A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13."— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13

2 Canais de Distribuição
Conceito: Uma ou mais empresas ou indivíduos que participam do fluxo de produtos e/ou serviços desde o produtor até o cliente ou usuário final. Intermediários: atacadistas, agentes, empresas transportadoras e proprietários de depósitos.

3 Canais de Distribuição
Cadeia de Suprimentos (sistema de logística) Fornecedor FABRICANTE SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO CLIENTE Forneci- mento Físico Planejamento e Controle da produção Distribuição Física FLUXO DOMINANTE DE PRODUTOS E SERVIÇOS FLUXO DOMINANTE DE DEMANDA E DE PROJETOS E INFORMAÇÕES

4 Cadeia de Suprimentos Canais envolvidos:
Canal de transação: tem como função negociar, vender e contratar; Canal de distribuição: relacionado à transferência ou entrega de produtos ou serviços.

5 Separação dos canais de distribuição e de transação
Consumidor Entrega local Depósito público Depósito regional Depósito da fábrica Varejista Distribuidor Escritório regional de vendas Escritório geral Caminhões da empresa Transportadora comum CANAL DE DISTRIBUIÇÃO CANAL DE TRANSAÇÃO

6 Distribuição física Importância:
Aproveitar o potencial de crescimento e lucro da empresa; Ganhar economias de escala, reduzindo o custo de compra;

7 Distribuição física Fatores condicionantes do modal de transporte:
Os canais de distribuição que a empresa utiliza; Os tipos de mercado atendidos (dispersão geográfica, número de clientes e tamanho dos pedidos); As características dos produtos (peso, densidade, fragilidade); O tipo de transporte disponível para levar o material.

8 Sistema de distribuição física
Objetivo: criar e operar um sistema de distribuição que atinja o nível exigido de atendimento aos clientes, possivelmente, aos menores custos. Conceito de sistema: conjunto de componentes ou atividades que interagem entre si.

9 Sistema de distribuição física
Atividades do sistema de distribuição física: Transporte: envolve vários métodos de movimentar os produtos fora das dependências da firma. Para a maioria das empresas, representa o maior custo de distribuição (30% a 60%). Adiciona valor de lugar ao produto.

10 Sistema de distribuição física
Estoque de distribuição: inclui todo o estoque de produtos acabados que estão em qualquer ponto do sistema de distribuição. Segundo item mais importante do sistema, correspondendo a cerca de 25% a 30% dos custos. Criam valor de tempo, por colocar o produto perto dos clientes.

11 Sistema de distribuição física
Depósitos: usados para armazenar o estoque, sua administração envolve decisões sobre a seleção de um local, sobre o número de centros de distribuição do sistema, sobre a disposição dos itens e sobre os métodos de recebimento, armazenagem e retirada dos produtos.

12 Sistema de distribuição física
Manuseio de materiais: corresponde ao transporte e ao armazenamento das mercadorias dentro do centro de distribuição. O tipo de equipamento de manuseio afeta a eficiência e os custos operacionais do centro de distribuição. Representa um custo de capital, existindo uma compensação entre esse custo de capital e os custos operacionais do centro de distribuição.

13 Sistema de distribuição física
Embalagem de proteção: as mercadorias precisam ser embaladas, protegidas e identificadas. É importante que os produtos embalados possuam dimensões adequadas aos espaços de armazenagem e dos veículos de transporte.

14 Sistema de distribuição física
Processamento de pedidos e comunicação: inclui todas as atividades necessárias para atender os pedidos dos clientes. Representa um elemento temporal da entrega, merecendo um cuidado especial por envolver muitos intermediários no transporte do material.

15 Sistema de distribuição física
Obs: levar em consideração os conceitos de compensação de custo e do custo total para a escolha dos componentes do sistema de distribuição a ser utilizado pela empresa.

16 Interfaces Distribuição Física e Marketing
Marketing: produto, promoção, preço e praça; Distribuição física e criação da demanda: entrega pontual, disponibilidade e preenchimento correto do pedido são importantes ferramentas na promoção do produto.

17 Interfaces Distribuição Física e Produção
Sistema de distribuição: cliente da fábrica; Centros de distribuição: definem a produção (as fábricas reagem à sua demanda); Localização de uma fábrica: depende do valor e característica da matéria -prima (quanto mais barata e volumosa, menor a distância da fábrica das fontes de matéria-prima.

