A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.: Jean Carlo Mendes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.: Jean Carlo Mendes"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Jean Carlo Mendes jean.mendes@gmail.com poo2@codifique.net http://www.codifique.net

2  Quando o usuário realiza uma ação qualquer em uma GUI um evento é disparado pelo componente com o qual o usuário interagiu.  Eventos são objetos que descrevem o que aconteceu na interação (usuário x componente)  Os tipos de eventos estão definidos nos pacotes:  java.awt.events e java.swing.event 2

3 listener  Cada componente que origina um evento deve disparar o evento para um ou mais listener  Os listener contem os tratadores de eventos que recebem a requisição as processa  Os tratadores de eventos devem ser registrados nos componentes da GUI que desejam “ouvir” e tratar  Quando ocorre um evento, o componente da GUI que teve a interação com o usuário notifica todos os ‘ouvintes’ registrados, chamando assim o método de tratamento adequado de cada ‘ouvidor’ 3

4  O componentes da GUI podem disparar mais de um tipo de evento  As classes “ouvidoras” podem distribuir o processamento permitindo que se possa existir diversas classes para processar os eventos 4

5  Passos para processar um evento  Registrar um ouvidor (listener) de evento. Os listeners devem implementar a interface EventListener (ou uma de suas subclasses)  Implementar um tratador (handler) de evento  Associado a cada evento existe uma interface ouvidora apropriada  Esta interface estabelece quais métodos devem ser definidos na classe tratadora do evento (  Exemplo: Classes que implementam a interface ActionListener devem implementar o método actionPerformed(ActionEvent) e podem ser registradas para tratar ações como o clique de um botão, por exemplo. 5

6  Cada categoria de evento exige uma interface apropriada que deve ser implementada pela classe tratadora. 6  A implementação destas interfaces obriga a implementação dos seus métodos abstratos. Todos os métodos tem como parâmetro um objeto da subclasse java.awt.event  Exemplo: o método actionPerformed da interface ActionListener recebe um objeto da classe ActionEvent

7  Hierarquia de eventos 7

8  Alguns tratadores 8

9 9

10 10

11  A classe TrataMeusEventos implementa a interface ActionListener  Ela deve então, obrigatoriamente implementar o método actionPerformed (ActionEvent e)  O objeto “e” do paramêtro é da classe ActionEvent e possuí vários métodos que ajudam a identificar qual foi o objeto que gerou o evento  O método getActionCommand() para um botão retorna a legenda (caption) associada a ele 11

12  A classe que constrói a interface pode ser responsável por tratar o evento.  Basta que ela implemente a interface ActionListener e o método ActionPerformed 12

13 13

14 14

15  O que fazer se tivermos mais de um botão?  E se estes botões tiverem o mesmo “label” ?  Como saber qual botão foi clicado?  Nestes casos podemos usar os métodos setName ou setActionCommand presentes nos JButtons 15

16 16

17  Percebam que registramos o objetos da mesma classe tratadora de eventos para os dois botões 17

18 18

19  Podemos ter mais de um tratador de eventos para o mesmo componente  Basta termos as interfaces adequadas implementadas  Vejamos um exemplo... 19

20  Podemos ter mais de um tratador de eventos para o mesmo componente  Basta termos as interfaces adequadas implementadas  Vejamos um exemplo... 20

21 21

22 22

23 23

24 24


Carregar ppt "Prof.: Jean Carlo Mendes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google