Carregar apresentação
PublicouLúcia Teixeira Canela Alterado mais de 8 anos atrás
1
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Três Temas básicos: I – Filosofia da História II – Classificação da Ciências III – Sociologia (acrescida da religião)
2
Pensamento Filosófico
A verdadeira filosofia deve sistematizar toda a existência humana baseando-se em três fenômenos - o pensamento, o sentimento e os atos; dentro dos respectivos domínios (especulativo, afetivo, ativo). (A filosofia é reduzida à metodologia que, por sua vez, se refere os processos de sistematização das ciências) Todo saber do mundo físico advem de fenômenos positivos (reais) da experiência, portanto únicos focos observáveis do conhecimento humano (A sociedade pode ser melhorada desde que reorganizada segundo as leis da ciência moderna)
3
A Lei dos Três Estados a) O estado teológico ou "fictício" explica os fatos por meio de vontades análogas às nossas, evoluindo do fetichismo ao politeísmo e ao monoteísmo.(surge espontaneamente da vida afetiva) b) O estado metafísico- neste estágio o homem projeta espontaneamente sua própria visão psicológica sobre a natureza. A explicação dita teológica ou metafísica é uma explicação ingenuamente psicológica. c) O estado positivo é aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e a responder aos últimos "por quês". A noção de causa é substituída pela noção de lei. A ciência deve se contentar em descobrir as leis (exprimíveis em linguagem matemática) segundo as quais os fenômenos se encadeiam uns nos outros. Em tal concepção o saber desemboca diretamente na técnica: o conhecimento das leis positivas da natureza nos permite, com efeito, quando um fenômeno é dado, prever o fenômeno que se seguirá e, eventualmente agindo sobre o primeiro, transformar o segundo. ("Ciência donde previsão, previsão donde ação").
4
Classificação da Ciências
Do simples ao complexo: da matemática à sociologia - fim último do conhecimento humano. Sociologia comteana se desenvolve sob dois fundamentos: A) Estática social – condições constantes da sociedade, a ordem. B) Dinâmica social – as leis de seu progressivo desenvolvimento, o progresso
5
CARACTERÍSTICA BÁSICAS DO POSITIVISMO
Método Objetivo– certeza rigorosa dos fatos da experiência como fundamento do teoria (tudo é relativo no mundo) Doutrina – a própria ciência entendida como conteúdo geral da ordem (leis) natural referentes aos fatos particulares e universalidade da realidade. O importante é compreender o mecanismo do mundo (suas leis) Ciência empírico-racionalista – observação e experimentação confere a base dos fundamentos acerca da verdade de um fenômeno.
6
AXIOMAS BÁSICOS DO PENSAMENTO SOCIAL:
1. A sociedade é regida por leis naturais, isto é, leis invariáveis, independentes da vontade e ação humanas; na vida social, reina uma harmonia natural. 2. A sociedade pode ser epistemologicamente assimilada à natureza (“naturalismo positivista”) e ser estudada pelos mesmos métodos, démarches e processos empregado pelas ciências da natureza. 3. As ciências da sociedade, assim como as da natureza, devem limitar-se à observação e à explicação causal dos fenômenos, de forma objetiva, neutra, livre de julgamentos de valor ou ideologias, descartando previamente todas as prenoções e preconceitos.
7
Pensamento positivista
O PESQUISADOR é um simples sujeito observador dos fenômenos exteriores A EXPLICAÇÃO DA REALIDADE está na descoberta das leis naturais que regem o fenômeno OBJETIVO Filosófico/social: Fundar uma física social (sociologia) que reformulasse o quadro social instável. CÂNONES do POSITIVISMO LÓGICO: a análise da linguagem pode resolver sozinha os problemas filosóficos; só as proposições experimentais, factuais ou científicas possuem sentido; as proposições metafísicas, como também as da estética, da religião, da moral e etc., não têm conteúdo, uma vez que todo conteúdo provém da experiência, e são por isso destituídas de sentido.
8
Doutrina positivista no Brasil
Forja as divisas "Ordem e Progresso", "Viver para o próximo"; "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", O progresso é caracterizado pela incessante especialização das funções e evolução dos órgãos particulares do organismo social Religião Positivista (dogma científico) No positivismo o pensamento social sofre influência marcante da biologia e a sociedade é encarada como organismo vivo
9
As Regras do Método Sociológico Emile Durkheim
O que é Fato Social? “Fato social é toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior; ou então ainda, que é extensão numa sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que posa ter”. (1982, p.11)
10
Regras relativas à Observação dos fatos sociais
A primeira regra e a mais fundamental consiste em considerar os fatos sociais como coisas. (coisas externas, distantes do individuo, se determina a partir do exterior)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.