A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma."— Transcrição da apresentação:

1 SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma para Aprofundar a Política de Cotas para Expansão da Universidade Brasileira e a Produção de Conhecimento pelos Sujeitos Populares Profa. Dra. Rosineide Magalhães de Sousa (rosimaga@uol.com.br)

2 SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A Educação do Campo “Fenômeno da realidade brasileira atual, protagonizado pelos/as trabalhadores/as do campo e suas organizações, que visa incidir sobre a política pública de educação desde os interesses sociais das comunidades camponesas ”.

3 SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE  O grande debate sobre a Educação do Campo  tem início na década de 90, do século 20, defendendo a “educação como um direito de todos ao acesso e à permanência na escola”.  Movimento para consolidação pela educação básica do campo, educação de jovens e adultos, formação de professores: educação universal.  Legitimação governamental: Decreto presidencial n. 7.326/2010, que institucionalizou o Pronera como contexto implantação de política de educação do campo.

4 SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE Ao Entendimento sobre Educação do Campo  De luta contra-hegemônica.  Reafirma e revigora uma concepção de educação de perspectiva emancipatória, vinculada a um projeto histórico, às lutas e à construção social e humana de longo prazo.  A escola tem sido objeto central das lutas e reflexão pedagógicas da Educação do Campo.  Busca conjugar a luta pelo acesso à educação pública com luta contra a tutela política e pedagógica do Estado.

5 SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE  Licenciatura em Educação do Campo – LEdoC Curso de graduação que tem como objetivo formar educadores para atuarem com as populações que vivem e trabalham no campo. Desenvolver estratégias de formação à docência multidisciplinar em uma organização curricular por área do conhecimento nas escolas do campo.

6 SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE  Formar e habilitar profissionais em exercício na educação fundamental e média que ainda não possuam a titulação mínima exigida pela legislação educacional.  Formar educadores para Educação Básica em escolas do campo aptos a fazer a gestão de processos educativos e a desenvolver estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos humanos e autônomos e criativos.  Habilitar professores para a docência multidisciplinar em escolas campo nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Sociais.

7 SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE  Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina  Curso de 4 anos: 8 etapas em regime de alternância.  Forma gestores e habilitados em CIEMA E LINGUAGENS para atuarem nas escolas do campo.

8 SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE  Sujeitos da LEdoC: homens e mulheres, entre 18 e 54 anos, camponeses/as das regiões de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, que são assentados/as, agricultores/as familiares, ribeirinhos/as, quilombolas, pessoas de movimentos sociais entre outros.

9 SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE. Narrativas de sujeitos do campo: -Ana Cristina Araújo -Rosileide Rocha - Wátila


Carregar ppt "SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google