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Mercado Brasileiro “ Nova Fotografia do Setor de Flores e Pl. Ornamentais e seus principais gargalos Holambra/SP - 27/11/2013.

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1 Mercado Brasileiro “ Nova Fotografia do Setor de Flores e Pl. Ornamentais e seus principais gargalos Holambra/SP - 27/11/2013

2 Objetivo do trabalho Unificar e atualizar os principais números do setor, harmonizando os dados e estatísticas e demais informações a serem disponibilizadas via sites, publicações, palestras, etc.

3 Principais Interessados Integrantes da cadeia Poder público Imprensa Área de ensino

4 Produção inclui dados de Flores de corte Flores em vaso Plantas Verdes Forrações Paisagismo (parcial) Gramas (parcial). Não inclui áreas de produção (evitar distorções)

5 Pontos /vias de venda inclui Floriculturas / internet Supermercados Garden centers Quiosques Decoradores

6 Premissas básicas utilizadas Levantamentos históricos Atualizações Cruzamento de dados Índices comparativos

7 Índices utilizados 2012 para 2013 Cresc/o do faturamento do mercado: 12% Cresc/o de área: 2% Cresc/o de volumes: 4% Cresc/o de nr de produtores: 1% Cresc/o do nr de pontos de venda: 0% Cresc/o do nr de empregos: 1% Cresc/o da população brasileira: 0,81%

8 Fontes de informações Mercados (cooperativas / Ceasas); Relatórios Sebrae; Contatos diversos estaduais; Monografias diversas; Artigos publicados na imprensa; IBGE.

9 Apresentação da planilha

10 Principais Indicadores Dados 2012 Dados 2013 No. de produtores: 7.600 / 8.000 produtores Área de produção: 11.800 / 13.800 ha Funcionários / ha : média de 8 / 8 ha No. de espécies produzidas: + de 350 / + de 350 No. de variedades: + de 2.500 / + de 3.000 No. de centrais de atacado: + de 60 / + de 60 No. de empresas atacadistas: 600 / 650 Pontos de venda no varejo: 22.000 / 22.000 No. de feiras e exposições: + de 30 / + de 30 Consumo per / capta: R$ 23,00 / 26,00 por hab

11 Principais avanços do Setor na última década Crescimento de 10 a 15%aa nos últimos 10 anos, contra um aumento de PIB de 2 a 5 %aa; Aumento considerável da qualidade e diversidade dos produtos ofertados ao consumidor; Aumento da eficiência da cadeia: menor perda (cadeia do frio), maior agilidade (logística), mais informação (ex:embalagens) e menor diferença de preço produtor/consumidor (ex:supermercados);

12 Principais avanços do setor na última década Elaboração de uma Agenda estratégica até 2015; Alinhamento das ações entre Câmara Setorial Federal e Ibraflor; Representatividade junto ao governo, através das Câmaras Setoriais; Maior acesso às linhas de crédito para custeio e investimento, com menor custo e maior prazo; Maior intercâmbio com exterior ( viagens /

13 Principais Gargalos do Setor Acesso do consumidor aos produtos; Acesso oficial do produtor às novas espécies; Legislação (fitossanitária / comercial / tributária / produtiva) ultrapassada, ineficiente e onerosa de interpretação dúbia e com alto grau de risco; Poucas ações de marketing com continuidade; Falta de mão de obra especializada; Alto índice de informalidade; Ausência de informações do setor;

14 Principais Gargalos do Setor Falta de padronização para alguns produtos, principalmente na área de paisagismo; Baixo uso de técnicas de pós colheita; Falta de capacitação técnica / administrativa / informática dos integrantes da cadeia; Transporte e acondicionamento ainda deficitários;

15 Renato Opitz fone: 019 3802-2324 renatoopitz@uol.com.br


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