e conceitos que direcionaram a pesquisa, relacionando sistemas de gestão ambiental a referenciais teóricos de operações sustentáveis. Método e Procedimentos de Pesquisa ▫análises quantitativa e qualitativa e a integração entre elas. Resultados ▫apresenta as análises quantitativa e qualitativa e a discussão sobre a possível complementaridade entre os resultados. Conclusão ▫considerações finais, limitações e sugestões para trabalhos futuros.

7 Método Quantitativo + Qualitativo Os resultados da etapa quantitativa foram usados com o referencial teórico para elaborar o roteiro de entrevista a ser utilizado na análise qualitativa. A análise qualitativa foi realizada para aprofundar os resultados da quantitativa, tendo como base a complementaridade dos métodos sugerida por Bryman (1988). Amostragem: empresas brasileiras com certificação ISO 14001.

8 Método - Análise quantitativa Banco de dados com resultados de questionário respondido por gerentes ambientais das empresas Questionário do Projeto DEVISO Disponibilizado e respondido através do site ou email, após aceitação por parte da empresa. Amostragem: 100 empresas de um universo de 638 empresas certificadas segundo base de dados do INMETRO (2006) Apresenta graduação de - 2 para a alternativa “discordo totalmente” e graduação de + 2 para a alternativa “concordo totalmente”. Para realização da análise estatística, esta graduação foi transformada para valores de 1 a 5. ?

9 Método - Análise quantitativa Análise fatorial e comparação entre médias. Antes da análise fatorial, foi feita uma verificação para detectar a presença de outliers, e estes foram excluídos da análise (processos de operação=7 e desempenho das operações=5 outliers). Também foi testada a existência de multicolinearidade entre as variáveis pelo fator VIF (Variance Inflation Factor) > nenhuma variável foi excluída. A partir dos construtos da análise fatorial, realizou-se uma determinação da média por componente e da média do construto. Depois, foi realizada uma comparação entre as médias dos construtos, pelo teste t de médias emparelhadas, para verificar qual apresentava maior desempenho.

10 Método - Análise qualitativa 2 empresas participantes da pesquisa quantitativa, setor químico e setor metal mecânico. ▫Setores com maiores percentuais de empresas certificadas; ▫Localização e facilidade de acesso. Entrevistas com questões abertas aos gerentes ambientais. Gravadas e interpretadas pelo método de análise explicativa do conteúdo. Breve questionário com questões fechadas sobre as condições da entrevista e do entrevistador. Texto produzido a partir da entrevista foi disponibilizado aos entrevistados para aprovação.

11 Resultados da análise fatorial dos Processos de Operação ?

12

13 Resultados da análise fatorial do desempenho das operações

14

15 Resultados para Processos de Operação A análise descritiva mostrou uma hierarquia com relação ao desempenho máximo proporcionado pela escala para cada fator. Maior média: fator Gerenciamento Ambiental A principal consequência da certificação ISO 14001 sobre os processos de operações foi um sistema de gerenciamento consolidado.  Resultado verificado em ambas as análises (quali-quanti) O segundo fator foi fornecedores. A preocupação com a cadeia de fornecimento é exigência da norma. Apesar disso, estratégias de suprimento não foram mencionadas pela empresa do setor metal mecânico.

16 Resultados para Processos de Operação Terceiro fator foi reciclagem.  Pequena preocupação com logística reversa e adaptações de processos para desmontagem de produtos ou partes de produtos. Empresa do setor metal mecânico: coleta seletiva dos resíduos de operação. Empresa setor químico apresentou posicionamento técnico e comercial mais alinhado com atividades de logística reversa.  Reciclagem de resíduos é utilizada como fonte para pesquisa e desenvolvimento de outros produtos menos nobres. Menor média: cooperação.  Pouco investimento estrutural

17 Resultados para Desempenho das Operações Fator de maior média: Imagem. Stakeholders - interesse pelas questões ambientais e de responsabilidade social. Clientes – valorização do produto. Aumento do comprometimento interno. Segundo fator: cumprimento de padrões. Facilidade de seguir padrões e regulamentações. Adequação dos processos. Obs.: Empresas ressaltaram que o Sistema de Gestão da Qualidade existente auxiliou na implantação do SGA.

18 Resultados para Desempenho das Operações Terceiro fator: resíduos tóxicos. Eliminação de matérias-primas tóxicas e redução da toxicidade de emissões e resíduos antes que deixem o processo de produção. Quarto fator: uso eficiente. Quanti: pouco investimento em implantação de técnicas direcionadas ao uso eficiente de insumos e matérias- primas. Quali: As duas empresas reportaram melhorias de desempenho a partir do uso eficiente em etapas da cadeia de fornecimento. Obs.: não houve diferenças estatisticamente significantes entre os fatores Resíduos Tóxicos e Uso Eficiente.

19 Conclusões A análise dos processos de operação e do desempenho das operações apresentou resultados estatisticamente confiáveis e apontou para 4 fatores respaldados por significância estatística. A análise dos resultados a partir da cadeia de valor confirma o pressuposto de que a melhoria do desempenho ambiental é consequência das mudanças ocorridas nos processos operacionais.

20 Conclusões O SGA pode ser visto como uma ferramenta para facilitar o equilíbrio de trade-offs entre as necessidades de resultados de produção e as necessidades ambientais. A certificação na ISO 14001 pode ser um mecanismo para estabelecer os métodos de realimentação de todo o sistema para obtenção dos resultados. Obs.:o tamanho das amostras foi considerado como limitado para a generalização.


Carregar ppt "Processos operacionais e resultados de empresas brasileiras após a certificação ambiental ISO 14001 Gilberto Jesus Avila Ely Laureano Paiva Gestão & Produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google