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PublicouRita Santarém Viveiros Alterado mais de 8 anos atrás
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A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
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Artigo de Wederson Honorato Inácio Pedagogo graduado pela Universidade Federal de Uberlândia Pós-graduando em Educação Especial Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação / Instituto de Psicologia E-mail: wedderson@gmail.comwedderson@gmail.com Fonte: www.artigocientifico.com.br
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O conceito de Surdez Conceituar surdez, num contexto histórico, requer conhecimentos de: * Diferentes graus de perdas auditivas. * Relacionamentos com os pares. * A forma como eles vêem e “ouvem” o mundo.
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Todo individuo tem a capacidade de se apropriar, aprender e interagir frente ao meio social do qual faz parte. Mas até que ponto essa forma de interação passa a fazer parte de um contexto social?
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Grupos socialmente formados, quando capazes de expressar seus anseios e seus desejos em todos os sentidos da liberdade de expressão, passam a fazer parte do jogo social, criando suas próprias regras para a escrita e a fala. Já a surdez tem mais um caráter de “déficit de comunicação” por falta de instrumentos capazes de suprí-la do que uma deficiência propriamente dita.
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Formação do sujeito * Caráter psicológico * Fator Social e Educacional * Surdez no cotidiano - Perda da capacidade de ouvir - Perda do som - Incapacidade de compreender a fala - Doença x Tratamento
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Infância * Importância da linguagem * Papel dos pais * Papel da escola * Dificuldade de interação e troca de informações
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* Linguagem Gestual (LIBRAS) * Oralismo * Bilingüismo * Comunicação total
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Somente quando a sociedade enxergar a surdez como uma dificuldade e não como um problema a ser corrigido, é que o deficiente auditivo vai se sentir verdadeiramente incluído
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Eduardo Erik M. Santana Ed. Física UNIP 2007
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