Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria do Loreto Madeira Barreiro Alterado mais de 8 anos atrás
1
1 Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: ( EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA, M. O.de. Saberes pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática.In: SILVA, A.M.M.(org). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva de inclusão social.Recife: ENDIPE,2006 EDM 615 – Educação Matemática
2
2 Situações (1) Equipamento corpóreo Equipamento extra-corpóreo Necessidade da mediação instintos
3
3 NECESSIDADES HUMANAS metabolismo Reprodução Confortos corporais segurança movimento Crescimento cultural saúde RESPOSTAS HUMANAS aprovisionamento parentesco abrigo proteção Atividades corporais Treinamento/educação /socialização higiene
4
4 NECESSIDADES CULTURA BÁSICAS INSTRUMENTAIS INTEGRATIVAS
5
5 Indivíduo Conhecimento Necessidades Criatividade
6
6 Necessidades Sobrevivência: (básicas) Criadas: (artificialmente) Alimento Abrigo Proteção Saúde Integrativas Movimento Reprodução Alimento quente Conforto Mover-se com velocidade
7
7 Problema Solução Individual Desenvolvimento Cultural HistóricoSocial É preciso seguir o movimento da criação humana para que se perceba como o homem indivíduo e homem genérico se constituem no movimento de superação de necessidades que desencadeiam ações de produção de instrumentos ( p.492)
8
8 Matemática “ …. Sintetiza as soluções de homens comuns no seu processo de dar solução às suas necessidades imediatas ” ( p.494) Conteúdo Matemático Símbolos, regras, conceitos, instrumentos etc Necessidades Do convívio Necessidades Da própria Ciência
9
9 EDUCAÇÃOINTENCIONALIDADE SIGNOS/LINGUAGEM TROCA DE SIGNIFICADOS CAPACIDADE HUMANA PARA INTERNALIZAR E USAR SEU SISTEMA DE SIGNOS INTERAÇÃO: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELO USO COMPARTILHAR SIGNIFICADOS NECESSIDADE DO CONTEXTO CAPTAÇÃO DO CONTEXTO (Ação, instrumentos, modos de ação)
10
10 Conhecimentos Matemáticos: Saberes específicos Medir Contar Calcular Jogar Localizar Explicar CULTURA Compartilhar Significados Signos
11
11 Desenvolvimento das idéias matemáticas Contar - medir - desenhar - jogar - localizar - explicar Necessidade integrativa Produção e distribuição de bens Desenvolvimento das representações Tecnologia simbólica (matemática)
12
12 Conhecimento Matemático Necessidade do Sujeito Desenvolvimento Social ESCOLA “ Matemática Escolar ”
13
13 Conteúdo Matemático Objeto de Conhecimento Instrumento de Intervenção no mundo Educador Matemático Ensina “ Modo de Aprender ” Conteúdos Modo de interagir no mundo Ensina conteúdo
14
14 Na Escola: Dinâmica da Produção Histórica do Conhecimento Possibilita ProdutoresConsumidores De conhecimento Referência: História da Matemática Histórico Lógico Situações-Problema
15
15 Atividade de Ensino objeto modo de fazer Conteúdo Forma Saber Específico Saber Pedagógico Produto social Relevante Objetivo Social Conteúdo Escolar Apropriação de Ferramentas Simbólicas Solução Coletiva de Problemas campo do
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.