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Prof.: Jean Carlo Mendes jean.mendes@gmail.com poo2@codifique.net http://www.codifique.net
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Quando o usuário realiza uma ação qualquer em uma GUI um evento é disparado pelo componente com o qual o usuário interagiu. Eventos são objetos que descrevem o que aconteceu na interação (usuário x componente) Os tipos de eventos estão definidos nos pacotes: java.awt.events e java.swing.event 2
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listener Cada componente que origina um evento deve disparar o evento para um ou mais listener Os listener contem os tratadores de eventos que recebem a requisição as processa Os tratadores de eventos devem ser registrados nos componentes da GUI que desejam “ouvir” e tratar Quando ocorre um evento, o componente da GUI que teve a interação com o usuário notifica todos os ‘ouvintes’ registrados, chamando assim o método de tratamento adequado de cada ‘ouvidor’ 3
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O componentes da GUI podem disparar mais de um tipo de evento As classes “ouvidoras” podem distribuir o processamento permitindo que se possa existir diversas classes para processar os eventos 4
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Passos para processar um evento Registrar um ouvidor (listener) de evento. Os listeners devem implementar a interface EventListener (ou uma de suas subclasses) Implementar um tratador (handler) de evento Associado a cada evento existe uma interface ouvidora apropriada Esta interface estabelece quais métodos devem ser definidos na classe tratadora do evento ( Exemplo: Classes que implementam a interface ActionListener devem implementar o método actionPerformed(ActionEvent) e podem ser registradas para tratar ações como o clique de um botão, por exemplo. 5
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Cada categoria de evento exige uma interface apropriada que deve ser implementada pela classe tratadora. 6 A implementação destas interfaces obriga a implementação dos seus métodos abstratos. Todos os métodos tem como parâmetro um objeto da subclasse java.awt.event Exemplo: o método actionPerformed da interface ActionListener recebe um objeto da classe ActionEvent
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Hierarquia de eventos 7
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Alguns tratadores 8
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A classe TrataMeusEventos implementa a interface ActionListener Ela deve então, obrigatoriamente implementar o método actionPerformed (ActionEvent e) O objeto “e” do paramêtro é da classe ActionEvent e possuí vários métodos que ajudam a identificar qual foi o objeto que gerou o evento O método getActionCommand() para um botão retorna a legenda (caption) associada a ele 11
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A classe que constrói a interface pode ser responsável por tratar o evento. Basta que ela implemente a interface ActionListener e o método ActionPerformed 12
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O que fazer se tivermos mais de um botão? E se estes botões tiverem o mesmo “label” ? Como saber qual botão foi clicado? Nestes casos podemos usar os métodos setName ou setActionCommand presentes nos JButtons 15
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Percebam que registramos o objetos da mesma classe tratadora de eventos para os dois botões 17
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Podemos ter mais de um tratador de eventos para o mesmo componente Basta termos as interfaces adequadas implementadas Vejamos um exemplo... 19
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Podemos ter mais de um tratador de eventos para o mesmo componente Basta termos as interfaces adequadas implementadas Vejamos um exemplo... 20
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