A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Capitulo 1

2 Comportamento Organizacional: Uma visão geral do caminho a ser trilhado

3 A EDUCAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Todas as disciplinas que vemos em um currículo universitário – só tem uma finalidade: contribuir para que, pelos novos conhecimentos, possamos ter uma vida crescentemente melhor. Todo conteúdo abordado tem que ser útil, e contribuir para que o aluno seja capaz de ingressar no mercado de trabalho.

4 As idéias teóricas apresentadas deverão ser capazes de auxiliar os alunos a ter um melhor desempenho em suas atividades, pois estarão melhores estruturados intelectualmente. O princípio da dúvida sistemática é fundamental ao desenvolvimento da ciência e do conhecimento.

5 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (Gardner) Conceito de inteligência: A habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais. As pessoas não são iguais. Um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não simplesmente ignoradas. Não é possível tratar todas as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência.

6 Após décadas de estudos, Gardner vê a inteligência como um potencial biopsicológico de processar informações que podem ser ativadas para resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada cultura.

7 PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA
O conceito de aprendizagem de Freire é o da conscientização ou consciência crítica, onde toda atividade educacional deve ser baseada na reflexão critica do homem e na análise de suas condições culturais. Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil, porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.

8 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Daniel Goleman
O tipo de inteligência medido pelo QI é algo muito estreito e pobre, pois é considerado um “dado” genético que não pode ser alterado pela experiência de vida. Seu modelo do que significa ser inteligente coloca a emoção no centro das atitudes necessárias para a aprendizagem do bem-viver. Emoções fora de controle impedem o bom funcionamento do intelecto. Nossas emoções podem ser administradas.

9 MAIÊUTICA A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do ser humano. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Ao refletirmos sobre este pensamento, podemos perceber a importância do papel do mestre; não meramente um fornecedor de informações, mas de alguém que contribui para que seus discípulos sejam capazes, por si mesmos, de gerar e construir seu próprio conhecimento.

10 Exercício De acordo com o conteúdo abordado elabore duas questões e suas respostas. Estas questões poderão ser utilizadas na avaliação da sala. Assim sendo, para que se elabore a pergunta é necessário que se entenda a resposta.


Carregar ppt "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google