18 Transporte Custos de transporte
Vias: caminhos nos quais a transportadora opera. Seu custeio varia segundo o meio de transporte. Podem ser de propriedade do governo ou privadas. Terminais: lugares onde as transportadoras carregam e descarregam os produtos. Outras funções desempenhadas nos terminais são pesagem, conexões com outras rotas e transportadoras, despachos e manutenção, além da administração e serviços burocráticos.

19 Transporte Tipos (modais): Ferroviário; Rodoviário; Aéreo;
Hidroviário; Tubulação.

20 Elementos do custo de transporte
Quatro custos básicos: Linha de transporte; Retirada e entrega; Manuseio nos terminais; Listagem e coleta.

21 Elementos do custo de transporte Padrões de Embarque
EXPEDID0R TERMINAL CONSUMIDOR Local Carga completa Longa distância CARREGAMENTO COMPLETO DE CARGA

22 Elementos do custo de transporte
Custos da Linha de Transporte (CLT) Devido a determinados custos existirem independentes da quantidade de carga é que os custos totais da linha de transporte variam diretamente com a distância e não com o peso da carga. Entretanto, o conceito de custo de linha de transporte por centena de peso (cp) indica a necessidade de aumentar a densidade de certos produtos.

23 Elementos do custo de transporte
Exemplo 1 Para determinada mercadoria, o CLT é de $ 1,55 por Km. Para uma viagem de 804,5 Km e uma carga de 272,4 cp, qual é o custo de transporte por cp? Se a carga aumentar para 454 cp, qual é a economia de custo por cp?

24 Elementos do custo de transporte
Resposta: CLT total = $ 1,55 x 804,5 = $ 1.250 Custo por cp = $1.250 / 272,4 = $ 4,59 Se a carga aumentar para 454 cp: Custo por cp = $1.250 / 454 = $ 2,75 Economia por cp = $ 4,59 - $ 2,75 = $ 1,84

25 Elementos do custo de transporte
Limitações de capacidade: Peso; Volume. A partir das limitações, busca-se aumentar a densidade de certos produtos (desmontando, por exemplo).

26 Elementos do custo de transporte
Exemplo 2 Uma empresa despacha churrasqueiras inteiramente montadas. O CLT médio por embarque é de $ 12,50 por km, e o caminhão transporta 100 churrasqueiras montadas. A empresa decide despachar as churrasqueiras desmontadas e descobre que 500 churrasqueiras podem ser colocadas em um caminhão. Calcule o CLT por churrasqueira montada e desmontada. Se a viagem média é de 300 km, calcule a economia por churrasqueira.

27 Elementos do custo de transporte
Resposta CLT do item montado = $ 12,50 / 100 = $ 0,125 por churrasqueira por km. CLT do item desmontado = $ 12,50 / 500 = $ 0,025 por churrasqueira por km. Economia por km = $ 0,125 - $ 0,025 = $ 0,10. Economia por viagem = 300 x $ 0,10 = $ 30 por churrasqueira.

28 Elementos do custo de transporte
Custos de retirada e entrega: semelhantes aos CLT’s, a não ser pelo fato do custo depender mais do tempo gasto do que da distância viajada (cobrança por retirada e por peso retirado). Manuseio nos terminais: o custo depende do número de vezes que uma remessa deve ser carregada, manuseada e descarregada. Listagem e coleta: serviços burocráticos (quanto maior a fragmentação do carregamento, maior a necessidade de controle).

29 Elementos do custo de transporte Custos Totais de Transporte
Composição: CLT; Custos de retirada e entrega; Manuseio nos terminais; Listagem e coleta. Para reduzir os custos de transporte, deve-se diminuir o custo de cada um dos itens acima.

30 Elementos do custo de transporte Custos Totais de Transporte
Outros elementos responsáveis pelo custo de transporte: Valor: quanto maior o valor, maior a responsabilidade por danos; Densidade: quanto mais denso o item, maior o peso que pode ser transportado em um veículo; Nível de deterioração: produtos perecíveis exigem equipamentos e métodos de manuseios especiais; Embalagem: o método de embalagem influencia o risco de danos ou quebras.

31 Elementos do custo de transporte Custos Totais de Transporte
DISTÂNCIA Custo fixo Custo total DISTÂNCIA versus CUSTO DE TRANSPORTE


Carregar ppt "Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google